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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40657
Tipo: Tese
Título: A linguagem musical popular do mestre Jackson Nunes e das maestrinas Adriana Portela e Elem Silva na configuração da práxis sonora do Samba-reggae
Título(s) alternativo(s): The popular musical language of masters Jackson Nunes, Adriana Portela and Elem Silva in the configuration of the sound praxis of samba-reggae
Autor(es): Vargas, Alexandre Siles
Primeiro Orientador: Candusso, Flávia Maria Chiara
metadata.dc.contributor.referee1: Candusso, Flávia Maria Chiara
metadata.dc.contributor.referee2: Lühning, Angela Elisabeth
metadata.dc.contributor.referee3: Santiago da Fonseca, Diana
metadata.dc.contributor.referee4: Almeida, Cristiane Maria Galdino de
metadata.dc.contributor.referee5: Maciel, Edineiram Marinho
Resumo: Esta tese foi fruto de uma pesquisa sobre a linguagem musical popular desenvolvida pelos mestres populares na sua interação com o samba-reggae em processos músico-pedagógicos. Assim sendo, o seu objetivo geral foi explorar a linguagem musical popular empregada pelo mestre Jackson Nunes e pelas maestrinas Adriana Portela e Elem Silva, na perspectiva de compreender como ela molda e define a práxis sonora no Samba-reggae. Os seus objetivos específicos foram: a) Descrever o Samba-reggae em suas dimensões artística, social, política e educacional e suas aproximações com a pedagogia do oprimido e a práxis sonora; b) Discutir sobre a concepção de linguagem musical popular verbal (metáforas e onomatopeias) e gestual (gesto visual e gesto sonoro); c) Identificar a linguagem musical popular verbal e gestual presente na práxis sonora dos mestres populares Jackson Nunes, Adriana Portela e Elem Silva, analisando o emprego de metáforas, onomatopeias, gestos sonoros e visuais na mediação pedagógica dos eventos musicais. Ao final, esta pesquisa respondeu à seguinte questão problema: Como a linguagem musical popular dos mestres configura a práxis sonora no Samba-reggae? Para isso, a metodologia teve uma abordagem qualitativa com natureza básica e objetivo descritivo, tendo como procedimento o estudo de caso. Os dados foram coletados por via de entrevistas e tratados mediante análise de conteúdo. Quanto à sua fundamentação teórica, envolveu a revisão de concepções inerentes à pedagogia progressista libertadora de Paulo Freire (2009; 2005; 2001; 2001a), conceito de práxis sonora de Samuel Araújo (2013) e concepções de linguagem musical. Tais concepções, em associação com o movimento cultural do Samba-reggae, originou a ideia de linguagem musical popular como sendo a expressão dos conhecimentos tácitos construídos com base na intuição criativa, a qual se apresenta na práxis sonora de forma verbal e gestual. O estudo levou às considerações finais de que a linguagem musical popular dos mestres de samba-reggae é uma produção afrodescendente, cuja aprendizagem na práxis sonora se dá de forma empírica a partir do fazer musical mediado pela corporalidade.
Abstract: This thesis was the result of a research on the popular musical language developed by popular masters in their interaction with samba-reggae in music-pedagogical processes. Thus, its general objective was to explore the popular musical language employed by master Jackson Nunes and conductors Adriana Portela and Elem Silva, with the aim of understanding how it shapes and defines the sound praxis in Samba-reggae. Its specific objectives were: a) To describe Sambareggae in its artistic, social, political, and educational dimensions and its approximations with the pedagogy of the oppressed and sound praxis; b) To discuss the conception of popular musical language both verbal (metaphors and onomatopoeias) and gestural (visual gesture and sound gesture); c) To identify the verbal and gestural popular musical language present in the sound praxis of popular masters Jackson Nunes, Adriana Portela, and Elem Silva, analyzing the use of metaphors, onomatopoeias, sound and visual gestures in the pedagogical mediation of musical events. Ultimately, this research addressed the following problem question: How does the popular musical language of the masters configure the sound praxis in Samba-reggae? For this, the methodology had a qualitative approach with a basic nature and descriptive objective, using a case study as the procedure. Data were collected through interviews and analyzed through content analysis. The theoretical foundation involved reviewing concepts inherent to Paulo Freire's progressive liberating pedagogy (2009; 2005; 2001; 2001a), Samuel Araújo's concept of sound praxis (2013), and conceptions of musical language. These conceptions, in association with the cultural movement of Samba-reggae, originated the idea of popular musical language as the expression of tacit knowledge built on creative intuition, which is presented in sound praxis in verbal and gestural forms. The study led to the final considerations that the popular musical language of the samba-reggae masters is an Afro-descendant production, whose learning in sound praxis occurs empirically through musical making mediated by corporeality.
Palavras-chave: Samba-reggae
Linguagem Musical Popular
Mestres populares
Práxis Sonora
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação Musical
Etnomusicologia
Música Popular
Bahia
Música - Execução
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Citação: VARGAS, Alexandre Siles. A linguagem musical popular do mestre Jackson Nunes e das maestrinas Adriana Portela e Elem Silva na configuração da práxis sonora do Samba-reggae. Orientadora: Flávia Maria Chiara Candusso. 2023. 287 f. il. (color.). Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40657
Data do documento: 15-Dez- 12
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

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