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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40560
Tipo: Dissertação
Título: Concepção e estrutura representacional sobre pessoas com deficiência em estudantes de psicologia
Título(s) alternativo(s): Conception and Representational Structure of People with Disabilities Among Psychology Students
Autor(es): Barreto, Carolina Victória Caetano Pinheiro Ferreira
Primeiro Orientador: Techio, Elza Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Yuri Sá Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Naiff, Luciene Alves Miguez
metadata.dc.contributor.referee3: Techio, Elza Maria
Resumo: Esta dissertação investiga as concepções de deficiência e as estruturas das Representações Sociais de Pessoas com Deficiência (PcD) entre graduandos de psicologia, considerando diferentes contextos normativos e formativos. Este estudo busca compreender como esses futuros profissionais concebem a deficiência e como suas perspectivas se traduzem em representações sociais. O estudo parte do pressuposto de que a graduação universitária é um momento propício para a formação do pensamento social crítico e de profissionais habilitados para a argumentação, problematização e resolução de problemas, profissionais conscientes e transformadores da realidade, promovendo a empatia, o respeito à alteridade e ao senso de responsabilidade social. A dissertação foi dividida em dois estudos, cuja coleta de dados aconteceu a partir de um instrumento online. O estudo I, de natureza descritiva e comparativa, analisa as concepções de deficiência entre os graduandos de psicologia utilizando a Escala Intercultural de Concepções de Deficiência (EICD). As variáveis de interesse incluem idade, semestre e tipo de instituição (pública ou privada). O estudo II, de natureza qualitativa, busca compreender a estrutura e o conteúdo das Representações Sociais dos estudantes de psicologia sobre a deficiência, mediante a evocação de palavras e análise de uma questão aberta “Na sua opinião, quando podemos considerar que o indivíduo é uma Pessoa com Deficiência”. Os resultados do primeiro estudo indicam que as concepções de deficiência estão relacionadas a uma visão de mundo individual e ao perfil das instituições mais do que ao período de formação. A concepção social da deficiência foi prevalente, embora a concepção biológica e a metafísicas ainda persistem, especialmente em IES privadas. Os resultados do segundo estudo demonstram que no contexto pessoal (normativos), os estudantes demonstrem alinhamento com os princípios de inclusão e acessibilidade, porém, no contexto de substituição (contranormativos) surgem representações estereotipadas e preconceituosas. A predominância de discursos biomédicos e normativos indica uma discrepância entre o conhecimento reificado e a internalização prática dessas ideias. A análise sugere a existência de uma "zona muda" nas representações dos estudantes, refletindo na supressão de elementos importantes. Em conclusão, argumenta-se a favor da importância de uma formação de psicólogos sensíveis às demandas das PcD, e do papel das IES na formação continuada e mais inclusiva.
Abstract: This dissertation investigates the conceptions of disability and the structures of Social Representations of People with Disabilities (PwD) among psychology undergraduates, considering different normative and formative contexts. The study aims to understand how these future professionals conceive of disability and how their perspectives translate into social representations. The research is based on the assumption that university education is a critical period for the formation of social critical thinking and the development of professionals capable of argumentation, problematization, and problem-solving—professionals who are aware and transformative of reality, promoting empathy, respect for otherness, and a sense of social responsibility. The dissertation is divided into two studies, with data collected through an online instrument. Study I, which is descriptive and comparative in nature, analyzes the conceptions of disability among psychology undergraduates using the Intercultural Scale of Disability Conceptions (ISDC). The variables of interest include age, academic semester, and type of institution (public or private). Study II, of a qualitative nature, seeks to understand the structure and content of psychology students' Social Representations of disability through word evocation and analysis of an open-ended question, "In your opinion, when can we consider an individual to be a Person with a Disability?". The results of the first study indicate that conceptions of disability are more related to an individual worldview and the profile of institutions than to the period of study. The social conception of disability was prevalent, although the biological and metaphysical conceptions still persist, especially in private institutions. The results of the second study demonstrate that in a personal (normative) context, students show alignment with the principles of inclusion and accessibility; however, in a substitution (contranormative) context, stereotyped and prejudiced representations emerge. The predominance of biomedical and normative discourses indicates a discrepancy between reified knowledge and the practical internalization of these ideas. The analysis suggests the existence of a "silent zone" in students' representations, reflecting the suppression of important elements. In conclusion, the study argues for the importance of training psychologists to be sensitive to the demands of PwD and the role of higher education institutions in providing more inclusive and continuous education.
Palavras-chave: Representações sociais
Concepções
Pessoas com deficiência
Graduação em psicologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40560
Data do documento: 25-Set-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

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