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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Ademar N.-
dc.creatorMendes, Andre B.-
dc.date.accessioned2024-11-22T15:41:03Z-
dc.date.available2024-11-22T15:41:03Z-
dc.date.issued30-09-
dc.identifier.citationNascimento e Mendes, 2024pt_BR
dc.identifier.issn1988-5245pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40670-
dc.description.abstractThis article evaluates Bahia's current port infrastructure and its prospects, highlighting its significant cargo movement with evidence of a necessary expansion of capacity, given its high utilization rate. This port site, made up of ten terminals and ports, is predominantly in the Bay of All Saints, a natural port, and is one of the most important waterway support clusters in Brazil. It reveals the advantages of its waterways and the limitations of road and rail modes aimed at serving the supply chain of these facilities. Contributing to the analysis of capacity expansion options, it presents a mathematical model of queuing theory with the aim of evaluating the current state of the queue of ships at its only container terminal (TECON), using the QSB+ software, as Revista DELOS, Curitiba, v.17, n.60, p. 01-25, 2024 2 well as the recommendation from the Bahia Port Users Association – USUPORT, which proposes the construction of a new terminal, expanding its current installed capacity by almost five times. The results of this modeling also reveal the limitations of this proposal, both from the point of view of the impact generated on the current Port of Salvador and its surroundings, as well as the significant increase in gaseous emissions (NOx) to be generated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Posgraduação em Engenharia Industrial/Politecnica/UFBApt_BR
dc.relation.ispartofDELOS: Desarrollo Local Sosteniblept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPortos (Bahia)pt_BR
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subjectTeoria de filaspt_BR
dc.subjectInfraestrutura (Economia)pt_BR
dc.subjectProcesso estocásticopt_BR
dc.subject.otherPorts (Bahia)pt_BR
dc.subject.otherSupply chainpt_BR
dc.subject.otherMaritime transportationpt_BR
dc.subject.otherQueneing theorypt_BR
dc.subject.otherEconomic infrastructurept_BR
dc.subject.otherRandom processespt_BR
dc.titleDiagnóstico e perspectivas da infraestrutura logística da Bahiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsPEI/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROCESSOS ESTOCASTICOS E TEORIAS DA FILASpt_BR
dc.citation.issue60pt_BR
dc.citation.spage01pt_BR
dc.citation.epage25pt_BR
dc.identifier.doi10.55905/rdelosv17.n60-039pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo avalia a infraestrutura portuária da Bahia, apresentando diagnóstico e perspectivas de seus portos e terminais privados, destacando sua movimentação de cargas com evidências de necessária ampliação da capacidade de parte dessas instalações, diante da elevada taxa de utilização destas. O Complexo Portuário da Bahia, constituído de três portos públicos e sete terminais, encontra-se predominantemente instalado na Baía de Todos-os-Santos, porto natural, configurando-se como um dos mais importantes cluster de apoio transporte marítimo nacional. Revelam-se as vantagens de suas aquavias e as limitações dos modais rodo-ferroviário para atendimento à supply chain destas instalações. Contribuindo para as análises de opções de ampliação da capacidade, desenvolve-se modelo matemático de teoria de filas com o objetivo de avaliar o estado atual da fila de navios de seu único terminal de contêiner (TECON), empregando-se os softwares R e QSB+, bem como avalia-se a recomendação da Associação de Usuários de Portos – USUPORT, que propõe a construção de novo terminal, cuja capacidade atenderia em quase cinco vezes a atual movimentação de contêineres. Os resultados desta modelagem revelam as limitações desta proposta, em relação ao impacto gerado no Porto de Salvador e seu entorno, em termos de fluxo de veículos, bem como ao provável aumento de emissões gasosas (NOx).pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PEI)

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