Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40709
Tipo: Artigo de Evento
Título: O olho peripatético: a mecânica da visão dos viajantes oitocentistas em terras brasileiras
Título(s) alternativo(s): The wandering eye: the mechanics of the gaze of the XIXth Century travellers in Brazilian lands
Autor(es): Paz, Daniel Juracy Mellado
Resumo: É importante para a compreensão e projeto da Arquitetura o papel da contemplação de paisagens, abertura de visuais e situação em posições de comando do entorno. No interesse em reconstituir a historiografia dessa preocupação escópica, a consulta à literatura dos viajantes oitocentistas no Brasil revelou uma mecânica radicalmente diferente do modo atual do usufruto da paisagem. Possuía uma articulação com outas formas de educação do olhar, correspondentes e convergentes, em um entrelaçamento intrincado, como a pintura, a literatura, a jardinagem e a botânica. No leque sinestésico mobilizado, o sentido mais importante e complexo é a visão. O olhar está longe de ser estático. Em sua feição mais complexa, apresenta componentes motores em ao menos três escalas: do corpo, da cabeça e dos olhos. Do corpo, com percursos e seus ápices, com longos períodos indignos de nota, e apogeus, em geral em lugares elevados, onde uma panorâmica deslumbrante se divisava. Esses momentos eram a compensação de jornadas extenuantes, e mesmo sua razão de ser. O prazer da contemplação relacionava-se com o necessário deslocamento, intencional ou acidental, até o mirante. De maneira análoga, as circunstâncias dos transportes, em especial por barco. Da cabeça, com o giro panorâmico do olhar. Do olhar, rastreando a cena, passeando pelos detalhes, reproduzindo a lógica da admiração de um quadro. Era o império da variedade e riqueza – em todos os níveis, do percurso, dos elementos na paisagem. Um outro aspecto importante nos percursos era a alternância do panorâmico com o microscópico, das grandes paisagens aos pequenos animais. Se não era a mecânica real do olhar, ao menos era aquela consciente, a esperada e codificada, relacionada com os hábitos cultos de então, que tinham mesmo suas premissas filosóficas explícitas, de um olho que necessitava ser saciado com contínuas impressões. Era uma arquitetura motora da sensibilidade que se desfez por vários motivos e se rearticulou em outros conjuntos, com algumas persistências ao longo do séc. XX.
Abstract: The role of the contemplation of landscapes, opening of visuals and situation in positions of command of the surroundings is important for the understanding and design of the Architecture. In order to reconstitute the historiography of this scopic concern, the consultation of the literature of eighteenth-century travelers in Brazil revealed a mechanics radically different from the current mode of landscape enjoyment. It had an articulation with other forms of eye education, corresponding and convergent, in an intricate interweaving, such as painting, literature, gardening and botany. In the mobilized synesthetic spectrum, the most important and complex of the senses is the vision. The look is far from static. In its most complex feature, it has motor components on at least three scales: the body, the head and the eyes. At the body scale, with paths and its apices, with long periods unworthy of note, and apogees, generally in elevated places, where a dazzling panorama was seen. These moments were the compensation of strenuous journeys, and even their goal. The pleasure of contemplation was related to the necessary displacement, intentional or accidental, to the belvedere. Similarly, the circumstances of transport, in particular by boat. At the head scale, with the panoramic glance of the eye. At the eye scale, scanning the scene, walking through the details, reproducing the logic of the admiration of a painting. It was the empire of variety and richness - at all levels, like paths or the elements in the landscape. Another important aspect in the journey was the alternation of the panoramic with the microscopic, of the great landscapes to the small animals. If it was not the real mechanics of gaze, at least it was the conscious, the expected and codified, related to the cultured habits of that time, which even had its philosophical premises explicit, of an eye that needed to be satiated with continuous impressions. It was a motor architecture of the sensibility that was broken by several reasons and rearticulated in other patterns and sets, with some remains throughout the XXth century.
Palavras-chave: Arquitetura
Paisagens
Viajantes - Brasil - Séc. XIX
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Sigla da Instituição: ANPARQ
Citação: PAZ, Daniel Juracy Mellado. O olho peripatético: a mecânica da visão dos viajantes oitocentistas em terras brasileiras. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 5., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: FAUFBA, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40709
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Olho Peripatético.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.