Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Correia, Francine Oliveira Dias | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T16:36:51Z | - |
dc.date.available | 7-10 | - |
dc.date.available | 2024-11-18T16:36:51Z | - |
dc.date.issued | 2-08-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40634 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Não-coisa | pt_BR |
dc.subject | Moda virtual | pt_BR |
dc.subject | Identidade pós-moderna | pt_BR |
dc.subject | Homo Ludens | pt_BR |
dc.title | Identidade e consumo de roupas virtuais: um estudo de caso do vestido Iridescence | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Tarcisio de Sá | - |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Tarcísio de Sá | - |
dc.contributor.referee2 | Severino, José Roberto | - |
dc.contributor.referee3 | Risso, Carla | - |
dc.description.resumo | Esta monografia explora a relação entre a identidade do sujeito pós-moderno com o consumo de roupas virtuais. Utilizando conceitos de Vilém Flusser e Stuart Hall, o trabalho investiga como a moda virtual, exemplificada pelo vestido Iridescence da marca The Fabricant, possibilita a mudança de noção de valor e identidade na contemporaneidade. O estudo aborda o conceito de Homo Ludens de Flusser, que aprecia a experiência lúdica no ciberespaço, apresentando as potencialidades e limitações da moda virtual na construção do conglomerado de identidades, inerentes ao conceito de identidade pós-moderna de Hall. No último capítulo, é feita uma análise crítica do vestido Iridescence, sugerindo implicações e futuros caminhos de pesquisa na área das mídias digitais. A pesquisa reflete como o Homo Ludens recorre cada vez mais a virtualidade como uma ferramenta para a construção das suas identidades fluidas e performativas. A moda virtual, uma não-coisa, é apresentada não apenas como um produto estético, mas como um campo de estudo relevante para entender as transformações identitárias e culturais na pós-modernidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | COMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)
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