Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDourado, Tasso Lapa-
dc.date.accessioned2024-12-04T13:36:04Z-
dc.date.available2024-12-04T13:36:04Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40735-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to investigate the use of audiovisual editing techniques in disinformation campaigns, considering this as a factor that directly interferes with the exercise of citizenship in contemporary times. We started from the issue of the significant use of audiovisual support as a tool in the dissemination of ideas and narratives, where we recognize that its use in disinformation campaigns can be quite problematic. The scenario of the advance of the extreme right in democratic elections and the use of fake/misleading news about SARS-CoV-2, during the pandemic, motivated us to defend the development of one of the many skills that the new generations must have to deal with this problem in a more responsible and autonomous way, generating an audiovisual literacy that is directly related to the way in which individuals inform themselves in times of networked society. This theoretical research has the main objective of demonstrating how editing techniques are used in disinformation campaigns. To this end, we used authors from different areas of knowledge, with emphasis on Nelson Pretto and Guillermo Orozco who deal with the use of technologies and media in the area of ​​Education; Massimo Di Felice and Egle Muller Spinelli in the approach to the ideas of digital citizenship in the area of Communication; and Walter Murch in what concerns the theory of audiovisual editing. This work demonstrates how editing techniques are used to misinform and that the practice of video editing is one of the possible paths to audiovisual literacy, which will strengthen more critical citizen action in confronting disinformation campaigns.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectEducação audiovisualpt_BR
dc.subjectCidadania digitalpt_BR
dc.subjectEnsino audiovisualpt_BR
dc.subjectAudiovisual - Criaçãopt_BR
dc.subject.otherDigital LIteracypt_BR
dc.subject.otherDesinformationpt_BR
dc.subject.otheraudiovisual educationpt_BR
dc.subject.otherdigital citizenshippt_BR
dc.titleO uso das técnicas de edição de vídeos em campanhas de desinformaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe use of video editing techniques in disinformation campaignspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTEpt_BR
dc.contributor.advisor1Pretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8152-8963pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504621070252946pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Leonardo Fernandes-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2929-1115pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7141811368487014pt_BR
dc.contributor.referee2Jardim, Gustavo da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8468197677105384pt_BR
dc.contributor.referee3Bonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0137-6363pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730520955520609pt_BR
dc.contributor.referee4Pinheiro, Daniel Silva-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-6563-2795pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8563512075032249pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9158-6833pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1153217404399472pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação teve por objetivo investigar o uso das técnicas de edição audiovisual em campanhas de desinformação, considerando isso como um fator que interfere diretamente no exercício da cidadania na contemporaneidade. Partimos da questão da expressiva utilização do suporte audiovisual como uma ferramenta na disseminação de ideais e narrativas, onde reconhecemos que sua utilização em campanhas de desinformação pode ser bastante problemática. O cenário de avanço da extrema direita em eleições democráticas e o uso de notícias falsas/enganosas sobre o SARS-CoV-02, durante a pandemia, nos motivou a defender o desenvolvimento de uma das diversas habilidades que as novas gerações devem possuir para lidarem com esse problema de forma mais responsável e autônoma, gerando um letramento audiovisual que se relaciona diretamente com a forma como os indivíduos se informam em tempos de sociedade em rede. Esta pesquisa teórica têm seu objetivo principal de demonstrar como as técnicas de edição são utilizadas em campanhas de desinformação. Neste intuito, utilizamos autores de diferentes áreas do conhecimento, com ênfase em Nelson Pretto e Guillermo Orozco que tratam do uso de tecnologias e mídia na área da Educação; Massimo Di Felice e Egle Muller Spinelli na abordagem das ideias de cidadania digital na área da Comunicação; e Walter Murch no que tange à teoria da montagem audiovisual. Esse trabalho demonstra como as técnicas de edição são utilizadas para desinformar e que a prática da edição de vídeos é um dos possíveis caminhos para um letramento audiovisual, que fortalecerá uma atuação cidadã mais crítica no enfrentamento das campanhas de desinformação.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Tasso Dourado - FINAL - 20241203.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.