https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40784
Tipo: | Tese |
Título: | Formação e currículo nos cursos de Enfermagem da Uneb: por uma pedagogia da corporeidade |
Autor(es): | Lago, Sueli Bonfim |
Primeiro Orientador: | Barreto, Maria Raidalva Nery |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Reis, Leonardo Rangel dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Urbanir Santana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Merces, Magno Conceição das |
metadata.dc.contributor.referee3: | Rodrigues, Eder Pereira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Ribeiro, Silvar Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee5: | Benevides, Clicia Maria de Jesus |
Resumo: | A investigação acerca do corpo é muito presente na cultura do ocidente. Os desdobramentos desta temática se desenvolveram muito no século XX, e nos últimos anos têm sido muito recorrentes, na filosofia, na antropologia, na educação etc. Na filosofia do século XX, a partir dos estudos de Merleau-Ponty e da sua noção de corpo-próprio, o estudo do corpo configurou se como corporeidade. Essa noção rejeita a ideia do corpo reduzido ao organismo (biológico), como entidade passiva, que se coloca como informante da consciência acerca das percepções advindas da realidade externa, separando assim, mundo e consciência do mundo. A área de saúde tem o corpo como seu objeto de estudo e cuidado, e vem sendo criticada, na medida em que parece ainda manter um comprometimento com a visão biofisiológica, o que nos levou a analisar os documentos oficiais do curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, e problematizar as seguintes questões: i) Admitindo-se que o tema da corporeidade seja relevante para a formação, como este tema está presente, distribuído nas matrizes curriculares dos cursos de Enfermagem? ii) Como está estabelecido o sentido de corpo e suas possibilidades enquanto conceito de corporeidade na formação em Enfermagem? iii) A visão do modelo biofisiológico é mantida nas disciplinas curriculares? Nesse sentido, a formação em Enfermagem conduz a uma prática do cuidado, mantendo, ou refutando essa visão? Questiona, problematiza, ou não considera como relevante? A pesquisa será conduzida, a partir das análises dos Planos Pedagógicos do Curso – PPC e das matrizes curriculares dos cursos de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, tendo como objetivo elencar quais sentidos de corpo/corporeidade estão presentes ou ausentes e, também, analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do curso, e, se, nesse documento, há alguma orientação acerca da abordagem das questões vinculadas às discussões sobre corporeidade, que problematiza os paradigmas científicos de base racionalista. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, e, recorreu-se à análise de conteúdo e à análise do discurso para inferência e interpretação dos dados, além da aplicação do software IRAMUTEQ, para balizar as análises realizadas nos documentos. Os resultados obtidos com as analises dos documentos, revelou que ainda não estão presentes discussões sobre corporeidade e suas implicações epistemológicas no Projeto Pedagógico do Curso - PPC. Destaca-se que a abordagem sobre o corpo encontrada nos documentos foi de natureza biofisiológica e em apenas um dos três cursos é aludido a relação entre corpo e cultura. Nas DCN também não foi destacado discussões sobre corporeidade que impacta diretamente nos pressupostos epistemológicos que irão repercutir no cuidado e na estrutura dos modelos adotados de saúde. Admite-se assim, que a formação e a construção curricular do curso, prescinde de uma abordagem que perpasse por uma “pedagogia da corporeidade”, uma vez que, a discussão hodierna já é muita vasta no que concerne as mudanças paradigmáticas que impactam na epistemologia quando se considera a condição do sujeito encarnado como primordial para se pensar a própria possibilidade do conhecimento. |
Abstract: | Research into the body is very present in Western culture. The developments of this theme developed a lot in the 20th century, and in recent years they have been very recurrent, in philosophy, anthropology, education, etc. In 20th century philosophy, based on the studies of Merleau-Ponty and his notion of the body itself, the study of the body was configured as corporeality. This notion rejects the idea of the body reduced to the organismo (biological), as a passive entity, which positions itself as informing consciousness about perceptions arising from external reality, thus separating the world and consciousness from the world. The health area has the body as its object of study and care, and has been criticized, as it still seems to maintain a commitment to the biophysiological vision, which led us to analyze the official documents of the nursing course at the University of State of Bahia – UNEB, and problematize the following questions: i) Admitting that the theme of corporeality is relevant to training, how is this theme present, distributed in the curricular matrices of Nursing courses? ii) How is the sense of body and its possibilities established as a concept of corporeality in nursing training? iii) Is the view of the biophysiological model maintained in the curricular subjects? In this sense, does nursing training lead to a practice of care, maintaining or refuting this vision? Does it question, problematize, or not consider it relevant? The research will be conducted, based on the analysis of the Course Pedagogical Plans – PPC and the curricular matrices of the Bachelor of Nursing courses at the University of State of Bahia – UNEB, with the objective of listing which senses of body/corporeality are present or absent and , also, analyze the National Curricular Guidelines – DCN, of the course, and, if, in this document, there is any guidance on the approach to issues linked to discussions about corporeality, which problematizes rationalist based scientific paradigms. The methodology used was the case study, and content analysis and discourse analysis were used for inference and interpretation of data, in addition to the application of the IRAMUTEQ software, to guide the analyzes carried out on the documents. The results obtained from the analysis of the documentation reveal that discussions about corporeality and its epistemological implications are not yet present in the Pedagogical Project of the Course - PPC. It is noteworthy that the approach to the body identified in these documents was biophysiological in nature. Only one of the three courses addressed the relationship between body and culture. The DCN also did not highlight discussions about corporeality, which directly impacts the epistemological assumptions that will support the structure to be adopted by health models. It is therefore admitted that the training and curricular construction of the course does not require an approach that involves a “pedagogy of corporeality”, since today's discussion is already very broad regarding the paradigmatic changes that impact on epistemology, where the condition of the individual is considered primordial for ellaborating about the very possibility of knowledge. |
Palavras-chave: | Enfermagem Corporeidade Critica ao cognitivismo Formação Curriculo |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40784 |
Data do documento: | 1-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGDC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE- com ficha catalográfica.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.