Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40623
Tipo: Dissertação
Título: O profeta digital e o rebanho dos novos tempos. A análise da relação entre uma celebridade religiosa pentecostal e o seu público
Título(s) alternativo(s): The digital prophet and the flock of new times. an analysis of the relationship between a pentecostal religious celebrity and their audience
Autor(es): Silva, Adoliran Rodrigo Santos Medrado
Primeiro Orientador: Santos, Leandro de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Patriota, Karla Regina Macena
metadata.dc.contributor.referee2: Cidreira, Renata Pitombo
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Leandro de Paula
Resumo: Por meio de pesquisa etnográfica e monitoramento de mídias digitais, essa pesquisa pretendeu examinar o conceito de celebridade religiosa por meio da atuação de uma ascendente liderança evangélica, o Bispo Bruno Leonardo. O processo de coleta e análise de dados dos canais digitais - perfil do Instagram e canal do Youtube do Bispo Bruno Leonardo - ocorreu durante 27 meses, de agosto de 2021 a novembro de 2023. A abordagem etnográfica descreve as visitas de campo realizadas na Igreja Avivamento Mundial, liderada pelo Bispo, e a participação em três edições do evento que promove, chamado de "Visita do Profeta". Esta dissertação buscou observar a forma com a qual o Bispo interage com seus seguidores, identificando como se processa a correlação entre religião e mídia em sua atuação. A hipótese da pesquisa é a de que o Bispo Bruno Leonardo elucida diferentes dimensões do conceito de celebridade religiosa e apresenta uma nova forma de relacionamento entre uma liderança e seus seguidores, favorecendo o entendimento de religião e mídias como áreas correlatas.
Abstract: This study employs ethnographic research and digital media monitoring to explore the concept of religious celebrity through the activities of an emerging evangelical leader, Bishop Bruno Leonardo. The online fieldwork and the analysis from digital channels — the Bishop's Instagram profile and YouTube channel — spanned 27 months, from August 2021 to November 2023. The ethnographic approach includes in-person fieldwork at the Avivamento Mundial Church, led by the Bishop, and participation in three editions of an event he promotes called "The Prophet's Visit." This dissertation sought to observe how the Bishop interacts with his followers, identifying the correlation between religion and media in his activities. The research hypothesisposits that Bishop Bruno Leonardo exemplifies different dimensions of the concept of religious celebrity and introduces a new form of relationship between a leader and his followers, enhancing the understanding of religion and media as interconnected areas.
Palavras-chave: Religião
Mídia
Celbridade Religiosa
Cultura
Sociedade
Midias Digitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40623
Data do documento: 31-Jul-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - O profeta digital e o rebanho dos novos tempos. A análise da relação entre uma celebridade religiosa pentecostal e o seu público. _ ABNT _ Versão Final (1).pdfDissertação - O profeta digital e o rebanho dos novos tempos. A análise da relação entre uma celebridade religiosa pentecostal e o seu público. _ Adoliran Medrado - Pós Cultura | UFBA8,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.