https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40787
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão de enfermeiras na aplicação do conhecimento para a segurança do paciente |
Título(s) alternativo(s): | Nursing management in the application of knowledge towards patient safety |
Autor(es): | Santos, Kathlene Rocha dos |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Josicélia Dumêt |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santana, Neuranides |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Giselle Alves da Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Elaine Andrade Leal |
metadata.dc.contributor.referee4: | Fernandes, Josicélia Dumêt |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa que tem por objetivo geral conhecer as estratégias gerenciais realizadas pelas enfermeiras gestoras na aplicação do conhecimento para a segurança do paciente. Estudo qualitativo, descritivo-exploratório, realizado com 10 enfermeiras gestoras de unidades de terapia intensiva de dois hospitais públicos de ensino, do nordeste brasileiro. Os critérios de inclusão foram: ser enfermeira e ocupar cargo de gestão em unidade de terapia intensiva e, como critérios de exclusão, afastamentos por férias, licenças e recusa em participar do estudo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, entre julho e setembro de 2023, através de um instrumento semiestruturado, adaptado e testado previamente. Após aplicação do termo de consentimento livre e esclarecido, realizou-se a coleta de dados, nas datas e locais de escolha das participantes, pela pesquisadora e por uma estudante de enfermagem, devidamente treinada, do último semestre de graduação. Os dados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo de Bardin que consta das etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A pesquisa foi aprovada sob o Parecer nº 5.168.134 e foram adotados todos os princípios da ética em pesquisa. Após análise, emergiram três categorias e suas respectivas subcategorias: Categoria I – Sensibilizam os profissionais da equipe para aplicação do conhecimento e duas subcategorias: Valorizam o aspecto pessoal, profissional e o trabalho em equipe; promovem o acolhimento e o comprometimento dos profissionais. Categoria II – Utilizam de recursos intra e extra organizacionais para a capacitação dos profissionais e duas subcategorias: Identificam as necessidades de capacitação individual e coletiva da equipe; e utilizam estratégias pedagógicas diversificadas para capacitar os profissionais e se auto capacitar. Categoria III - Viabilizam condições para aplicação do conhecimento nas práticas laborais da equipe e três subcategorias: Utilizam instrumentos normativos e técnico-científicos na prática assistencial; monitoram a equipe na utilização de novos conhecimentos; e compartilham o conhecimento nas práticas assistenciais. Conclui-se que as gestoras de enfermagem coordenam a aplicação do conhecimento para a segurança do paciente através das estratégias de sensibilização, capacitação em serviço e monitoramento contínuo dos processos de trabalho da equipe. Tais estratégias têm contribuído para o desenvolvimento de um ambiente profícuo ao aprendizado, ao surgimento de inovações e alcance das metas organizacionais, através da aquisição e compartilhamento de conhecimento. No entanto, não se evidenciou a intencionalidade e nem a percepção de que essas estratégias são pertinentes a um processo de gestão do conhecimento organizacional. Desse modo, considera-se fundamental potencializar às gestoras maior entendimento sobre a importância de conduzir a equipe para transformar o conhecimento individual em ação coletiva utilizando o planejamento estratégico que, ao ser aplicado sistematicamente, promove a segurança do paciente, melhorias no desenvolvimento dos serviços, crescimento profissional e organizacional. |
Abstract: | The general objective of this research is to learn about the management strategies that nurse managers employ to apply knowledge towards patient safety. This is a qualitative, descriptive-exploratory study carried out with 10 nurses who manage intensive care units in two public teaching hospitals in northeastern Brazil. The inclusion criteria specified that participants must be nurses holding management positions in an intensive care unit, and the exclusion criteria included being on vacation or leave and declining to participate in the study. Semi-structured interviews were carried out from July to September 2023 using an adapted and tested semi-structured instrument. After filling out the free and informed consent form, data collection took place on dates and at places chosen by the participants, conducted by the researcher and a duly trained nursing student from the last semester of her undergraduate course. The data was analyzed according to Bardin's content analysis method, which comprises the following steps: pre-analysis, material exploration, and results processing. The study received approval under Report No. 5.168.134, adhering to all ethical research principles. After analysis, three categories and their respective subcategories emerged. Category I – They raise awareness among the team's professionals to apply knowledge – has two subcategories: They value the personal, professional and teamwork aspects; and They promote welcoming and commitment among professionals. Category II – They use intra- and extra-organizational resources to train professionals – is divided in two subcategories: They identify the team's individual and collective training needs; and They use diversified pedagogical strategies to train professionals and to train themselves. Category III – They enable conditions for the application of knowledge in the team's work practices – encompass three subcategories: They use normative and technical-scientific instruments in care practice; They monitor the team in the use of new knowledge; and They share knowledge in care practices. It is concluded that nurse managers coordinate the application of knowledge towards patient safety through awareness-raising strategies, in-service training and continuous monitoring of the team's work processes. These strategies have been fostering a learning conducive environment, sparking innovation, and realizing organizational objectives by facilitating the acquisition and dissemination of knowledge. Nevertheless, there was no evidence of their intentionality or perception that these strategies are pertinent to an organizational knowledge management process. It is therefore essential to provide managers with a greater understanding of the importance of leading the team to transform individual knowledge into collective action using strategic planning. When applied systematically, such planning is able to promote patient safety, improvements in the development of services, and both professional and organizational growth. |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Gestão em enfermagem Gestão em saúde Enfermeiras Segurança do paciente Unidade de terapia intensiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Enfermagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) |
Citação: | SANTOS, Kathlene Rocha dos. Gestão de enfermeiras na aplicação do conhecimento para a segurança do paciente. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40787 |
Data do documento: | 5-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGENF) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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