Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Vinicius Prado-
dc.date.accessioned2024-11-29T15:45:37Z-
dc.date.available2024-11-29T15:45:37Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40708-
dc.description.abstractThe civil aviation has undergone numerous transformations over the years. Since its inception, several changes in global trends have been observed. The main one was the rise of the hub-and-spoke system – or simply hub – to the detriment of business models focused on covering point-to-point services. However, with the emergence of the COVID-19, point-to-point models, focused on serving regional markets, became references in said business models. Therefore, using a methodology based on a literature review, focused on the dialogue between the writings of the last decade of the 20th century and the second decade of the 21st century, it is possible to explain how the pandemic allowed this change. How it catapulted and boosted the different models, providing paradigm shifts and real changes in the way civil aviation companies view the market. And how such these incremented business models allowed a greater share of market as a whole.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAviação civilpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectmodelos de negóciopt_BR
dc.subjectsetor de serviçospt_BR
dc.subject.otherCivil aviationpt_BR
dc.subject.otherCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherbusiness modelspt_BR
dc.subject.otherquality servicespt_BR
dc.titleAviação civil e a evolução no setor de serviços: uma análise atual e comparativa dos cenários pré e pós-pandemiapt_BR
dc.title.alternativeCivil aviation and evolution in the services sector: a specific and comparative analysis of pre- and post-pandemic scenariospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus Junior, Leonardo Bispo de-
dc.contributor.referee1Jesus Júnior, Leonardo Bispo de-
dc.contributor.referee2Ferreira Júnior, Hamilton de Moura-
dc.contributor.referee3Fernandes, Rosângela Aparecida Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7065134265897108pt_BR
dc.description.resumoA aviação civil passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. Desde seu surgimento, observou-se diversas mudanças nas tendências mundiais. A principal delas foi a ascensão do sistema hub-and-spoke – ou simplesmente hub –, em detrimento dos modelos de negócios focados em abranger os serviços ponto-a-ponto. Contudo, com o surgimento da pandemia, os modelos ponto-a-ponto, focalizado em atender os mercados regionais, tornaram-se referências. Logo, utilizando-se de uma metodologia baseada em revisão da literatura, focalizada no diálogo entre os escritos da última década do século XX e da segunda década do século XXI, é possível explicar como a pandemia permitiu essa mudança; como catapultou e impulsionou os diferentes modelos, fornecendo quebras de paradigmas e verdadeiras mudanças no que tange ao modo das empresas de aviação civil ver o negócio. Como tais modelos de negócio permitiram a obtenção de uma maior fatia de mercado.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGECO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Vinicius P. Ribeiro - v.Final.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.