dc.relation.references | Alves, M. T. G., Soares, J. F., & Xavier, F. P. (2014). Índice socioeconômico das escolas de
educação básica brasileiras. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação,
22(84), 671–703. https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000300005
Amdurer, E., Boyatzis, R. E., Saatcioglu, A., Smith, M. L., & Taylor, S. N. (2014). Long
term impact of emotional, social and cognitive intelligence competencies and GMAT
on career and life satisfaction and career success. Frontiers in Psychology, 5.
https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.01447
Ballou, D., & Springer, M. G. (2015). Using Student Test Scores to Measure Teacher
Performance: Some Problems in the Design and Implementation of Evaluation
Systems. Educational Researcher, 44(2), 77–86.
https://doi.org/10.3102/0013189X15574904
Bar-On, R. (2002). Inteligência social e emocional: Visões do Emotional Quotient Inventory
(R. C. Costa, Trad.). Em R. Bar-On & J. D. A. Parker (Orgs.), Manual de inteligência
emocional (p. 266–283). Artmed.
Bisquerra, R. (2003). Educación emocional y competencias básicas para la vida. Revista de
Investigación Educativa, 21(1), 7–43.
Bisquerra, R. (2009). La inteligencia emocional y su contexto. Em Psicopedagogía de las
emociones. (p. 117–142). Síntesis.
Bisquerra, R., & Pérez-Escoda, N. (2007). Las competencias emocionales. Educación XX1,
10(1), 61–82. https://doi.org/10.5944/educxx1.1.10.297
Bølstad, E., Koleini, A., Skoe, F. F., Kehoe, C. E., Nygaard, E., & Havighurst, S. S. (2023).
Emotional competence training promotes teachers’ emotion socialization and
classroom environment: Effects from a TIK-in-School pilot study. Mental Health &
Prevention, 30, 200273. https://doi.org/10.1016/j.mhp.2023.200273
Boyatzis, R. E., Goleman, D., & Rhee, K. S. (2002). Agrupando as competências da
inteligência emocional: Visões do emotional competence inventory. Em R. Bar-On &
J. D. A. Parker, Manual de inteligência emocional (p. 252–265). Artmed.
Branco, A. V. (2004). Competência emocional: Um estudo com professores (1o
ed). Quarteto.
Brasil. (1996). Lei de diretrizes e bases da educação nacional, Pub. L. No. 9394.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Campos, E. B. D., & Abbad, G. da S. (2015). Competência no trabalho. Em P. F. Bendassolli
& J. E. Borges-Andrade (Orgs.), Dicionário de psicologia do trabalho e das
organizações (1o
ed, p. 184–193). Casa do Psicólogo.
Carias, I. A., Gondim, S., & Andrade, J. M. de. (2023). Competências Socioemocionais e
Desempenho Contextual de Docentes do Ensino Fundamental. PSICO (PUCRS -
online).
Chiappetta-Santana, L. H. B., Jesuino, A. D. S. A., & Lima-Costa, A. R. (2022). Learning
Motivation, Socioemotional Skills and School Achievement in Elementary School
Students. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3232. https://doi.org/10.1590/1982-
4327e3232
Colli, D. R., & Luna, S. V. de. (2019). Práticas de integração Família-Escola como Preditoras
do Desempenho Escolar de Alunos. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, e186361.
https://doi.org/10.1590/1982-3703003186361
Corcoran, R. P., & Tormey, R. (2013). Does emotional intelligence predict student teachers’
performance? Teaching and Teacher Education, 35, 34–42.
https://doi.org/10.1016/j.tate.2013.04.008
Correia-Almeida, A., & Veiga-Branco, A. (2011). EFEITOS DA FORMAÇÃO EM
EDUCAÇÃO EMOCIONAL NAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS DE
PROFESSORES. Biblioteca Digital do IPB, 16.
Costa, T. A. (2005). A noção de competência enquanto princípio de organização curricular.
Revista Brasileira de Educação, 29, 52–62. https://doi.org/10.1590/S1413-
24782005000200005
Damásio, B. F., & Semente Educação, G. (2017). Mensurando habilidades socioemocionais
de crianças e adolescentes: Desenvolvimento e validação de uma bateria (nota
técnica). Temas em Psicologia, 25(4), 2043–2050. https://doi.org/10.9788/TP2017.4-
24Pt
Ferreira-Costa, R. Q., & Pedro-Silva, N. (2019). Níveis de ansiedade e depressão entre
professores do Ensino Infantil e Fundamental. Pro-Posições, 30, e20160143.
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0143
Fiorilli, C., Albanese, O., Gabola, P., & Pepe, A. (2017). Teachers’ Emotional Competence
and Social Support: Assessing the Mediating Role of Teacher Burnout. Scandinavian
Journal of Educational Research, 61(2), 127–138.
https://doi.org/10.1080/00313831.2015.1119722
Fitzgerald, S. T., Brown, K. M., Sonnega, J. R., & Ewart, C. K. (2005). Early Antecedents of
Adult Work Stress: Social-Emotional Competence and Anger in Adolescence.
Journal of Behavioral Medicine, 28(3), 223–230. https://doi.org/10.1007/s10865-005-
4658-x
Fleith, D. de S. (2016). Criatividade, Motivação para Aprender, Ambiente Familiar e
Superdotação: Um Estudo Comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(spe).
https://doi.org/10.1590/0102-3772e32ne211
Flores, A. S., & Luzuriaga, R. F. (2018). Evaluación del desarrollo de competencias
emocionales en niños preescolares. Debates en Evaluación y Curriculum: Evaluación
2018, 4, 953–963.
Fragoso-Luzuriaga, R. (2015). Inteligencia emocional y competencias emocionales en
educación superior, ¿un mismo concepto? 6(16), 17.
Gondim, S. M. G., Carneiro, L. L., Moscon, D. C. B., & Simões, A. C. A. (2022).
Competências socioemocionais: Bases para o desenvolvimento humano integral em
um mundo de crises. Em M. R. Anastásio & T. Gouvêa (Orgs.), Inteligência
genuinamente humana: Competências globais para a vida e o trabalho agora e no
futuro (p. 75–96). Nelpa.
Gondim, S. M. G., Morais, F. A. de, & Brantes, C. dos A. A. (2014). Competências
socioemocionais: Fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho.
Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 14(4), 394–406.
Guancino, L., Toni, C. G. de S., & Batista, A. P. (2020). Prevenção de Ansiedade Infantil a
partir do Método Friends. Psico-USF, 25(3), 519–531. https://doi.org/10.1590/1413-
82712020250310
Guimarães, T. de A., Bruno-Faria, M. de F., & Brandão, H. P. (2006). Aspectos
metodológicos do diagnóstico de competências em organizações. Em J. E. BorgesAndrade, G. da S. Abbad, & L. Mourão (Orgs.), Treinamento, desenvolvimento e
educação em organizações e trabalho fundamentos para a gestão de pessoas (p. 216–
230). Artmed.
Hansenne, M., & Legrand, J. (2012). Creativity, emotional intelligence, and school
performance in children. International Journal of Educational Research, 53, 264–
268. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2012.03.015
Hodzic, S., Ripoll, P., Lira, E., & Zenasni, F. (2015). Can intervention in emotional
competences increase employability prospects of unemployed adults? Journal of
Vocational Behavior, 88, 28–37. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2015.02.007
IAS, I. A. S. (2014). Competências socioemocionais: Material para discussão. IAS.
Jennings, P. A., Brown, J. L., Frank, J. L., Doyle, S., Oh, Y., Davis, R., Rasheed, D.,
DeWeese, A., DeMauro, A. A., Cham, H., & Greenberg, M. T. (2017). Impacts of the
CARE for Teachers program on teachers’ social and emotional competence and
classroom interactions. Journal of Educational Psychology, 109(7), 1010–1028.
https://doi.org/10.1037/edu0000187
Joseph, D. L., Jin, J., Newman, D. A., & O’Boyle, E. H. (2014). Why does self-reported
emotional intelligence predict job performance? A meta-analytic investigation of
mixed EI. Journal of Applied Psychology, 100(2), 298–342.
https://doi.org/10.1037/a0037681
Lakes, K., Nguyen, H. M., Jones, M., & Schuck, S. E. B. (2019). I Am Me: Adolescent
Perspectives of a School-Based Universal Intervention Program Designed to Promote
Emotional Competence. International Journal of Emotional Education, 11(1), 97–
114.
Lee, J., Yang, Y., & Zuilkowski, S. S. (2019). A multiple‐group confirmatory factor analysis
of teacher perceptions of social and emotional learning in rural Malawi. British
Journal of Educational Psychology, 89(4), 600–615.
https://doi.org/10.1111/bjep.12247
Luna, P., Guerrero, J., & Cejudo, J. (2019). Improving Adolescents’ Subjective Well-Being,
Trait Emotional Intelligence and Social Anxiety through a Programme Based on the
Sport Education Model. International Journal of Environmental Research and Public
Health, 16(10), 1821. https://doi.org/10.3390/ijerph16101821
Luppi, M. A. R., Behrens, M. A., & Prigol, E. L. (2022). Os saberes da complexidade e as
práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, 48, e245243.
https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248245243por
Marchesi, Á. (2021). As emoções dos professores. Em O Bem-Estar Dos Professores:
Competências, Emoções E Valores. Artmed.
Martínez-Chairez, G. I., & Guevara-Araiza, A. (2015). La Evaluación Del Desempeño
Docente. Ra Ximhai, 11(4), 113–124.
Mayer, J. D., Caruso, D. R., & Salovey, P. (1999). Emotional intelligence meets traditional
standards for an intelligence. Intelligence, 27(4), 267–298.
https://doi.org/10.1016/S0160-2896(99)00016-1
Meireles, J., Moreira, A. P. G., & Guzzo, R. S. L. (2021). Do projeto político pedagógico às
práticas cotidianas: Perspectiva psicossocial sobre violência na escola. Revista
Psicologia Política, 21(52), 706–725.
Ministério da Educação, M. (2017). Base Nacional Comum Curricular—Educação é a Base.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
Morais, F. A. de, Gondim, S. M. G., & Palma, E. M. S. (2020). Demandas de trabalho
emocional docente: Um estudo em uma instituição federal de ensino. Quaderns de
Psicologia, 22(1). https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1582
Morente, R. A., Guiu, G. F., Castells, R. R., & Pérez-Escoda, N. (2017). Análisis de la
relación entre competencias emocionales, autoestima,clima de aula, rendimiento
académico y nivel de bienestar en una muestra de escolares de educación
primaria//Analysis of the relationship between emotional competences, selfesteem(...). REOP - Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 28(1), 8–18.
https://doi.org/10.5944/reop.vol.28.num.1.2017.19355
Nogueira, C. M. M., Resende, T. D. F., & Viana, M. J. B. (2015). Escolha do estabelecimento
de ensino, mobilização familiar e desempenho escolar. Revista Brasileira de
Educação, 20(62), 749–772. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206210
Oliveira, A. P. F. D., Souza, M. S. D., Sabino, F. H. D. O., Vicente, A. R., & Carlos, D. M.
(2022). Violência contra crianças e adolescentes e pandemia – Contexto e
possibilidades para profissionais da educação. Escola Anna Nery, 26(spe),
e20210250. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2021-0250
Pereira, A. R. S. (2003). Competências, conhecimentos e valores na concepção curricular do
novo ensino médio. Em C. Matos & Estação Ciência (Universidade de São Paulo)
(Orgs.), Ciência e arte: Imaginário e descoberta (p. 25–33). Terceira Margem :
Estação Ciência, Universidade de São Paulo : Governo do Estado de São Paulo,
Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Pérez-Escoda, N., Filella, G., Alegre, A., & Bisquerra, R. (2012). Developing the emotional
competence of teacher and pupils in school context. Electronic Journal of Research in
Educational Psychology, 10(3), 1183–1208.
Pérez-Escoda, N., Guiu, G. F., Soldevila, A., & Fondevila, A. (2013). Evaluación De Un
Programa De Educación Emocional Para Profesorado De Primaria. Educación XX1,
16(1), 233–253.
Perrenoud, P. (2000). Dez novas competências para ensinar: Convite à viagem (P. C. Ramos,
Trad.). Artmed.
Portnow, S., Downer, J. T., & Brown, J. (2018). Reductions in aggressive behavior within the
context of a universal, social emotional learning program: Classroom- and studentlevel mechanisms. Journal of School Psychology, 68, 38–52.
https://doi.org/10.1016/j.jsp.2017.12.004
Postigo-Zegarra, S., Schoeps, K., Montoya-Castilla, I., & Escartí, A. (2019). Emotional
education program for adolescents (PREDEMA): Evaluation from the perspective of
students and effects on socio-affective competences. Infancia y Aprendizaje, 42(2),
303–336. https://doi.org/10.1080/02103702.2019.1578925
Rentería, E., & Gondim, S. (2019). Da pesquisa-ação a ciência do desenho (disign science):
A validade da pesquisa pratica/intervenção e a produção do conhecimento. Em M. N.
Carvalho & T. Cury-Pollo (Orgs.), Instituições, saúde e sociedade: Contribuições da
Psicologia (p. 61–81). EdUMEG.
Rhoades, B. L., Warren, H. K., Domitrovich, C. E., & Greenberg, M. T. (2011). Examining
the link between preschool social–emotional competence and first grade academic
achievement: The role of attention skills. Early Childhood Research Quarterly, 26(2),
182–191. https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2010.07.003
Ribeiro, D. de F., & Andrade, A. dos S. (2006). A assimetria na relação entre família e escola
pública. Paidéia (Ribeirão Preto), 16(35), 385–394. https://doi.org/10.1590/S0103-
863X2006000300009
Rodríguez-Ledo, C., Hernández, S. O., Pastor, L. C., & Moreno, M. J. C. (2018). Mejora de
las competencias socioemocionales en el aula, con jóvenes de Educación Secundaria,
mediante el programa SEA. Electronic Journal of Research in Education Psychology,
16(46), Artigo 46. https://doi.org/10.25115/ejrep.v16i46.2241
Rubin-Vaughan, A., Pepler, D., Brown, S., & Craig, W. (2011). Quest for the Golden Rule:
An effective social skills promotion and bullying prevention program. Computers &
Education, 56(1), 166–175. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2010.08.009
Saarni, C. (2002). Competência emocional: Uma perspectiva evolutiva. Em R. Bar-On & J.
D. A. Parker, Manual de inteligência emocional (p. 65–80). Artmed.
Santos, B. S., Spagnolo, C., & Stöbaus, C. D. (2018). O desenvolvimento profissional
docente na contemporaneidade: Implicações transformadoras para o ser e para o fazer.
Educação, 41(1), 74. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29721
Santos, D., & Primi, R. (2014). Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar:
Uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas (Resultados
preliminares do Projeto de medição de competências socioemocionais no Rio de
Janeiro). OCDE, SEEDUC, Instituto Ayrton Senna.
Santos, M. dos, Silva, T. F. da, Spadar, G. F., & Nakano, T. de C. (2018). Competências
socioemocionais: Análise da produção científica nacional e internacional.
Competências Socioemocionais: Análise da Produção Científica Nacional e
Internacional, 11, 15.
Schelhorn, I., Lindl, A., & Kuhbandner, C. (2023). Evaluating a training of emotional
competence for pre-service teachers. Teaching and Teacher Education, 123, 103947.
https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103947
Senft, B., Liebhauser, A., Tremschnig, I., Ferijanz, E., & Wladika, W. (2022). Effects of the
COVID-19 Pandemic on Children and Adolescents from the Perspective of Teachers.
Frontiers in Education, 7, 808015. https://doi.org/10.3389/feduc.2022.808015
Simões, E. C., & Cardoso, M. R. A. (2022). Violência contra professores da rede pública e
esgotamento profissional. Ciência & Saúde Coletiva, 27(3), 1039–1048.
https://doi.org/10.1590/1413-81232022273.28912020
Tallamini, E. Z., Patias, N. D., Ferreira, V. R. T., & Wagner, M. F. (2022). Treinamento de
Habilidades Sociais no Contexto Escolar: Revisão Sistemática. Estudos e Pesquisas
em Psicologia, 22(1), 147–163. https://doi.org/10.12957/epp.2022.66484
Taxer, J. L., & Gross, J. J. (2018). Emotion regulation in teachers: The “why” and “how”.
Teaching and Teacher Education, 74, 180–189.
https://doi.org/10.1016/j.tate.2018.05.008
Todos pela educação. (2018). Anuário Brasileiro da Educação Básica: 2018. Moderna.
https://todospelaeducacao.org.br/_uploads/20180824-
Anuario_Educacao_2018_atualizado_WEB.pdf?utm_source=conteudoSite
Vagostello, L., Oliveira, A. de S., Silva, A. M. da, Donofrio, V., & Moreno, T. C. de M.
(2003). Violência doméstica e escola: Um estudo em escolas públicas de São Paulo.
Paidéia (Ribeirão Preto), 13(26), 191–196. https://doi.org/10.1590/S0103-
863X2003000300008
Valenzuela-Santoyo, A. del C., & Portillo-Peñuelas, S. A. (2018). Emotional Intelligence in
Primary Education and Its Relationship with Academic Performance. Revista
Electrónica Educare, 22(3). https://doi.org/10.15359/ree.22-3.11
Yürekli, H., Yiğit, Ö. E., Bulut, O., Lu, M., & Öz, E. (2022). Exploring Factors That Affected
Student Well-Being during the COVID-19 Pandemic: A Comparison of Data-Mining
Approaches. International Journal of Environmental Research and Public Health,
19(18), 11267. https://doi.org/10.3390/ijerph191811267
Referências estudo 2
Carias, I. A., Gondim, S. M. G., Andrade, J. M. de, & Brantes, C. dos A. A. (2022). Medida
de Competências Socioemocionais de Docentes de Ensino Fundamental: Evidências
de Validade. Medida de Competências Socioemocionais de Docentes de Ensino
Fundamental: Evidências de Validade, 21(3), 319–328.
https://doi.org/10.15689/ap.2022.2103.21414.08
Carvalho, R. S. de, & Silva, R. R. D. da. (2017). Currículos socioemocionais, habilidades do
século XXI e o investimento econômico na educação: As novas políticas curriculares
em exame. Educar em Revista, 63, 173–190. https://doi.org/10.1590/0104-
4060.44451
Correia-Almeida, A., & Veiga-Branco, A. (2011). EFEITOS DA FORMAÇÃO EM
EDUCAÇÃO EMOCIONAL NAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS DE
PROFESSORES. Biblioteca Digital do IPB, 16.
Gondim, S. M. G., Carneiro, L. L., Moscon, D. C. B., & Simões, A. C. A. (2022).
Competências socioemocionais: Bases para o desenvolvimento humano integral em
um mundo de crises. Em M. R. Anastásio & T. Gouvêa (Orgs.), Inteligência
genuinamente humana: Competências globais para a vida e o trabalho agora e no
futuro (p. 75–96). Nelpa.
López-Cassá, E. (2016). La educación emocional en la Educación Infantil y Primaria. Em J.
L. Soler, L. Aparicio, O. Díaz, E. Escolano, & A. Rodríguez (Orgs.), Inteligencia
Emocional y Bienestar II: Reflexiones, experiencias profesionales e investigaciones
(1o
ed, p. 557–570). Universidad San Jorge.
Silva, M. M. D. (2022). Crítica à formação de competências socioemocionais na escola.
Revista HISTEDBR On-line, 22, e022013.
https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659871
Referências estudo 3
Abbad, G. da S., Zerbini, T., Carvalho, R. S., & Meneses, P. P. M. (2006). Planejamento
Instrucional em TD&E. Em J. E. Borges-Andrade, G. da S. Abbad, & L. Mourão
(Orgs.), Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho
fundamentos para a gestão de pessoas (p. 289–321). Artmed.
Bloom, B. S., Engelhart, M. D., Furst, E. J., Hill, W. H., & Krathwohl, D. R. (1956).
Taxonomy of educational objectives. The classification of educational goals:
Handbook I the cognitive domain. Longman.
Carias, I. A., Gondim, S. M. G., Andrade, J. M. de, & Brantes, C. dos A. A. (2022). Medida
de Competências Socioemocionais de Docentes de Ensino Fundamental: Evidências
de Validade. Medida de Competências Socioemocionais de Docentes de Ensino
Fundamental: Evidências de Validade, 21(3), 319–328.
https://doi.org/10.15689/ap.2022.2103.21414.08
Referências estudo 4
Aguayo Muela, Á. D. C., & Aguilar-Luzón, M. C. (2017). Principales resultados de
investigación sobre inteligencia emocional en docentes españoles. ReiDoCrea:
Revista electrónica de investigación Docencia Creativa.
https://doi.org/10.30827/Digibug.45497
Alencar, E. M. L. S. de, Fleith, D. de S., Boruchovitch, E., & Borges, C. N. (2015).
Criatividade no Ensino Fundamental: Fatores Inibidores e Facilitadores segundo
Gestores Educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(1), 105–114.
https://doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114
Amabile, T. M. (2012). Big C, Little C, Howard, and Me: Approaches to Understanding
Creativity. https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=42404
Antunes, Q. P., Fernandes, G. N. A., & Lemos, S. M. A. (2022). Aspectos comportamentais e
motivação para aprender: Um estudo com adolescentes do ensino fundamental.
CoDAS, 34(5), e20210119. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021119
APLB, S. (2012). POSIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DO
SALVADOR ACERCA DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ÍNDICE GUIA -
APLB-Sindicato. https://www.aplbsindicato.org.br/posicao-dos-profissionais-daeducacao-do-municipio-do-salvador-acerca-do-instrumento-de-avaliacao-indice-guia/
Atlas.ti Scientific Software (Versão 23.3.4.28863). (2023). [ATLAS.ti window]. Development
GmbH. https://atlasti.com
Averill, J. R. (2002). Inteligência, emoção e criatividade: Da tricotomia à trindade (R. C.
Costa, Trad.). Em R. Bar-On & J. D. A. Parker, Manual de inteligência emocional (p.
207–223). Artmed.
Ballou, D., & Springer, M. G. (2015). Using Student Test Scores to Measure Teacher
Performance: Some Problems in the Design and Implementation of Evaluation
Systems. Educational Researcher, 44(2), 77–86.
https://doi.org/10.3102/0013189X15574904
Bendassolli, P. F. (2012). Desempenho no trabalho: Revisão da literatura. Psicologia
Argumento, 30(300), 171. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5895
Bisquerra, R., & Pérez-Escoda, N. (2007). Las competencias emocionales. Educación XX1,
10(1), 61–82. https://doi.org/10.5944/educxx1.1.10.297
Bølstad, E., Koleini, A., Skoe, F. F., Kehoe, C. E., Nygaard, E., & Havighurst, S. S. (2023).
Emotional competence training promotes teachers’ emotion socialization and
classroom environment: Effects from a TIK-in-School pilot study. Mental Health &
Prevention, 30, 200273. https://doi.org/10.1016/j.mhp.2023.200273
Boruchovitch, E., Santos, A. A. A., & Neves, E. R. (2014). Estudos psicométricos sobre a
escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental.
Casa do Psicólogo.
Brasil. (1996). Lei de diretrizes e bases da educação nacional, Pub. L. No. 9394.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Bruno-Faria, M. de F. (2010). Indicadores de clima para a criatividade no ambiente de
trabalho. Em E. M. L. S. de Alencar, M. de F. Bruno-Faria, & D. de S. Fleith (Orgs.),
Medidas de criatividade: Teoria e prática (p. 113–134). Artmed.
Campos, V. R. V. D., & Leite, S. A. D. S. (2022). Afetividade e aulas remotas em tempos de
pandemia: A questão da distância. Revista NUPEM, 14(32), 260–279.
https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.32.260-279
Carias, I. A., Gondim, S. M. G., Andrade, J. M. de, & Brantes, C. dos A. A. (2022). Medida
de Competências Socioemocionais de Docentes de Ensino Fundamental: Evidências
de Validade. Medida de Competências Socioemocionais de Docentes de Ensino
Fundamental: Evidências de Validade, 21(3), 319–328.
https://doi.org/10.15689/ap.2022.2103.21414.08
Carias, I. A., Guedes Gondim, S. M., & Moura De Andrade, J. (2023). Competências
socioemocionais e desempenho contextual de docentes do ensino fundamental. Psico,
e42143. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.42143
Casiraghi, B., Boruchovitch, E., & Almeida, L. D. S. (2022). Variáveis psicológicas e seu
impacto no rendimento acadêmico no ensino superior. Revista Brasileira de
Educação, 27, e270063. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270063
Castro, A. M. F. de M., Bueno, J. M. H., & Peixoto, E. M. (2021). Socioemotional and
Cognitive Skills: Its Relation to School Performance in Elementary School. Paidéia
(Ribeirão Preto), 31(e3137), 1–9. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3137
Castro, R. E. F. de, & Souza, M. A. de. (2012). Efeitos da agressividade infantil para o
sofrimento psíquico de professores em diferentes momentos de carreira. Estudos de
Psicologia (Natal), 17(2), 265–274. https://doi.org/10.1590/S1413-
294X2012000200010
Castro, F., Gomes, J., & Sousa, F. C. (2012). Do Intelligent Leaders Make a Difference? The
Effect of a Leader’s Emotional Intelligence on Followers’ Creativity: DO
INTELLIGENT LEADERS MAKE A DIFFERENCE? Creativity and Innovation
Management, 21(2), 171–182. https://doi.org/10.1111/j.1467-8691.2012.00636.x
Chiappetta-Santana, L. H. B., Jesuino, A. D. S. A., & Lima-Costa, A. R. (2022). Learning
Motivation, Socioemotional Skills and School Achievement in Elementary School
Students. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3232. https://doi.org/10.1590/1982-
4327e3232
Cualheta, L. P., Abbad, G. da S., & Rodrigues de Lima, M. F. (2022). Does learning happen
and remain stable over time? A longitudinal assessment of entrepreneurship education
using situational judgment tests. The International Journal of Management
Education, 20(3), 100724. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2022.100724
Curci, Lanciano, & Soleti. (2014). Emotions in the Classroom: The Role of Teachers’
Emotional Intelligence Ability in Predicting Students’ Achievement. The American
Journal of Psychology, 127(4), 431. https://doi.org/10.5406/amerjpsyc.127.4.0431
de Waal, F. B. M. (2008). Putting the Altruism Back into Altruism: The Evolution of
Empathy. Annual Review of Psychology, 59(1), 279–300.
https://doi.org/10.1146/annurev.psych.59.103006.093625
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2021). Competência social e habilidades sociais:
Manual teórico-prático (1o
ed). Vozes.
Díaz, E. J. M. (2014). Características, principios y fines de la evaluación del desempeño
docente. Praxis, 10(1), 8. https://doi.org/10.21676/23897856.1355
Estatuto do Magistério de Salvador - BA, LEI COMPLEMENTAR No
36 (2004).
https://leismunicipais.com.br/estatuto-do-magisterio-salvador-ba
Falcone, E. (1999). A avaliação de um programa de treinamento da empatia com
universitários. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 1(1), 23–
32.
Ferreira, E. C., & Pezuk, J. A. (2021). Síndrome de Burn-out: Um olhar para o esgotamento
profissional do docente universitário. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação
Superior (Campinas), 26(2), 483–502. https://doi.org/10.1590/s1414-
40772021000200008
Ferreira, V. S., & Andrade, M. S. (2017). A Relação Professor-Aluno no Ensino Médio:
Percepção do Professor de Escola Pública. Psicologia Escolar e Educacional, 21(2),
245–252. https://doi.org/10.1590/2175-3539201702121111
Ferreira-Costa, R. Q., & Pedro-Silva, N. (2019). Níveis de ansiedade e depressão entre
professores do Ensino Infantil e Fundamental. Pro-Posições, 30, e20160143.
https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0143
Fleith, D. de S. (2010). Avaliação do clima para criatividade em sala de aula. Em E. M. L. S.
de Alencar, M. de F. Bruno-Faria, & D. de S. Fleith (Orgs.), Medidas de criatividade:
Teoria e prática (p. 55–70). Artmed.
Fleith, D. de S. (2016). Criatividade, Motivação para Aprender, Ambiente Familiar e
Superdotação: Um Estudo Comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(spe).
https://doi.org/10.1590/0102-3772e32ne211
Fleith, D. de S., & Alencar, E. M. L. S. de. (2012). Autoconceito e Clima Criativo em Sala de
Aula na percepção de alunos do ensino fundamental. Psico-USF, 17(2), 195–203.
https://doi.org/10.1590/S1413-82712012000200003
Fleith, D. de S., Almeida, L. S., & Peixoto, F. J. B. (2011). Validação da escala clima para
criatividade em sala de aula. Estudos de Psicologia (Campinas), 28(3), 307–314.
https://doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300002
Frye, K. E., Boss, D. L., Anthony, C. J., Du, H., & Xing, W. (2022). Content Analysis of the
CASEL Framework Using K–12 State SEL Standards. School Psychology Review, 51,
1–15. https://doi.org/10.1080/2372966X.2022.2030193
Gaspar, A. (2014). Neurobiologia e Psicologia da Empatia. Povos e Culturas. Cérebro: O que
a Ciência nos Diz!, 159–174.
Góes, N. M., & Boruchovitch, E. (2022). Strategies for regulating motivation and motivation
to learn of High School students. Estudos de Psicologia (Campinas), 39, e210046.
https://doi.org/10.1590/1982-0275202239e210046
Goldenberg, A., Garcia, D., Halperin, E., & Gross, J. J. (2020). Collective Emotions. Current
Directions in Psychological Science, 29(2), 154–160.
https://doi.org/10.1177/0963721420901574
Gondim, S. M. G., Carneiro, L. L., Moscon, D. C. B., & Simões, A. C. A. (2022).
Competências socioemocionais: Bases para o desenvolvimento humano integral em
um mundo de crises. Em M. R. Anastásio & T. Gouvêa (Orgs.), Inteligência
genuinamente humana: Competências globais para a vida e o trabalho agora e no
futuro (p. 75–96). Nelpa.
Gondim, S. M. G., & Silva, N. (2004). Motivação no trabalho. Em J. C. Zanelli, J. E. BorgesAndrade, & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicología, organizações e trabalho no Brasil
(p. 145–176). Artmed.
Guancino, L., Toni, C. G. de S., & Batista, A. P. (2020). Prevenção de Ansiedade Infantil a
partir do Método Friends. Psico-USF, 25(3), 519–531. https://doi.org/10.1590/1413-
82712020250310
Hansenne, M., & Legrand, J. (2012). Creativity, emotional intelligence, and school
performance in children. International Journal of Educational Research, 53, 264–
268. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2012.03.015
Inácio, A. L. M., Boruchovitch, E., Cunha, N. D. B., & Miranda, L. D. R. C. D. (2023).
Predictive Potential of Motivation to Learn in the use of Learning Strategies.
Psicologia: Teoria e Pesquisa, 39(spe), e39nspe02.
https://doi.org/10.1590/0102.3772e39nspe02.en
JASP Team. (2024). JASP (Version 0.18.3)[Computer software] [Software].
Kim, L. E., Dar-Nimrod, I., & MacCann, C. (2018). Teacher personality and teacher
effectiveness in secondary school: Personality predicts teacher support and student
self-efficacy but not academic achievement. Journal of Educational Psychology,
110(3), 309–323. https://doi.org/10.1037/edu0000217
Leahy, R. L., Tirch, D., & Napolitano, L. A. (2013). Regulação emocional em psicoterapia:
Um guia para o terapeuta cognitivo-comportameental (1o
ed). Artmed.
Libório, A. C. O., & Neves, M. M. B. da J. (2010). Interações sociais e clima para
criatividade em sala de aula. Aletheia, 31, 168–183.
Loos-Sant’Ana, H., & Barbosa, P. M. R. (2017). Dando voz às crianças: Percepções acerca
do papel da dimensão afetiva na atividade pedagógica. Revista Brasileira de Estudos
Pedagógicos, 98(249). https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2639
Luna, P., Guerrero, J., & Cejudo, J. (2019). Improving Adolescents’ Subjective Well-Being,
Trait Emotional Intelligence and Social Anxiety through a Programme Based on the
Sport Education Model. International Journal of Environmental Research and Public
Health, 16(10), 1821. https://doi.org/10.3390/ijerph16101821
Luppi, M. A. R., Behrens, M. A., & Prigol, E. L. (2022). Os saberes da complexidade e as
práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, 48, e245243.
https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248245243por
Maieski, S., Oliveira, K. L. de, & Bzuneck, J. A. (2013). Motivação para aprender: O
autorrelato de professores brasileiros e chilenos. Psico-USF, 18(1), 53–64.
https://doi.org/10.1590/S1413-82712013000100007
Marchesi, Á. (2008). As emoções dos professores. Em O Bem-Estar Dos Professores:
Competências, Emoções E Valores. Artmed.
Martínez-Chairez, G. I., & Guevara-Araiza, A. (2015). La Evaluación Del Desempeño
Docente. Ra Ximhai, 11(4), 113–124.
Morais, F. A. de, Gondim, S. M. G., & Palma, E. M. S. (2020). Demandas de trabalho
emocional docente: Um estudo em uma instituição federal de ensino. Quaderns de
Psicologia, 22(1). https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1582
Nakano, T. de C., & Primi, R. (2012). A estrutura fatorial do Teste de Criatividade Figural
Infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28(3), 275–283.
https://doi.org/10.1590/S0102-37722012000300003
Nakano, T. de C., & Wechsler, S. M. (2006). Teste brasileiro de criatividade figural: Proposta
de instrumento. Interamerican Journal of Psychology, 40(1), 103–110.
Noorafshan, L., & Jowkar, B. (2013). The Effect of Emotional Intelligence and Its
Components on Creativity. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 84, 791–795.
https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.06.648
OECD. (2021). Beyond Academic Learning: First Results from the Survey of Social and
Emotional Skills 2019. OECD. https://doi.org/10.1787/92a11084-en
Peixoto, L. S. A., Guedes Gondim, S. M., & Pereira, C. R. (2022). Emotion Regulation,
Stress, and Well-Being in Academic Education: Analyzing the Effect of MindfulnessBased Intervention. Trends in Psychology, 30(1), 33–57.
https://doi.org/10.1007/s43076-021-00092-0
Petrucci, G. W., Borsa, J. C., Barbosa, A. J. G., & Koller, S. H. (2014). Adaptação cultural e
evidências de validade da Escala de Relacionamento Professor-Aluno. Avaliação
Psicológica, 13(1), 133–142.
Petrucci, G. W., Borsa, J. C., Damásio, B. F., & Koller, S. H. (2016). Adaptation and
preliminary validation evidences of the School Climate Questionnaire – Revised,
Elementary and Middle School Version (SCS-MS). Psicologia: Reflexão e Crítica,
29(1), 25. https://doi.org/10.1186/s41155-016-0037-5
Redding, S., & Walberg, H. J. (2015). Indicators of effective SEL practice. Em J. A. Durlak,
C. E. Domitrovich, R. P. Weissberg, & T. P. Gullotta (Orgs.), Handbook of social and
emotional learning: Research and practice (p. 229–243). The Guilford Press.
Rodrigues, M. C., & Silva, R. D. L. M. da. (2012). Avaliação de um programa de promoção
da empatia implementado na educação infantil. Estudos e Pesquisas em Psicologia,
12(1), 59–75. https://doi.org/10.12957/epp.2012.8304
Rufini, S. É., Bzuneck, J. A., & Oliveira, K. L. de. (2012). A qualidade da motivação em
estudantes do ensino fundamental. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(51), 53–62.
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100007
Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Intrinsic and Extrinsic Motivations: Classic Definitions
and New Directions. Contemporary Educational Psychology, 25(1), 54–67.
https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1020
Sainz, M., Soto, G., Almeida, L., Ferrándiz, C., Fernández, M. C., & Ferrando, M. (2011).
Competencias socio-emocionales y creatividad según el nivel de inteligencia. Revista
Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 14(3), 97–106.
Sampaio, L. R., Camino, C. P. dos S., & Roazzi, A. (2009). Revisão de aspectos conceituais,
teóricos e metodológicos da empatia. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(2), 212–
227. https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000200002
Scheirlinckx, J., Van Raemdonck, L., Abrahams, L., Teixeira, K. C., Alves, G., Primi, R.,
John, O. P., & De Fruyt, F. (2023). Social–emotional skills of teachers: Mapping the
content space and defining taxonomy requirements. Frontiers in Education, 8,
1094888. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1094888
Shalley, C. E., & Zhou, J. (2008). Organizational Creativity Research: A Historical
Overview. Em J. Zhou & C. E. Shalley (Orgs.), Handbook of organizational creativity
(p. 3–31). Lawrence Erlbaum Associates.
Silva, C. T., & Marin, A. H. (2019). Emotional Competence, Coping Styles and the Included
Student-Teacher Relationship. Temas em Psicologia, 27(2), 569–583.
https://doi.org/10.9788/TP2019.2-19
Silva, R. A. D., Ventura, S. L. D. A., Soares, I. K., & Truccolo, A. B. (2021). INFLUÊNCIA
DE UM AMBIENTE AFETIVO POSITIVO, EM SALA DE AULA, SOBRE O
ESTADO MOTIVACIONAL DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO. Em D.
L. Gevehr (Org.), Temas da Diversidade: Experiências e Práticas de Pesquisa—
Volume 2 (1o
ed, p. 106–118). Editora Científica Digital.
https://doi.org/10.37885/210404102
Tolentino, J. D. D. L., & Ferreira, A. C. (2020). O ENGAJAMENTO EM UM GRUPO DE
ESTUDOS COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER
MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DE
UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE MINAS GERAIS. REVISTA PARANAENSE
DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9(18), 76–97.
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.76-97
Troitinho, M. da C. R., Silva, I. B. da, Sousa, M. M., Santos, A. D. da S., & Maximino, C.
(2021). Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante
a pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, 19, e00331162.
https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00331
UNESCO. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a
educação. Fundação sm. http://en.unesco.org/futuresofeducation
VENCIMENTOS DOS CARGOS EFETIVOS DO GRUPO MAGISTÉRIO DO
MUNICÍPIO, 8222 (2012). http://leismunicipa.is/tafmk
Vieira, N. S. da C., Prette, Z. A. P. D., Oliveira, A. M., Ribeiro, D. F., Silva, S. F., Raimundo,
E. M., Teodoro, S. C., Freitas, L. C., & Guerra, L. B. (2020). Effects of a Preventive
Intervention of Emotional Regulation in the School Context. Psicologia: Teoria e
Pesquisa, 36, e3639. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3639
Williford, A. P., & Wolcot, C. S. (2015). SEL and student-teacher relationships. Em J. A.
Durlak, C. E. Domitrovich, R. P. Weissberg, & T. P. Gullotta (Orgs.), Handbook of
social and emotional learning: Research and practice (p. 229–243). The Guilford
Press. | pt_BR |