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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLessa, Luan Ribeiro Pugliesi-
dc.date.accessioned2024-11-18T16:44:19Z-
dc.date.available2024-11-18T16:44:19Z-
dc.date.issued2024-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40635-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica eletrônicapt_BR
dc.subjectCampo culturalpt_BR
dc.subjectMovimento culturalpt_BR
dc.subjectValores simbólicospt_BR
dc.subjectReferências culturaispt_BR
dc.subjectFomento à culturapt_BR
dc.subjectReconhecimento culturalpt_BR
dc.subjectCena culturalpt_BR
dc.titleA música eletrônica como movimento cultural em Salvadorpt_BR
dc.title.alternativeElectronic music as a cultural movement in Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsFACOM/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Leonardo Figueiredo-
dc.contributor.referee1Souza, Renata de Paula Trindade Rocha de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiano Nascimento-
dc.contributor.referee3Costa, Leonardo Figueiredo-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K1101361Y4&tokenCaptchar=03AFcWeA4k4TRwYJ5U702UxL1WGde_5aJl8GqVJvts2WJ4qcoYy0yl4UA1EGvSgjDPlEGBO2wGl8y43EGqHRNiAk3TsYjw7GYDC6e8Id3PkpgM8SfWndfwcU9fg8j9pbjwsl5rN9Z9Ca1bhPVT0VhVaXVXg-YiPV1jKOk5YcZKC7JJfmQZ7u4Obruvx-vC3raJ6lg-sR33ypIrvGt2Co_6Bti4ILqbrudMQZLTDSFjcFcnYGDePGyJcGMDavSnkFoT8xz3gTUWqZ44lDZ7CrADBqxBfMA9kf6_5hybKgUlmGAQXi_pJwhvIKSCqwjkyBDALUKZtfzCMVa2Pac4x4j5lh4rfsqrPKDaLah5E8gcrcbIGhCrn5NUXg_sKSPgd8nU_m1PzvpDw-yXSiCCUuKcNOJpMP4GmCZzCumgsDL0Q0h05vy3hJtS_3CuSdQ882N0_o8GNweRtUzGNFm-FGe70FjtVkkzbptQlrxWGNm2Aln2C9uwqOCFvd2uk6gRuBgtMLjlV_rGbpMwXRHBXX3gD0gz0EiJxWP4418nSNbvbI1970mKLauNW4AdDvqBJdgtsm8FJiDM7PVkl8y9AWBzkD1TVl797RqIFhqlwfImA2UX8lrZZGMyiVVp0FgDHD9WKgmvgo-XQGMmSxRElPxYnYHoWO-dEsaDNPvK0AQsiGch9Y1GkZGaUFrE0UkewUjbMrG8X8_cZPS2pkl4ljGtQiSM8y0kzV9ArenjVIrOsQ40HScum1jd7DkbkmfKybvUhh4sEPRXxLwyBogKCP8Nknv8rXkUAWT4HL9fwUX6v6TcVPXPCKMdhSESs0jDRi_pyho5_93yzO9bpoVYSW1oc-wPR3YqxYtAkwpt_BR
dc.description.resumoA presente monografia visa analisar como a cena da música eletrônica em Salvador se estrutura e se consolida como um movimento cultural na cidade. A pesquisa busca identificar os valores simbólicos existentes e não identificados na cena noturna, além de investigar o reconhecimento do movimento tanto por parte do público quanto pelo poder público. O objetivo é compreender as formas de validação e construção desse movimento cultural, explorando a cena noturna e a contribuição para a economia local. A pesquisa aborda conceitos de cultura, hibridismo cultural, campos culturais e valores simbólicos, e reflete sobre a importância da música eletrônica para Salvador, analisando como esta cena pode fortalecer a identidade cultural e estimular o desenvolvimento econômico local. Foram realizadas entrevistas com três produtores da cena de Salvador, representantes dos eventos Sollares e Inferninho, Manifesto, Atlantis e Ápice. A cena cultural da música eletrônica em Salvador enfrenta sérios obstáculos, como a desvalorização dos artistas locais, baixos cachês e altos custos operacionais, exacerbados pela informalidade e desigualdades socioeconômicas. Esses desafios criam um ambiente adverso para a sustentabilidade e expansão do movimento cultural. No entanto, eventos como a festa em.off e o suporte da Só Shape Tabacaria exemplificam como parcerias estratégicas e iniciativas comunitárias podem fortalecer o cenário cultural local.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.relation.referencesARANGO, Julián Jaramillo. Homens, máquinas e homens-máquina: o surgimento da música eletrônica. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. BOURDIEU, Pierre. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. p. 89-94. BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2014. BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997. CAMPOS, Pedro Humberto Faria; LIMA, Rita de Cássia Pereira. Capital simbólico, representações sociais, grupos e o campo do reconhecimento. Cadernos de Pesquisa. 48(167). Jan./mar. 2018, p. 100-125. CCPI - Centro Cultural de Políticas Identitárias. Edital de credenciamento de artistas, bandas e grupos musicais, Governo do Estado da Bahia, 2023. <http://www.cultura.ba.gov.br/arquivos/File/Edital_Credenciamento_CCPI/edital_credenciam ento_ccpi_150423.pdf> HERMANO, Roberto Thiry-Cherques. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Fundação Getulio Vargas, Ebape, Rio de Janeiro, Brasil. SÁ, S. P. As cenas, as redes e o ciberespaço: sobre a (in)validade da utilização da noção de cena musical virtual. In: SÁ, S. P.; JANOTTI JÚNIOR, J. S. (Org.). Cenas Musicais. São Paulo: Anadarco, 2013. p. 25-40 LIMA, Denise Maria de Oliveira. Campo do poder, segundo Pierre Bourdieu. Cogito, Salvador , v. 11, p. 14-19, out. 2010. 31 OLIVEIRA, Ivanilton José de. Resenha: CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1998. 392p. Boletim Goiano de Geografia [en linea]. 2007, 27(3), p. 173-181pt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseCOMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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_A MÚSICA ELETRÔNICA COMO MOVIMENTO CULTURAL EM SALVADOR - Luan Pugliesi - Produção em comunicação e Cultura 2024.1-mesclado.pdf10,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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