Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Meira, Celio Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T12:27:49Z | - |
dc.date.available | 2024-11-21T12:27:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40659 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | LGBTfobia | pt_BR |
dc.subject | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.title | O PAPEL DAS ARTES CÊNICAS NO COMBATE À LGBTFOBIA NA ESCOLA | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE), objetivou analisar O papel das artes
cênicas no combate à LGBTfobia na escola. Para tanto, o ancoradouro deste trabalho foi o
Colégio Estadual de Tempo Integral Roberto Santos, localizado na cidade de Poções – Bahia.
Durante a pesquisa, foi percebido que – por meio de observações, aplicação de oficinas e
tomando como referência o Teatro do Oprimido (TO) de Augusto Boal – que a arte,
especialmente as artes cênicas, têm um papel fundamental para provocar discussões e
reverberações acerca da LGBTfobia institucional. Além disso, percebeu-se que a partir da
arte é possível combater a LGBTfobia usando o teatro como um instrumento de
(re)existência no chão da escola. Discutiu-se, também, sobre a Pedagogia Queer, das
diversas culturas de povos que foram secularmente excluídos do processo de produção, a
exemplos dos povos africanos e afro-brasileiros, dos povos originários, das diversas
populações LGBTQIAPN+, e tantos outros. Em suma, percebeu-se que o teatro é uma
poderosa ferramenta para o combate às diversas violências nos espaços escolares. | pt_BR |
dc.type.other | Trabalho de Conclusão de Estágio – TCE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Teatro EaD (SEAD)
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