Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40555
Tipo: Dissertação
Título: Síndrome de burnout em estudantes de medicina: a dança como possibilidade de regulação emocional
Título(s) alternativo(s): Burnout syndrome in medical students: Dance as a possibility for emotional regulation
Autor(es): Chagas, Lisandra Maria Fontes Pereira
Primeiro Orientador: Barros, Monalisa Nascimento dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Monalisa Nascimento dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Carmem Virginia Moraes da
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Ana Telma Fernandes
Resumo: A Síndrome de Burnout é conhecida como fenômeno da era moderna, resultante da interação do estresse crônico no ambiente de trabalho e características pessoais. Reconhecida em diversas profissões, torna-se bastante frequente em profissionais e em estudantes da área da saúde. Exaustão global, despersonalização e declínio na satisfação profissional marcam a tríade sintomatológica da Síndrome. O objetivo geral desta pesquisa é analisar um programa de regulação emocional para estudantes de graduação do curso de Medicina, utilizando a dança como recurso terapêutico, com o foco na prevenção e enfrentamento da Síndrome de Burnout. Sob metodologia de natureza quasi-experimental, o estudo foi realizado com uma amostra de 176 alunos dos cursos de Medicina da região Sudoeste, convidados a responder questionário online composto por escalas das dimensões de burnout e regulação emocional, em um pré-teste. Os participantes com maiores escores nas escalas de burnout e menores escores na de regulação emocional foram convidados a participar da intervenção, baseada em técnicas de dança; posteriormente, responderam a um pós-teste, composto pelas escalas de burnout e regulação emocional e questões subjetivas sobre a intervenção. Os resultados indicam uma taxa de 10,8% de burnout entre estudantes e uma relação positiva entre o uso de estratégias desadaptativas e a síndrome de burnout. O processo de intervenção ocorreu com um grupo pequeno de alunos que avaliaram o processo como significativamente positivo, considerando a importância de implementação de medidas de suporte e cuidado para enfrentamento do estresse acadêmico. Dessa forma, com o pressuposto de contribuir com a regulação emocional dos discentes do curso de medicina e assim promover uma formação de profissionais mais seguros, embasado na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde” do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (UFBA - IMS/CAT), que tem como foco estudos voltados para o desenvolvimento humano e suas relações com a saúde nas diferentes fases da vida, este estudo propõe, como produto final, a criação de um relatório para as universidades participantes, em formato de um produto técnico tecnológico, criou-se um caderno com o passo a passo dos encontros que compuseram a intervenção aqui realizada, como sugestão para criação de um conjunto de ações de cuidado em saúde mental em cursos de Medicina.
Abstract: Burnout Syndrome is known as a phenomenon of the modern times, resulting from the interaction of chronic stress in the work environment and personal characteristics. Recognized in several professions, it becomes quite common among professionals and students in the health field. Global exhaustion, depersonalization and decline in professional satisfaction mark the symptomatological triad of the Syndrome. The general intention of this research is to analyze an emotional regulation program for undergraduate Medicine students, using dance as a therapeutic resource, with a focus on preventing and coping with Burnout Syndrome. Using a quasi-experimental methodology, the study was carried out with a sample of 176 students from Medicine courses in the Southwest region, invited to answer an online questionnaire composed of scales for the dimensions of burnout and emotional regulation, in a pre-test. Participants with higher scores on the burnout scales and lower scores on emotional regulation were invited to participate in the intervention, based on dance techniques; subsequently, they responded to a post-test, consisting of the burnout and emotional regulation scales and subjective questions about the intervention. The results indicate a 10.8% burnout rate among students and a positive relationship between the use of maladaptive strategies and burnout syndrome. The intervention process took place with a small group of students, who evaluated the process as significantly positive, considering the importance of implementing support and care measures to cope with academic stress. Thus, with the idea of contributing to the emotional regulation of medical students and thus promoting the training of safer professionals, based on the Research Line "Human Development and Educational Practices in Health" of the Professional Master's Degree in Health Psychology (UFBA - IMS/CAT), which focuses on studies aimed at human development and its relationship with health at different stages of life, This study proposes, as a final product, the creation of a report for the participating universities, in the format of a technical technological product, a notebook was created with the step-by-step meetings that made up the intervention carried out here, as a suggestion for creating a set of mental health care actions in medical courses.
Palavras-chave: Esgotamento psicológico
Terapia através da dança.
Estudantes de medicina
Dança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40555
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (PPGPS - IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sindrome de burnout em estudantes de medicina, A dança como possibilidade de regulação emocional.pdf6,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.