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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40722
Tipo: Tese
Título: Desenvolvimento da liderança por enfermeiros em Hospitais Universitários: análise à luz de Peter Senge
Título(s) alternativo(s): Leadership development by nurses in university hospitals: analysis in light of Peter Senge
Desarrollo del liderazgo por parte de las enfermeras en los hospitales universitarios: análisis a la luz de Peter Senge
Autor(es): Santos, Ises Adriana Reis dos
Primeiro Orientador: Amestoy, Simone Coelho
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Gilberto Tadeu Reis da
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Alexandre de Assis
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Rafaela Santos de
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Silvana Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
metadata.dc.contributor.referee5: Backes, Vania Marli Schubert
Resumo: Estudo de método misto, vinculado ao projeto matriz “Modelos de gestão hospitalar em enfermagem: memórias de enfermeiras”. Realizado em dois momentos distintos nos seguintes cenários: 1°) Hospitais Universitários do Brasil, Espanha e Portugal; 2°) Hospital Universitário do Nordeste do Brasil. Com o objetivo geral de analisar o desenvolvimento da liderança por enfermeiros em um hospital universitário. E, dos seus objetivos específicos: I - Identificar elementos das disciplinas de aprendizagem organizacional que são apresentados pelos enfermeiros Ibero-americanos para o desenvolvimento da liderança em hospitais universitários; II - Avaliar as competências socioemocionais de enfermeiros que atuam em um hospital universitário do Brasil; III- Conhecer as competências socioemocionais mobilizadas por enfermeiros-líderes durante e após o enfrentamento da pandemia pelo covid-19 em um hospital universitário; IV - Interpretar os significados atribuídos à liderança por enfermeiros de um hospital universitário e; V - Identificar a influência das competências socioemocionais para o desenvolvimento da liderança pelos enfermeiros de um HU do Brasil. Participaram do estudo no primeiro momento 30 enfermeiras (oito brasileiras, nove espanholas e 13 portuguesas). E, no segundo momento, 16 enfermeiras brasileiras (etapa quali) e 112 enfermeiros (etapa quanti). Em relação aos critérios de participação, tanto no Momento I, quanto no Momento II, os participantes corresponderam aos profissionais que atuam ou atuaram na gestão ou nas unidades e serviços desses HUs. Selecionados de forma intencional mediante a amostragem não probabilística em bola de neve ou snowball sampling. Para a coleta de dados, aplicou-se a técnica da entrevista com o auxílio de um roteiro semiestruturado (etapa quali) e para a mensuração das competências socioemocionais dos enfermeiros, utilizou-se um questionário do tipo Likert via Google Forms. Os dados foram organizados e tratados com o auxílio dos softwares NVivo e Iramuteq. A análise e interpretação dos achados foi embasada pelos constructos teóricos de Peter Senge, a partir dos três níveis das disciplinas de aprendizagem organizacional (Práticas – Atividades do grupo; Princípios – Entendimento do grupo; Essências – Estado de Ser coletivo). Avaliados segundo as competências socioemocionais nas dimensões da Consciência social, Consciência emocional, Autocontrole emocional, Regulação emocional e Criatividade emocional. A investigação reafirma a Tese que, “A Competência da Liderança pode ser desenvolvida pelos enfermeiros em ambiente hospitalar, principalmente nos HUs”. Os resultados evidenciaram que a prática da liderança pelos enfermeiros encontra-se vinculada ao reconhecimento normativo/valorativo do hospital, que lhes confere o poder ou autoridade para o controle das ações e relações presentes nesses espaços. Do mesmo modo, demonstrou-se que a abordagem política e hegemônica desempenhada por algumas profissões interfere significativamente no desenvolvimento da liderança pela enfermagem, bem como, impede possíveis avanços/melhorias nos serviços, provocando a insatisfação e o adoecimento laboral. A integração e o engajamento dos modelos de lideranças locais, chefias e gestões, refletem as decisões compartilhadas pelos grupos. E, apesar dos investimentos em conhecimentos científicos e tecnológicos, a figura do “líder-chefe”, continua sendo reproduzida e propagada nessa organização.
Abstract: Mixed-method study, linked to the parent project “Hospital management models in nursing: memories of nurses”. Carried out at two different times in the following scenarios: 1st) University Hospitals in Brazil, Spain, and Portugal; 2nd) University Hospital in Northeast Brazil. With the general objective of analyzing the development of leadership by nurses in a university hospital. And, its specific objectives: I - Identify elements of the organizational learning disciplines that are presented by Ibero-American nurses for the development of leadership in university hospitals; II - Assess the socio-emotional competencies of nurses working in a university hospital in Brazil; III - Know the socio-emotional competencies mobilized by nurse leaders during and after facing the covid-19 pandemic in a university hospital; IV - Interpret the meanings attributed to leadership by nurses in a university hospital and; V - Identify the influence of socio-emotional competencies for the development of leadership by nurses in a HU in Brazil. Thirty nurses (eight Brazilian, nine Spanish, and 13 Portuguese) participated in the study in the first phase. In the second phase, 16 Brazilian nurses (qualitative phase) and 112 nurses (quantitative phase) participated. Regarding the participation criteria, both in Phase I and Phase II, the participants corresponded to professionals who work or have worked in the management or in the units and services of these UHs. They were intentionally selected through non-probabilistic snowball sampling. For data collection, the interview technique was applied with the aid of a semi-structured script (qualitative phase) and to measure the socio-emotional skills of the nurses, a Likert-type questionnaire via Google Forms was used. The data were organized and processed with the aid of NVivo and Iramuteq software. The analysis and interpretation of the findings were based on Peter Senge's theoretical constructs, based on the three levels of organizational learning disciplines (Practices – Group Activities; Principles – Group Understanding; Essences – Collective State of Being). They were assessed according to socio-emotional competencies in the dimensions of Social Awareness, Emotional Awareness, Emotional Self-Control, Emotional Regulation and Emotional Creativity. The research reaffirms the Thesis that, “Leadership Competence can be developed by nurses in a hospital environment, mainly in UHs”. The results showed that the practice of leadership by nurses is linked to the normative/valuative recognition of the hospital, which gives them the power or authority to control the actions and relationships present in these spaces. Likewise, it was demonstrated that the political and hegemonic approach carried out by some professions significantly interferes in the development of leadership by nursing, as well as, prevents possible advances/improvements in services, causing dissatisfaction and occupational illness. The integration and engagement of local leadership models, heads and management, reflect the decisions shared by the groups. And, despite investments in scientific and technological knowledge, the figure of the “leader-boss” continues to be reproduced and propagated in this organization.
Estudio de método mixto, vinculado al proyecto matricial “Modelos de gestión hospitalaria en enfermería: memorias de enfermeros”. Realizado en dos momentos diferentes en los siguientes escenarios: 1°) Hospitales Universitarios de Brasil, España y Portugal; 2°) Hospital Universitario del Nordeste de Brasil. Con el objetivo general de analizar el desarrollo del liderazgo por parte del enfermero en un hospital universitario. Y, sus objetivos específicos: I - Identificar elementos de las disciplinas de aprendizaje organizacional que presentan los enfermeros iberoamericanos para el desarrollo del liderazgo en los hospitales universitarios; II - Evaluar las habilidades socioemocionales de enfermeros que actúan en un hospital universitario en Brasil; III- Comprender las habilidades socioemocionales movilizadas por enfermeros líderes durante y después del enfrentamiento a la pandemia de covid-19 en un hospital universitario; IV - Interpretar los significados atribuidos al liderazgo por enfermeros de un hospital universitario y; V - Identificar la influencia de las habilidades socioemocionales en el desarrollo del liderazgo de enfermeros de una HU de Brasil. Inicialmente participaron del estudio 30 enfermeros (ocho brasileños, nueve españoles y 13 portugueses). Y, en el segundo momento, 16 enfermeros brasileños (etapa quali) y 112 enfermeros (etapa cuanti). En relación a los criterios de participación, tanto en el Momento I como en el Momento II, los participantes correspondieron a profesionales que trabajan o trabajan en la gestión o en las unidades y servicios de estas HU. Seleccionado intencionalmente mediante muestreo no probabilístico de bola de nieve. Para la recolección de datos se aplicó la técnica de entrevista con ayuda de un guion semiestructurado (etapa quali) y para medir las habilidades socioemocionales de las enfermeras se utilizó un cuestionario tipo Likert vía Google Forms. Los datos se organizaron y procesaron con la ayuda de los software NVivo e Iramuteq. El análisis e interpretación de los hallazgos se basó en los constructos teóricos de Peter Senge, basados en los tres niveles de disciplinas de aprendizaje organizacional (Prácticas – Actividades grupales; Principios – Comprensión grupal; Esencias – Estado del ser colectivo). Evaluado según habilidades socioemocionales en las dimensiones de Conciencia social, Conciencia emocional, Autocontrol emocional, Regulación emocional y Creatividad emocional. La investigación reafirma la Tesis de que “la competencia de liderazgo puede ser desarrollada por enfermeras en un entorno hospitalario, especialmente en HU”. Los resultados mostraron que la práctica del liderazgo por parte de los enfermeros está vinculada al reconocimiento normativo/evaluativo del hospital, lo que les confiere poder o autoridad para controlar las acciones y relaciones presentes en esos espacios. Asimismo, se demostró que el enfoque político y hegemónico que llevan a cabo algunas profesiones interfiere significativamente en el desarrollo del liderazgo por parte de la enfermería, además de impedir posibles avances/mejoras en los servicios, provocando insatisfacción y enfermedad en el trabajo. La integración y compromiso de los modelos de liderazgo, liderazgo y gestión local reflejan las decisiones compartidas por los grupos. Y, a pesar de las inversiones en conocimiento científico y tecnológico, la figura del “líder en jefe” sigue reproduciéndose y propagándose en esta organización.
Palavras-chave: Liderança
Hospitais Universitários
Enfermagem
Enfermeiras e enfermeiros
Método Misto
Senge, Peter
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: SANTOS, Ises Adriana Reis dos. Desenvolvimento da liderança por enfermeiros em hospitais universitários: análise à luz de Peter Senge. 2024. 227 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40722
Data do documento: 29-Ago-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGENF)

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