Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Gessica Marques-
dc.date.accessioned2024-12-10T10:48:04Z-
dc.date.available2024-12-10T10:48:04Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40753-
dc.description.abstractThis work was carried out with the main objective of investigating the effectiveness of the Muse Channel in mediating museum content for the digital public, using Instagram as the central platform for dissemination and interaction. The associated objectives were to report on the theoretical foundations used based on the theme; the actions developed since the Channel was built; the strategies and challenges encountered during development. In order to expand mediation using Instagram as the main platform, interviews were conducted with museum professionals and questionnaires were made available to the digital public via an online form. Mapping of social media profiles that already disseminate similar museological or cultural content, such as the Instagram pages of the Museum of Archaeology and Ethnology of the Federal University of Bahia (MAE) and Musealizemais, was used to establish a research methodology, so that it would be possible to analyze and understand museological communication and cultural mediation with the digital public proposed by these pages. This choice is justified by the fact that a digital TV channel is versatile, innovative in terms of access, interactivity and compatible with new forms of disseminating cultural content, as well as being an alternative for museums. After the audiovisual recording of two episodes was completed, and the questionnaires provided. This work was carried out with the main objective, questionnaires made available to Instagram followers, and it was concluded that the Muse Channel has the potential for continuity, constituting an exciting and promising media product.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação musealpt_BR
dc.subjectCibermuseologiapt_BR
dc.subjectTV digitalpt_BR
dc.subjectMediação de conteúdo museológicopt_BR
dc.subject.otherMuseal communicationpt_BR
dc.subject.otherCybermuseologypt_BR
dc.subject.otherDigital TVpt_BR
dc.subject.otherDissemination of museological contentpt_BR
dc.titleCanal da Musa: um canal de TV digital para a mediação de conteúdo museológicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, José Cláudio Alves de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2887-2025pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8556052856793278pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rita de cassia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7369127117378262pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Andrea de Matos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5430-7970pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6311980330681924pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, José Cláudio Alves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8556052856793278pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9979405157858056pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado com o objetivo principal, investigar a eficácia do Canal da Musa na mediação de conteúdos museológicos para o público digital, utilizando o Instagram como plataforma central de divulgação e interação. Como objetivos associados estiveram presentes o relato dos fundamentos teóricos utilizados com base no tema; as ações desenvolvidas desde a construção do Canal ; as estratégias e desafios encontrados ao longo do desenvolvimento. Visando ampliar a mediação utilizando o Instagram como plataforma principal, foi realizado entrevistas a profissionais da área museológica e a disponibilização de questionários para o público digital através de formulário online. Utilizou-se o mapeamento de perfis de mídias sociais que já atuam na divulgação de conteúdos museológicos ou culturais similares, como as páginas do Instagram do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (MAE) e Musealizemais, compreendendo um estabelecimento de uma metodologia de pesquisa, para que fosse possível analisar e compreender a comunicação museológica e mediação cultural com o público digital proposto por essas páginas. Justifica-se essa escolha devido ao fato de um canal de TV Digital, conter uma essência versátil, inovadora quanto ao acesso, interatividade, e ser compatível como novas formas de difusão de conteúdos culturais, além de alternativa a atuação museológica. Após a concretização da gravação audiovisual de dois episódios, e os questionários disponibilizados aos seguidores do Instagram, concluiu-se que o Canal da Musa tem potencial para uma continuidade, constituindo-se um produto mediático instigante e promissor.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesCURY, Marília Xavier. Novas perspectivas para a comunicação museológica e os desafios da pesquisa de recepção de museus. In: . Reflexividade em Museologia. São Paulo: Editora Museu, 2020. p. 55-78. CURY, Marília Xavier. Comunicação Museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. DESVALLÉES, A.; MAIRESSE, F. (Orgs.). Conceitos-chave de Museologia. Tradução. de SOARES, B. B.; CURY, M. X. São Paulo, 2013. Disponível em: <https://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2014/03/PDF_Conceitos-Chave-deMuseologia.pdf>. Acesso em: nov. 2023. DE FREITAS, Nivaldo Alexandre . Museus, Experiência e Mediação Interativa na era digital . Revista Estudos Culturais, 7, 53-68. 2022. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34. São Paulo,1997. 246 p. Disponível em:https://mundonativodigital.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/03/ciberculturapierre-levy.pdf. Acesso em : jul.2024. MAGALDI, Monique B.; BRULON, Bruno; SANCHES, Marcela. Cibermuseologia: as diferentes definições de museus eletrônicos e a sua relação com o virtual. In: MAGALDI, Monique B.; BRITO, Clóvis Carvalho (Org.). Museus & museologia: desafios de um campo interdisciplinar. Brasília: FCI-UnB, 2018. p. 135-155.> acesso em: maio de 2024. MACIEL, G. L. L.; NASCIMENTO, S. S. do. Educação a Comunicação Museal: a emissão de rádio Papo de Criança. Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 89-108, 2015. DOI: 10.26512/museologia.v3i6.16731. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16731>. Acesso em: 7 nov. 2023. MUCHACHO, Maria Da Silva Proença . Museu e os novos media: A redefinição dos espaços museológicos. Revista Lusófona de Educação, 57, 83-94 doi: 10.24140/issn.1645- 7250.rle57.06. Lisboa, 2009. TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa; NERY, Vanda Cunha Albieri. Para entender as teorias da comunicação. Uberlândia MG: Edufu, 2009.BRASIL. Lei n. 7.287, de 18 de dezembro de 1984. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Museólogo. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 dez. 1984. CARVALHO, José Carlos. Museologia e Cibercultura. Revista Brasileira de Museologia, v. 4, n. 1, p. 24-38, 2014. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Declara fim da emergência em saúde pública de importância nacional pela COVID-19. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/ptbr/assuntos/noticias/2022/abril/ministerio-da-saude-declara-fim-da-emergencia-em-saudepublica-de-importancia-nacional-pela-covid-19>. Acesso em: nov. 2023. PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. 8. ed. rev. e atual. Salvador/BA: EDUFBA, 2013. 286 p.> Acesso em : jan.2024. FREITAS SILVA, Marcelo Hugo; ARIGONI COELHO, Priscila. Tecnologia e mediação interativa: uma perspectiva museológica contemporânea sistematizada na psicologia da educação. Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 10, n. Especial, p. 68–92, 2021. DOI: 10.26512/museologia.v10iEspecial.37323. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/37323. Acesso em: 12 set. 2024. DOHMANN, Marina. Museologia e Cultura Material. Revista de Museologia e Patrimônio Cultural, v. 2, n. 1, p. 65-82, 2010.pt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseMUSEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUSEU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gessica_tcc_final_assinado.pdf949,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.