Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Makson de Jesus-
dc.date.accessioned2024-11-13T21:13:00Z-
dc.date.available2024-12-01-
dc.date.available2024-11-13T21:13:00Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationREIS, Makson de Jesus Reis. Ciência de Dados para os Bibliotecários: percepções dos coordenadores dos cursos de graduação de biblioteconomia no Brasil. 2023. Tese (doutorado em Ciência da Informação)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40625-
dc.description.abstractINTRODUCTION: The use of data has its various meanings and uses, through the advances and impact on the social process, with the transformation of society. With the large-scale production of data, open science is being promoted as a theoretical framework, boosted by this movement, which is made up of various types, promoting a revolution in services and products. Data Science has emerged as a field that enables studies and techniques for building skills and competencies for working with data. It is an opportunity that provides new interdisciplinary perspectives for library professionals. It is therefore an interest that is growing in demand in the market. Hence the need to study the subject of data in the light of the possibilities for professional librarians. OBJECTIVES: This thesis, therefore, aims to investigate how Library Science Course Coordinators are discussing the subject of Data Science and the inclusion of subjects aimed at training this professional with skills and competences in Data Science. METHOD: This is a descriptive-exploratory, applied and qualitative study using a critical-dialectical methodological approach. The main results show that, in the majority of cases, Library Science course coordinators have little understanding of the subject of Data Science. RESULTS: A questionnaire was used to obtain 25 responses, which were measured using Nvivo software, enabling a qualitative analysis, as well as coding of terms and word clouds. CONCLUSION: It can be concluded that discussions about the inclusion of disciplines on the subject of Data Science in the Library are still in their infancy and need to be expanded by the Library Science Course Coordinators in order to meet the demands of the market for a professional Data Librarian.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência de dadospt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectCoordenação de Cursopt_BR
dc.subjectMatriz Curricularpt_BR
dc.subject.otherData Sciencept_BR
dc.subject.otherLibrarianshippt_BR
dc.subject.otherProfessional Trainingpt_BR
dc.subject.otherCourse Coordinationpt_BR
dc.subject.otherCurriculum Matrixpt_BR
dc.titleCiência de Dados para os Bibliotecários: percepções dos coordenadores dos cursos de graduação de Biblioteconomia no Brasil.pt_BR
dc.title.alternativeData Science for Librarians: perceptions of coordinators of undergraduate Librarianship courses in Brazil.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Villalobos, Ana Paula de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3151-156Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512406261228592pt_BR
dc.contributor.referee1Segundo, João de Deus Barreto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5122278256574095pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Fabiano Couto Corrêa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635807083312321pt_BR
dc.contributor.referee3Semeler, Alexandre Ribas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1564154234554393pt_BR
dc.contributor.referee4Neves, Bárbara Coelho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7327673330074701pt_BR
dc.contributor.referee5Carvalho, Telma-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8059846475323761pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3707-6485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8824990224567718pt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: O uso dos dados tem seus diversos significados e usos, mediante aos avanços e impacto no processo social, com a transfomação da sociedade. Com a grande produção em escala de dados, a ciência aberta é promovida como um marco teórico, potencializada por este movimento, sendo formado por diversas tipologias, promovendo uma revolução nos serviços e produtos. A Ciência de Dados, surge como um campo que possibilita estudos e técnicas para uma construção de habilidades e competências para atuação com os dados. Sendo uma oportunidade que fornece novas perspectivas interdisciplinares de atuação para profissionais bibliotecários. Portanto, um interesse que está crescente na demanda do mercado. Assim, a necessidade de estudar a temática de dados frente às possibilidades de atuação do profissional bibliotecário. OBJETIVOS: Esta tese, portanto, tem como objetivo investigar como os Coordenadores de Curso de Biblioteconomia estão discutindo a temática de Ciência de Dados e a inclusão de disciplinas voltadas a formação deste profissional, com habilidades e competências em Ciência de Dados. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória de natureza aplicada e abordagem qualitativa que faz uso do procedimento crítico-dialético. Como principais resultados destaca-se que, na maioria dos casos, as Coordenações de curso de Biblioteconomia possuem pouco entendimento sobre a temática de Ciência de Dados. RESULTADOS: A partir de aplicação de questionário foram obtidas 25 respostas através do Software Nvivo, possibilitando uma análise qualitativa, bem como codificação de termos e nuvem de palavras. CONCLUSÃO: Conclui-se que as discussões acerca da inclusão de disciplinas com a temática de Ciência de Dados na Biblioteca ainda é incipiente necessitando de ampliação, por parte das Coordenações de Curso de Biblioteconomia, para atender as demandas do mercado pelo profissional Bibliotecário de Dados.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.relation.referencesREIS, Makson de Jesus Reis. Ciência de Dados para os Bibliotecários: percepções dos coordenadores dos cursos de graduação de biblioteconomia no Brasil. 2023. Tese (doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAKSONDEJREIS_TESE CIENCIA DE DADOS_UFBA DOUTORADOEMCI (2).pdfMakson Reis Tese5,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.