Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDa Silva Zacarias, Vinícius Santos-
dc.date.accessioned2024-12-16T23:40:57Z-
dc.date.available2024-12-16-
dc.date.available2024-12-16T23:40:57Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40781-
dc.description.abstractThis ethnography engages with a network of racialized social actors shaping the sex-diverse cultural scene in the Old Center of Salvador. Inspired by multidisciplinary performance studies and drawing on two native categories that shape the moral zone of downtown Salvador - termed fechação and cena quente - I weave together dramatic, allegorical, and memorable scripts, which are enmeshed in a diverse web of signs that traverse the performative identities and social lives of these actors. With this aim, I articulate hybrid and critical aspects of the social agency of participants in the viadeiro on Avenida Sete de Setembro during the Dois de Julho Parade in Salvador; artists and regulars of the gay enclaves on Rua Carlos Gomes; and emblematic figures who circulate in the surroundings of the Pelourinho. The work aims to create a theoretical, memorial, and fabulative record of the cultural scene in the Old Center of Salvador. It was observed that its social actors, marked by stigmas of race, sexuality, and class, seek to represent locally and nationally rooted alternatives of resistance to various forms of subalternity. These actors are distinguished by processes related to identity affirmation and political disputes shaped within this field. From an empirical perspective, I understand that the cena quente, a generator of talent within the ambiguous and deteriorated social fabric in the Old Center of Salvador, also produces conflicts and contradictions, oscillating diffusely between histories of glory and decay, consequences of the unequivocal structural inequalities of contemporary society.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectCena Quentept_BR
dc.subjectCentro Antigo de Salvadorpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subject.otherEthnographypt_BR
dc.subject.otherCena Quentept_BR
dc.subject.otherOld Center of Salvadorpt_BR
dc.subject.otherPerformancept_BR
dc.titleEtnografia da "cena quente": dramas, campos e alegorias no Centro Antigo de Salvadorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinho, Osmundo Santos de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7943108749679220pt_BR
dc.contributor.referee1Pinho, Osmundo Santos de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7943108749679220pt_BR
dc.contributor.referee2Da Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246819454433878pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Maria Andrea dos Santos Soares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1221109091620338pt_BR
dc.contributor.referee4Soliva, Thiago Barcelos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2642131679749557pt_BR
dc.contributor.referee5Poe, Watufani Mtafuta Kkweli-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7980-3599pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5444707088001633pt_BR
dc.description.resumoEtnografia sobre uma rede de atores sociais racializados que compõem a cena cultural sexodiversa no Centro Antigo de Salvador. Inspirado nos estudos multidisciplinares de performance e a partir das categorias nativas, definidores da zona moral do centro da cidade, intitulados fechação e cena quente, conjugo roteiros dramáticos, alegóricos e memoráveis, envoltos numa diversificada teia de signos, que perpassam as identidades performáticas e a vida social destes atores. Para isso, articulo aspectos híbridos e críticos da agência social dos partícipes do viadeiro na Avenida Sete de Setembro, durante o Cortejo do Dois de Julho em Salvador; artistas e frequentadores dos redutos gays da Rua Carlos Gomes; e personalidades emblemáticas que circulam nas intermediações do Pelourinho. O trabalho tem como objetivo confeccionar um registro teórico, memorial e fabulativo da cena cultural no Centro Antigo de Salvador. Observou-se, portanto, que seus atores sociais, marcados por estigmas de raça, sexualidade e classe, buscam representar alternativas locais e nacionalmente enraizadas de resistência às diferentes formas de subalternidade, sendo diferenciados por processos relativos à afirmação identitária e às disputas políticas conformadas no campo. A partir da perspectiva empírica, compreendo que a cena quente, geradora de talentos neste tecido ambíguo e degradado do Centro Antigo de Salvador, consequentemente, também produz conflitos, contradições e difusamente oscila entre históricos de glória e decadência, efeitos das inequívocas desigualdades estruturais contemporâneas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PÓS-AFRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Etnografia da Cena Quente - Vinicius Santos da Silva Zacarias.pdfEtnografia sobre uma rede de atores sociais racializados que compõem a cena cultural sexodiversa no Centro Antigo de Salvador5,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.