Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliveira, Gessica Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T10:48:04Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T10:48:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40753 | - |
dc.description.abstract | This work was carried out with the main objective of investigating the effectiveness of the Muse
Channel in mediating museum content for the digital public, using Instagram as the central platform
for dissemination and interaction. The associated objectives were to report on the theoretical
foundations used based on the theme; the actions developed since the Channel was built; the
strategies and challenges encountered during development. In order to expand mediation using
Instagram as the main platform, interviews were conducted with museum professionals and
questionnaires were made available to the digital public via an online form. Mapping of social
media profiles that already disseminate similar museological or cultural content, such as the
Instagram pages of the Museum of Archaeology and Ethnology of the Federal University of Bahia
(MAE) and Musealizemais, was used to establish a research methodology, so that it would be
possible to analyze and understand museological communication and cultural mediation with the
digital public proposed by these pages. This choice is justified by the fact that a digital TV channel
is versatile, innovative in terms of access, interactivity and compatible with new forms of
disseminating cultural content, as well as being an alternative for museums. After the audiovisual
recording of two episodes was completed, and the questionnaires provided. This work was carried
out with the main objective, questionnaires made available to Instagram followers, and it was
concluded that the Muse Channel has the potential for continuity, constituting an exciting and
promising media product. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação museal | pt_BR |
dc.subject | Cibermuseologia | pt_BR |
dc.subject | TV digital | pt_BR |
dc.subject | Mediação de conteúdo museológico | pt_BR |
dc.subject.other | Museal communication | pt_BR |
dc.subject.other | Cybermuseology | pt_BR |
dc.subject.other | Digital TV | pt_BR |
dc.subject.other | Dissemination of museological content | pt_BR |
dc.title | Canal da Musa: um canal de TV digital para a mediação de conteúdo museológico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, José Cláudio Alves de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2887-2025 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8556052856793278 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Rita de cassia da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7369127117378262 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Machado, Andrea de Matos | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-5430-7970 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6311980330681924 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, José Cláudio Alves de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8556052856793278 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9979405157858056 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi realizado com o objetivo principal, investigar a eficácia do Canal da Musa
na mediação de conteúdos museológicos para o público digital, utilizando o Instagram
como plataforma central de divulgação e interação. Como objetivos associados estiveram
presentes o relato dos fundamentos teóricos utilizados com base no tema; as ações
desenvolvidas desde a construção do Canal ; as estratégias e desafios encontrados ao longo
do desenvolvimento. Visando ampliar a mediação utilizando o Instagram como plataforma
principal, foi realizado entrevistas a profissionais da área museológica e a disponibilização
de questionários para o público digital através de formulário online. Utilizou-se o
mapeamento de perfis de mídias sociais que já atuam na divulgação de conteúdos
museológicos ou culturais similares, como as páginas do Instagram do Museu de
Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (MAE) e Musealizemais,
compreendendo um estabelecimento de uma metodologia de pesquisa, para que fosse
possível analisar e compreender a comunicação museológica e mediação cultural com o
público digital proposto por essas páginas. Justifica-se essa escolha devido ao fato de um
canal de TV Digital, conter uma essência versátil, inovadora quanto ao acesso,
interatividade, e ser compatível como novas formas de difusão de conteúdos culturais,
além de alternativa a atuação museológica. Após a concretização da gravação audiovisual
de dois episódios, e os questionários disponibilizados aos seguidores do Instagram,
concluiu-se que o Canal da Musa tem potencial para uma continuidade, constituindo-se um
produto mediático instigante e promissor. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
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dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | MUSEOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUSEU)
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