https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40689
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Esse quilombo é nosso" : a memória ancestral no corpo de mulheres negras na capoeira angola |
Título(s) alternativo(s): | “This is our quilombo" : ancestral memory in the bodies of black women in capoeira angola "Este es nuestro quilombo" : memoria ancestral en los cuerpos de las mujeres negras en capoeira angola |
Autor(es): | Menezes, Letícia de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Abib, Pedro Rodolpho Jungers |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Araújo, Rosangela Janja Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Carla Adriana da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Araújo, Rosangela Janja Costa |
metadata.dc.contributor.referee3: | Abib, Pedro Rodolpho Jungers |
Resumo: | Este trabalho investiga as experiências e narrativas de mulheres negras angoleiras em Salvador e Mar Grande (BA), buscando compreender como a prática da capoeira angola se configura como um espaço de educação não formal e de fortalecimento identitário. A partir de uma pesquisa qualitativa e participante, foram realizadas entrevistas e imersões em rodas de capoeira com quatro mulheres, analisando suas trajetórias, vivências e percepções sobre a capoeira angola como prática educativa. A pesquisa busca contribuir para o campo dos estudos sobre gênero, raça e educação, problematizando as relações entre corpo, memória e saberes ancestrais na construção de identidades negras femininas. Os resultados indicam que a capoeira angola é um espaço de resistência e de produção de conhecimentos, onde as mulheres negras encontram ferramentas para fortalecer suas identidades e desafiar as desigualdades sociais. |
Abstract: | This paper investigates the experiences and narratives of black “Angoleiras” women in Salvador and Mar Grande (BA), seeking to understand how the practice of capoeira angola is configured as a space for non-formal education and identity strengthening. Based on qualitative and participant research, interviews and immersions in capoeira circles were carried out with four women, analyzing their trajectories, experiences and perceptions of capoeira angola as an educational practice. The research seeks to contribute to the field of gender, race and education studies, problematizing the relationships between the body, memory and ancestral knowledge in the construction of black female identities. The results indicate that capoeira angola is a space of resistance and knowledge production, where black women find tools to strengthen their identities and challenge social inequalities. |
Palavras-chave: | Gênero e raça Educação não formal Capoeira Angola interseccionalidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40689 |
Data do documento: | 8-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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