Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Nascimento, Ademar N. | - |
dc.creator | Mendes, Andre B. | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-22T15:41:03Z | - |
dc.date.available | 2024-11-22T15:41:03Z | - |
dc.date.issued | 30-09 | - |
dc.identifier.citation | Nascimento e Mendes, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1988-5245 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40670 | - |
dc.description.abstract | This article evaluates Bahia's current port infrastructure and its prospects, highlighting its significant cargo movement with evidence of a necessary expansion of capacity, given its high utilization rate. This port site, made up of ten terminals and ports, is predominantly in the Bay of All Saints, a natural port, and is one of the most important waterway support clusters in Brazil. It reveals the advantages of its waterways and the limitations of road and rail modes aimed at serving the supply chain of these facilities. Contributing to the analysis of capacity expansion options, it presents a mathematical model of queuing theory with the aim of evaluating the current state of the queue of ships at its only container terminal (TECON), using the QSB+ software, as
Revista DELOS, Curitiba, v.17, n.60, p. 01-25, 2024 2
well as the recommendation from the Bahia Port Users Association – USUPORT, which proposes the construction of a new terminal, expanding its current installed capacity by almost five times. The results of this modeling also reveal the limitations of this proposal, both from the point of view of the impact generated on the current Port of Salvador and its surroundings, as well as the significant increase in gaseous emissions (NOx) to be generated. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Posgraduação em Engenharia Industrial/Politecnica/UFBA | pt_BR |
dc.relation.ispartof | DELOS: Desarrollo Local Sostenible | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Portos (Bahia) | pt_BR |
dc.subject | Cadeia de suprimentos | pt_BR |
dc.subject | Transporte marítimo | pt_BR |
dc.subject | Teoria de filas | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura (Economia) | pt_BR |
dc.subject | Processo estocástico | pt_BR |
dc.subject.other | Ports (Bahia) | pt_BR |
dc.subject.other | Supply chain | pt_BR |
dc.subject.other | Maritime transportation | pt_BR |
dc.subject.other | Queneing theory | pt_BR |
dc.subject.other | Economic infrastructure | pt_BR |
dc.subject.other | Random processes | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico e perspectivas da infraestrutura logística da Bahia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.initials | PEI/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROCESSOS ESTOCASTICOS E TEORIAS DA FILAS | pt_BR |
dc.citation.issue | 60 | pt_BR |
dc.citation.spage | 01 | pt_BR |
dc.citation.epage | 25 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.55905/rdelosv17.n60-039 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo avalia a infraestrutura portuária da Bahia, apresentando diagnóstico e perspectivas de seus portos e terminais privados, destacando sua movimentação de cargas com evidências de necessária ampliação da capacidade de parte dessas instalações, diante da elevada taxa de utilização destas. O Complexo Portuário da Bahia, constituído de três portos públicos e sete terminais, encontra-se predominantemente instalado na Baía de Todos-os-Santos, porto natural, configurando-se como um dos mais importantes cluster de apoio transporte marítimo nacional. Revelam-se as vantagens de suas aquavias e as limitações dos modais rodo-ferroviário para atendimento à supply chain destas instalações. Contribuindo para as análises de opções de ampliação da capacidade, desenvolve-se modelo matemático de teoria de filas com o objetivo de avaliar o estado atual da fila de navios de seu único terminal de contêiner (TECON), empregando-se os softwares R e QSB+, bem como avalia-se a recomendação da Associação de Usuários de Portos – USUPORT, que propõe a construção de novo terminal, cuja capacidade atenderia em quase cinco vezes a atual movimentação de contêineres. Os resultados desta modelagem revelam as limitações desta proposta, em relação ao impacto gerado no Porto de Salvador e seu entorno, em termos de fluxo de veículos, bem como ao provável aumento de emissões gasosas (NOx). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PEI)
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