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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40704
Tipo: Dissertação
Título: O cinema maravilhoso e a estética jodorowskiana: uma análise do filme a dança da realidade
Título(s) alternativo(s): The Marvelous Cinema and Jodorowskian Aesthetics: An Analysis of the Film The Dance of Reality
Autor(es): Mota, Gabriela Protásio
Primeiro Orientador: Câmara, Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Regatieri, Ricardo Pagliuso
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Caroline de Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Miyamoto, Hidemi Soares
Resumo: Esse trabalho discute o conceito de Realismo Maravilhoso e sua relação com o filme A Dança da Realidade do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky. O Realismo Maravilhoso é um movimento artístico e literário latino-americano que concebe a representação da realidade cotidiana a partir de elementos mágicos, insólitos e sobrenaturais à realidade. A Dança da Realidade aborda a história da infância do diretor no Chile, misturando elementos biográficos com alegorias, representações mágicas e problemas sociais do contexto chileno anos 1930/1940, como a forte crise econômica, pobreza, governo fascista e os trabalhadores mineiros mutilados. Jodorowsky ilustra a partir das relações familiares, conflitos sobre masculinidade, autoritarismo e religiosidade. Utilizamos a concepção teórica de Friedric Jameson para indicar como expressões do Realismo Maravilhoso na obra o fato de ser um filme histórico, com coloração diferenciada e cuja dinâmica narrativa foi de algum modo alterada, expressando um enfoque na violência e, em menor grau, na sexualidade. A análise do filme fundamenta-se nas teorias sociológica, estética e do cinema e utiliza a decupagem como técnica de análise.
Abstract: This work discusses the concept of Magical Realism and its relation to the film "The Dance of Reality" by Chilean filmmaker Alejandro Jodorowsky. Magical Realism is a Latin American artistic and literary movement that portrays everyday reality through magical, unusual, and supernatural elements. "The Dance of Reality" explores the director's childhood in Chile, blending biographical elements with allegories, magical representations, and social issues of the Chilean context in the 1930s/1940s, such as the severe economic crisis, poverty, fascist government, and mutilated mine workers. Jodorowsky illustrates family relationships, conflicts surrounding masculinity, authoritarianism, and religiousness. We employ Friedrich Jameson's theoretical framework to highlight the expressions of Magical Realism in the film, including its historical nature, distinctive coloration, and altered narrative dynamics that emphasize violence and, to a lesser extent, sexuality. The analysis of the film is grounded in sociological, aesthetic, and film theories, employing shot analysis as a technique of analysis.
Palavras-chave: Alejandro Jodorowsky
Realismo maravilhoso
Cinema latino-americano
Surrealismo
Sociologia da arte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40704
Data do documento: 5-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

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Dissertação Gabriela Protasio Mota.pdfEste trabalho discute o conceito de Realismo Maravilhoso e sua relação com o filme A Dança da Realidade do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky. O Realismo Maravilhoso é um movimento artístico e literário latino-americano que concebe a representação da realidade cotidiana a partir de elementos mágicos, insólitos e sobrenaturais à realidade. A Dança da Realidade aborda a história da infância do diretor no Chile, misturando elementos biográficos com alegorias, representações mágicas e problemas sociais do contexto chileno anos 1930/1940, como a forte crise econômica, pobreza, governo fascista e os trabalhadores mineiros mutilados. Jodorowsky ilustra a partir das relações familiares, conflitos sobre masculinidade, autoritarismo e religiosidade. Utilizamos a concepção teórica de Friedric Jameson para indicar como expressões do Realismo Maravilhoso na obra o fato de ser um filme histórico, com coloração diferenciada e cuja dinâmica narrativa foi de algum modo alterada, expressando um enfoque na violência e, em menor grau, na sexualidade. A análise do filme fundamenta-se nas teorias sociológica, estética e do cinema e utiliza a decupagem como técnica de análise.4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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