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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40689
Tipo: Dissertação
Título: “Esse quilombo é nosso" : a memória ancestral no corpo de mulheres negras na capoeira angola
Título(s) alternativo(s): “This is our quilombo" : ancestral memory in the bodies of black women in capoeira angola
"Este es nuestro quilombo" : memoria ancestral en los cuerpos de las mujeres negras en capoeira angola
Autor(es): Menezes, Letícia de Oliveira
Primeiro Orientador: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Araújo, Rosangela Janja Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Carla Adriana da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Rosangela Janja Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Resumo: Este trabalho investiga as experiências e narrativas de mulheres negras angoleiras em Salvador e Mar Grande (BA), buscando compreender como a prática da capoeira angola se configura como um espaço de educação não formal e de fortalecimento identitário. A partir de uma pesquisa qualitativa e participante, foram realizadas entrevistas e imersões em rodas de capoeira com quatro mulheres, analisando suas trajetórias, vivências e percepções sobre a capoeira angola como prática educativa. A pesquisa busca contribuir para o campo dos estudos sobre gênero, raça e educação, problematizando as relações entre corpo, memória e saberes ancestrais na construção de identidades negras femininas. Os resultados indicam que a capoeira angola é um espaço de resistência e de produção de conhecimentos, onde as mulheres negras encontram ferramentas para fortalecer suas identidades e desafiar as desigualdades sociais.
Abstract: This paper investigates the experiences and narratives of black “Angoleiras” women in Salvador and Mar Grande (BA), seeking to understand how the practice of capoeira angola is configured as a space for non-formal education and identity strengthening. Based on qualitative and participant research, interviews and immersions in capoeira circles were carried out with four women, analyzing their trajectories, experiences and perceptions of capoeira angola as an educational practice. The research seeks to contribute to the field of gender, race and education studies, problematizing the relationships between the body, memory and ancestral knowledge in the construction of black female identities. The results indicate that capoeira angola is a space of resistance and knowledge production, where black women find tools to strengthen their identities and challenge social inequalities.
Palavras-chave: Gênero e raça
Educação não formal
Capoeira Angola
interseccionalidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40689
Data do documento: 8-Dez-2023
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