https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40636
Tipo: | Dissertação |
Título: | Trajetórias acadêmicas de jovens gays e negros na educação superior |
Título(s) alternativo(s): | Academic trajectories of gay and black young people in higher education |
Autor(es): | Santos, Murilo dos Anjos |
Primeiro Orientador: | Marsico, Giuseppina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marsico, Giuseppina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barreto, Mariana Leonesy da Silveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pontes, Vívian Volkmer |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as trajetórias acadêmicas de jovens estudantes a partir das significações construídas sobre ser gay e negro na educação superior. As experiências de jovens gays e negros no Brasil são marcadas pela ação de sistemas de opressão, historicamente construídos, que atuam sobre seus corpos, condutas e identidades. A partir de suas trajetórias educacionais, diversos discursos, muitas vezes estereotipados, sobre “ser gay” e “ser negro” são internalizados e integrados às suas percepções identitárias. Ao longo da vida, essas significações são tensionadas a partir de experiências significativas, com forte carga afetiva, que proporcionam aos sujeitos a emergência de novos significados relacionados às suas identidades. Considerando a universidade como um espaço fronteiriço, propício a vivência dessas experiências, este estudo parte da premissa de que a inserção no ensino superior viabiliza a autorregulação semiótica e o reposicionamento identitário. Um estudo de caso único foi realizado através de uma entrevista narrativa com um jovem estudante autodeclarado gay e negro da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada no município de São Francisco do Conde – BA. Os dados construídos em campo foram analisados sob as lentes da Psicologia Cultural de Orientação Semiótica (Valsiner, 2012; Marsico & Tateo, 2017). Os resultados mostram que as principais experiências vivenciadas na universidade promotoras da autorregulação dessas categorias identitárias, estão relacionadas ao senso de pertencimento institucional, ao desenvolvimento do pensamento crítico sobre identidade e a possibilidade de criar narrativas sobre si, vislumbrando novas possibilidades além das impostas pelos sistemas de opressão. |
Abstract: | This research aimed to analyze the academic trajectories of young students based on the meanings constructed about being gay and black in higher education. The experiences of young gay and black people in Brazil are marked by the action of historically constructed systems of oppression, which act on their bodies, behaviors, and identities. From their educational trajectories, various discourses, often stereotypical, about “being gay” and “being black” are internalized and integrated into their identity perceptions. Throughout life, these meanings are tensioned based on significant experiences, with a strong affective charge, which provide subjects with the emergence of new meanings related to their identities. Considering the university as a border space, conducive to transformative experiences, this study is based on the premise that insertion in higher education enables semiotic self-regulation and identity repositioning. A single case study was carried out through a narrative interview with a young self-declared gay and black student at the International University of Afro-Brazilian Lusophony Integration (UNILAB), located in São Francisco do Conde - BA. The data constructed in the field were analyzed under the lens of Cultural Semiotic Psychology (Valsiner, 2012; Marsico & Tateo, 2017). The results show that the experiences at the university that promote the self-regulation of these identity categories are related to the sense of institutional belonging, the development of critical thinking about identity and the possibility of creating narratives about oneself, envisioning new possibilities beyond those imposed by the oppression systems. |
Palavras-chave: | Gays Negros Autorregulação Identidade Educação superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) |
Citação: | Santos, M.A. (2024) Trajetórias acadêmicas de jovens gays e negros na educação superior. Dissertação de mestrado. Universidade Federal da Bahia. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40636 |
Data do documento: | 26-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPSI) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MURILO_DOS_ANJOS_SANTOS_-_DISSERTACAO.pdf | Santos. M.A. (2024) Trajetórias acadêmicas de jovens gays e negros na educação superior. Dissertação de mestrado. Universidade Federal da Bahia. | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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