https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40768
Tipo: | Tese |
Título: | Gestão do conhecimento para a segurança do paciente em contexto hospitalar durante a pandemia da COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Knowledge management for patient safety in a hospital context during the COVID 19 pandemic Gestión del conocimiento para la seguridad del paciente en el contexto hospitalario durante la pandemia COVID 19 |
Autor(es): | Silvia, Maria do Espirito Santo da |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Josicelia Dumet |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fernandes, Josicélia Dumet |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rados, Gregório Jean Varvakis |
metadata.dc.contributor.referee3: | Bezerra, Ana Lúcia Queiroz |
metadata.dc.contributor.referee4: | Reis, Almerinda Luedy |
metadata.dc.contributor.referee5: | Santana, Neuranildes |
Resumo: | A Gestão do Conhecimento é um conjunto de estratégias e metodologias empresariais que visa gerenciar o conhecimento individual do profissional na organização a fim de tornar o conhecimento coletivo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas de gestão do conhecimento de gestoras para promoção da segurança do paciente em contexto hospitalar durante a pandemia da pandemia da COVID 19. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com abordagem exploratória. É proveniente de projeto matriz intitulado Gestão do Conhecimento Estratégico e da Segurança do Paciente para o Desenvolvimento dos Profissionais e das Organizações de Saúde, integrado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração de Serviços de Enfermagem, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Utilizou-se da técnica de entrevista semiestruturada e as informações foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo defendida por Bardin, sendo apoiado pelo software webQDA®. Participaram do estudo 30 gestoras. No que tange as ações de GC efetivadas pelas gestoras para promoção da segurança do paciente, verificou-se que desenvolvem a aquisição, produção, aplicação e compartilhamento do conhecimento, sem essas serem sistematizadas, contudo, não revelam o conhecimento adequado sobre o significado de cada uma delas. Com os resultados da análise elencou-se quatro categorias e onze subcategorias: Aquisição do Conhecimento (subcategorias: capacitação profissional no contexto da pandemia, conhecimento gerado por materiais científicos, leitura de normas técnicas, processo interativo entre colaboradores); Produção do Conhecimento (Subcategoria: Construção de novos protocolos); Aplicação do Conhecimento (subcategorias: Normas e rotinas, Treinamento de pacientes e acompanhantes e Treinamento de profissionais) e Compartilhamento do Conhecimento (subcategorias: Promoção de atividades Educativas, Criação de Canais Digitais e Produção de Relatos Científicos e Técnicos). Os resultados do presente estudo revelam que a gestão do conhecimento é aplicada nas organizações, indicando que as gestoras realizaram ações gerenciais para proporcionar o compartilhamento de informações e conhecimentos, ao realizarem atividades educativas pertinentes às necessidades exigidas pelo período pandêmico, mesmo considerando o pouco domínio delas quanto a temática. Desse modo, considera-se a gestão do conhecimento, como uma estratégia importante na promoção da segurança do paciente nas organizações hospitalares, em períodos pandêmicos ou não, conduzida por gestoras, e observando a necessidade de adotar uma teoria de suporte adequada para atingir os objetivos propostos. Nesse sentido, sugerimos às gestoras contemplarem o desenvolvimento da GC em seus planejamentos estratégicos e promoverem oportunidades para capacitação de profissionais sobre práticas de GC para aprimorar e criar habilidades para as gestoras desenvolverem seus pares. |
Abstract: | Knowledge Management is a set of business strategies and methodologies that aim to manage
the individual knowledge of professionals in the organization in order to make knowledge
collective. Therefore, this study aims to analyze the knowledge management practices of
managers to promote patient safety in a hospital context during the COVID 19 pandemic. This
is a qualitative study with an exploratory approach. It comes from a parent project entitled
Strategic Knowledge Management and Patient Safety for the Development of Professionals and
Health Organizations, integrated with the Study and Research Group in Nursing Services
Administration, of the Postgraduate Program in Nursing and Health of the School of Nursing
of the Federal University of Bahia. The semi-structured interview technique was used and the
information was analyzed through Content Analysis advocated by Bardin, supported by the
webQDA® software. Thirty managers participated in the study. Regarding the GC actions
carried out by managers to promote patient safety, it was found that they develop the
acquisition, production, application and sharing of knowledge, without these being
systematized, however, they do not reveal adequate knowledge about the meaning of each of
them. With the results of the analysis, four categories and eleven subcategories were listed:
Knowledge Acquisition (subcategories: professional training in the context of the pandemic,
knowledge generated by scientific materials, reading of technical standards, interactive process
between employees); Knowledge Production (Subcategory: Construction of new protocols);
Knowledge Application (subcategories: Standards and routines, Training of patients and
companions and Training of professionals) and Knowledge Sharing (subcategories: Promotion
of Educational Activities, Creation of Digital Channels and Production of Scientific and
Technical Reports). The results of this study reveal that knowledge management is applied in
organizations, indicating that managers carried out managerial actions to provide information
and knowledge sharing, by carrying out educational activities relevant to the needs required by
the pandemic period, even considering their little knowledge on the subject. Thus, knowledge
management is considered an important strategy in promoting patient safety in hospital
organizations, in pandemic periods or not, conducted by managers, and observing the need to
adopt an adequate support theory to achieve the proposed objectives. In this sense, we suggest
that managers consider the development of KM in their strategic planning and promote
opportunities for training professionals on KM practices to improve and create skills for
managers to develop their peers. La Gestión del Conocimiento es un conjunto de estrategias y metodologías empresariales que tienen como objetivo gestionar el conocimiento profesional individual en la organización con el fin de hacer conocimiento colectivo. Por tanto, el objetivo general de este trabajo es analizar las prácticas de gestión del conocimiento de los directivos para promover la seguridad del paciente en un contexto hospitalario durante la pandemia de COVID 19. Se trata de un estudio cualitativo, con enfoque exploratorio. Surge de un proyecto matricial titulado Gestión Estratégica del Conocimiento y Seguridad del Paciente para el Desarrollo de Profesionales y Organizaciones de Salud, integrado en el Grupo de Estudio e Investigación en Administración de Servicios de Enfermería, del Programa de Posgrado en Enfermería y Salud de la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal. Universidad de Bahía. Se utilizó la técnica de entrevista semiestructurada y la información se analizó mediante Análisis de Contenido propugnado por Bardin, apoyado en el software webQDA®. En el estudio participaron 30 directivos. Respecto a las acciones de GC que realizan los directivos para promover la seguridad del paciente, se encontró que desarrollan la adquisición, producción, aplicación e intercambio de conocimientos, sin que estos estén sistematizados, sin embargo, no revelan conocimientos adecuados sobre el significado de cada uno de ellos. a ellos. Con los resultados del análisis se enumeraron cuatro categorías y once subcategorías: Adquisición de Conocimiento (subcategorías: formación profesional en el contexto de la pandemia, conocimiento generado por materiales científicos, lectura de normas técnicas, proceso interactivo entre empleados); Producción de Conocimiento (Subcategoría: Construcción de nuevos protocolos); Aplicación del Conocimiento (subcategorías: Estándares y rutinas, Formación de pacientes y acompañantes y Formación de profesionales) e Intercambio de Conocimientos (subcategorías: Promoción de actividades Educativas, Creación de Canales Digitales y Elaboración de Informes Científicos y Técnicos). Los resultados del presente estudio revelan que la gestión del conocimiento se aplica en las organizaciones, indicando que los directivos realizaron acciones gerenciales para propiciar el intercambio de información y conocimientos, al realizar actividades educativas relevantes a las necesidades requeridas por el período de pandemia, incluso considerando su carencia. de conocimiento respecto al tema. De esta manera, la gestión del conocimiento es considerada como una estrategia importante en la promoción de la seguridad del paciente en las organizaciones hospitalarias, en períodos de pandemia o no, realizada por los gestores, y observándose la necesidad de adoptar una teoría de apoyo adecuada para alcanzar los objetivos propuestos. En este sentido, sugerimos que los gerentes consideren el desarrollo de la KM en su planificación estratégica y promuevan oportunidades para capacitar a los profesionales en prácticas de KM para mejorar y crear habilidades para que los gerentes desarrollen a sus pares. |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Segurança do paciente COVID-19 Pandemias |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Enfermagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) |
Citação: | SILVA, Maria do Espírito Santo da. Gestão do conhecimento para a segurança do paciente em contexto hospitalar durante a pandemia da COVID-19. 2024. 153 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40768 |
Data do documento: | 29-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGENF) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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