Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliveira Filho, Marcelo Lourenço de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T17:35:12Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T17:35:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
dc.identifier.citation | TERÇA-NADA, Marcelo. Arte Contemporânea e o Campo Expandido da Comida: criação de redes e imaginário crítico sobre sistemas alimentares. 2024. 189f. Dissertação (Mestrado – Artes Visuais). Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal da Bahia, PPGAV-UFBA, Salvador, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40730 | - |
dc.description.abstract | This research investigates how some works of contemporary art have related to food in a systemic way and how they contribute to the formation of a critical and poetic imaginary about food systems. The main works covered have in common that they were created by artist collectives or based on an artist's proposal and realized through a network of collaborators, often involving different publics. The research is divided into two parts: Canteiros [Planting beds] and Fazer junto [Doing it together]. Canteiros explores three historical references from the 1960s to 1980s: the series Inserções em circuitos ideológicos [Insertions into ideological circuits] by Cildo Meireles; Arte de Sistemas from the Argentine conceptualism of CAYC – Centro de Arte y Comunicación (Art and Communication Center); and Joseph Beuys' projects with multiples and food. Fazer junto looks at artistic productions made in Brazil between 2002 and 2019: works by Poro that have to do with food, cooking, graphic imaginary, picnics, street food and public space; works by Thislandyourland collective related to land issues, agri-food incursions, autonomy, harvests and community preparations; and, finally, works by Jorge Menna Barreto that explore the relationship between food-landscape-society, agroforestry, sites and contexts specifics. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Comida | pt_BR |
dc.subject | Imaginário crítico | pt_BR |
dc.subject | Ativismo alimentar | pt_BR |
dc.subject | Arte em rede, sistemas e circuitos | pt_BR |
dc.subject | Colaboração | pt_BR |
dc.subject.other | Contemporary art | pt_BR |
dc.subject.other | Food | pt_BR |
dc.subject.other | Critical imaginary | pt_BR |
dc.subject.other | Food activism | pt_BR |
dc.subject.other | Networked art, systems and circuits | pt_BR |
dc.subject.other | Collaboration | pt_BR |
dc.title | Arte contemporânea e o campo expandido da comida: criação de redes e imaginário crítico sobre sistemas alimentares | pt_BR |
dc.title.alternative | Contemporary art and the expanded field of food: creating networks and critical imaginary about food systems | pt_BR |
dc.title.alternative | L'art contemporain et le champ élargi de la nourriture : création de réseaux et d’imaginaires critiques sur les systèmes alimentaires | pt_BR |
dc.title.alternative | El arte contemporáneo y el campo ampliado de la comida: creación de redes e imaginería crítica de los sistemas alimentarios | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Linke, Ines | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4047445555687884 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Linke, Ines | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4047445555687884 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marquez, Renata | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5169720837544771 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Azevedo, Elaine de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4701333167386596 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-2169-0250 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4779793086354044 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga como algumas obras de arte contemporânea se relacionaram de maneira sistêmica com a comida e como contribuem para a formação de um imaginário crítico e poético sobre sistemas alimentares. As principais obras abordadas têm em comum terem sido criadas por coletivos de artistas ou a partir da proposta de um artista e realizadas através de uma rede de colaboradores, muitas vezes, envolvendo variados públicos. A pesquisa está dividida em duas partes: Canteiros e Fazer junto. Em Canteiros são abordadas três referências históricas das décadas de 1960 a 1980: a série Inserções em circuitos ideológicos de Cildo Meireles; Arte de Sistemas do conceitualismo argentino do CAYC – Centro de Arte y Comunicación (Centro de Arte e Comunicação); e os projetos de Joseph Beuys com múltiplos e alimentos. Em Fazer junto, são abordadas produções artísticas realizadas no Brasil no período entre 2002 e 2019: as obras do Poro que tem relação com alimentos, cozinhar, imaginário gráfico, picnic, comida de rua e espaço público; obras do coletivo Thislandyourland relacionados a questões da terra, incursões agroalimentares, autonomia, colheitas e preparos comunitários; e, por fim, obras de Jorge Menna Barreto que operam as relações entre alimento-paisagem-sociedade, agrofloresta, comida, lugares e contextos específicos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV )
|