Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Francine Oliveira Dias-
dc.date.accessioned2024-11-18T16:36:51Z-
dc.date.available7-10-
dc.date.available2024-11-18T16:36:51Z-
dc.date.issued2-08-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40634-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNão-coisapt_BR
dc.subjectModa virtualpt_BR
dc.subjectIdentidade pós-modernapt_BR
dc.subjectHomo Ludenspt_BR
dc.titleIdentidade e consumo de roupas virtuais: um estudo de caso do vestido Iridescencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Tarcisio de Sá-
dc.contributor.referee1Cardoso, Tarcísio de Sá-
dc.contributor.referee2Severino, José Roberto-
dc.contributor.referee3Risso, Carla-
dc.description.resumoEsta monografia explora a relação entre a identidade do sujeito pós-moderno com o consumo de roupas virtuais. Utilizando conceitos de Vilém Flusser e Stuart Hall, o trabalho investiga como a moda virtual, exemplificada pelo vestido Iridescence da marca The Fabricant, possibilita a mudança de noção de valor e identidade na contemporaneidade. O estudo aborda o conceito de Homo Ludens de Flusser, que aprecia a experiência lúdica no ciberespaço, apresentando as potencialidades e limitações da moda virtual na construção do conglomerado de identidades, inerentes ao conceito de identidade pós-moderna de Hall. No último capítulo, é feita uma análise crítica do vestido Iridescence, sugerindo implicações e futuros caminhos de pesquisa na área das mídias digitais. A pesquisa reflete como o Homo Ludens recorre cada vez mais a virtualidade como uma ferramenta para a construção das suas identidades fluidas e performativas. A moda virtual, uma não-coisa, é apresentada não apenas como um produto estético, mas como um campo de estudo relevante para entender as transformações identitárias e culturais na pós-modernidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseCOMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia- Francine Oliveira Dias Correia.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.