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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40679
Tipo: Dissertação
Título: Teatro negro: uma análise dos processos criativos do Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas e do Grupo de Teatro Caixa-Preta de Porto Alegre.
Autor(es): Rosa, Josiane Adriana Acosta da
Primeiro Orientador: Costa, Eliene Benicio Amancio
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Eliene Benicio Amancio
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Evani Tavares
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Inaicyra Falcão dos
Resumo: Trata-se de uma pesquisa na linha Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea, com objetivo de analisar o processo criativo de dois grupos de Teatro Negro Brasileiro da atualidade, que em seus processos criativos dialogam com elementos presentes no universo religioso de matrizes africanas. Para introdução do tema, é realizada uma breve apresentação conceitual sobre as palavras negro e negritude, através da obra Negritude Usos e Sentidos, de Kabenguele Munanga (1988). Acerca do termo teatro negro, a trajetória de Abdias Nascimento e a criação do TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (TEN) servem de referência, assim como os estudos de Evani Tavares Lima (2010) e Cristiane Sobral Correa Jesus (2016). Para analisar o processo criativo de dois espetáculos de teatro negro, um do Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA) e outro do Grupo de Teatro Caixa-Preta de Porto Alegre, teóricas como Inaicyra Falcão dos Santos (2015), Cecilia Salles (1998) e Fayga Ostrower (1987) servem de base. Por fim, a partir do conceito afrografia, da pesquisadora Leda Maria Martins (1997), é apontado caminhos possíveis para quem busca desenvolver uma cena afrografada.
Abstract: This is a research on the line Aesthetic Matrices in the Contemporary Scene, with the objective to analyze the creative process of two groups of Brazilian Black Theatre today, who in their creative processes dialogue with elements present in the religious universe of African matrices. To introduce the theme, a brief conceptual presentation is made about the words black and blackness, through the work Negritude Usos e Sentidos, by Kabenguele Munanga (1988). About the term black theatre, the trajectory by Abdias Nascimento and the creation of TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (TEN) serve as a reference, as well as the studies by Evani Tavares Lima (2010) and Cristiane Sobral Correa Jesus (2016). To analyze the creative process of two black theatre shows, one from the Afro-Brazilian Theatre Group of Alagoinhas (NATA) and another from the Caixa-Preta Theatre Group in Porto Alegre, theorists such as Inaicyra Falcão dos Santos (2015), Cecilia Salles (1998) and Fayga Ostrower (1987) serve as the basis. Finally, from the concept of Afrography,by researcher Leda Maria Martins (1997), possible paths are pointed out for those looking to develop an afrographed scene.
Palavras-chave: Negro
Teatro negro
Negritude
Afrografar
Processo de criação
Religião de matrizes africanas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40679
Data do documento: 30-Set-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

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