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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40793
Tipo: Dissertação
Título: “Elas que se bancam”: uma contextualização radical da mulher negra no pagodão
Título(s) alternativo(s): “They cover themselves”: a radical contextualization of Black women in pagodão
Autor(es): Barbosa, Amanda Gomes da Silva
Primeiro Orientador: Gomes, Itania Maria Mota
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Itania Maria Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Fernanda Mauricio da
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroz, Rafael Pinto Ferreira de
Resumo: Essa dissertação propõe uma contextualização radical da mulher negra no pagodão a partir da própria experiência da autora, localizada em Salvador, por uma perspectiva que articula os estudos culturais e os feminismos negros. A hipótese inicial é que diversas temporalidades e engajamentos identitários e afetivos (GOMES; ANTUNES, 2019) são articulados com/nos/a partir de corpos racializados e generificados no Brasil, e o pagodão aparece como lugar de disputa, conformação e atravessamento desses engajamentos. Tomamos contextualização radical (GROSBERG, 2010) como aporte teórico-metodológico que busca, a partir da articulação, desarticulação e rearticulação de contextos, as possibilidades de transformação social. Assumimos engajamentos afetivos como “organizados nas e por meio das práticas discursivas e culturais, mobilizando engajamentos políticos” (FARIAS, 2021). Investigando o pagodão e suas articulações com engajamentos identitários (de raça, gênero e sexualidade) a partir dos feminismos negros (COLLINS, 2019; hooks, 2019; NASCIMENTO, 2021; LORDE, 2020; DAVIS, 2016; GONZALEZ, 2020), veremos como ele é mobilizado pelo confronto com expectativas de respeitabilidade e moralidade ocidentais, brancas e coloniais, e, ao mesmo tempo, pode reiterar comportamentos cisheteronormativos e de hipersexualização de mulheres negras. A trajetória e as produções do grupo A Dama e sua vocalista Alanna Sarah são nossas entradas analíticas. Propomos uma análise a partir da figura da mucama, trazida por Lélia Gonzalez (2020), que se espirala em duas outras noções: a de doméstica e a de mulata, que, na contemporaneidade, em reconfigurações a partir de figuras como a piriguete e a empreendedora, deixam ver disputas afetivas em torno de ideias como sucesso, empoderamento, visibilidade e liberdade sexual. Assim, para contextualizar radicalmente a mulher negra no pagodão, a partir da própria experiência da pesquisadora em Salvador e analisando elementos de diversas temporalidades que o pagodão articula – como proposto por Raymond Williams (1979) – e os afetos que engajam e que são mobilizados por A Dama e por outras artistas femininas que são convocadas no exercício da articulação, relacionamos uma ampla diversidade de materiais: músicas e letras; dados demográficos; videoclipes; entrevistas; comentários, posts, memes, vídeos e outras publicações online feitas por ouvintes; registros de shows ao vivo; arquivos de portais dedicados ao gênero; dentre outros. Deste modo, investigamos as relações entre feminismos negros, disputas identitárias, história, economia, política e cultura na contemporaneidade, articuladas em torno do pagodão da Bahia, para pensar as possibilidades de ser mulher negra em Salvador e como compreendê-las e rearticulá-las enquanto melhores possibilidades de vida – plena e livre.
Abstract: This dissertation proposes a radical contextualization of black women in pagodão from the author's own experience, located in Salvador, from a perspective that articulates cultural studies and Black feminisms. The initial hypothesis is that different temporalities and identitarian and affective engagements (GOMES; ANTUNES, 2019) are articulated with/by/through racialized and gendered bodies in Brazil, and pagodão appears as a place of struggle, conformation and intersection of these engagements. We take radical contextualization (GROSBERG, 2010) as a theoretical-methodological approach that seeks the possibilities of social transformation through the articulation, disarticulation and rearticulation of contexts. We assume affective engagements as “organized in and through discursive and cultural practices, mobilizing political engagements” (FARIAS, 2021). Investigating pagodão and its articulations with identity engagements (of race, gender and sexuality) from the perspective of Black feminisms (COLLINS, 2019; hooks, 2019; NASCIMENTO, 2021; LORDE, 2020; DAVIS, 2016; GONZALEZ, 2020), we will see how it is mobilized by a confrontation with Western, white and colonial expectations of respectability and morality, and, at the same time, it can reiterate cisheteronormative behaviours and the hypersexualization of Black women. We propose an analysis based on the figure of the mucama, introduced by Lélia Gonzalez (2020), which is spun into two other notions: the maid and the mulata, which, in contemporary times, reconfigured in figures such as the piriguete and the businesswoman, allow us to see affective struggles around ideas such as success, empowerment, visibility and sexual freedom. Thus, in order to radically contextualize Black women in pagodão, based on the researcher's own experience in Salvador and analysing elements from different temporalities that pagodão articulates – as proposed by Raymond Williams (1979) – and the affects that engage and are mobilized by A Dama and other female artists who are summoned in the exercise of articulation, we have connected a wide range of materials: music and lyrics; demographic data; music videos; interviews; comments, posts, memes, videos and other online publications made by audience members; recordings of live shows; archives of websites dedicated to the genre; among other materials. In this way, we investigate the relationships between Black feminisms, identity struggles, history, economics, politics and culture in contemporary times, articulated around pagodão in Bahia, in order to think about the possibilities of being a Black woman in Salvador, and how to understand and rearticulate them as better possibilities for life – full and free.
Palavras-chave: Contextualização radical
Feminismo negro
Pagodão
Afetos
Mulheres negras
Comunicação e cultura
Mulheres negras - Música - Salvador (BA)
Feministas negras - Salvador (BA)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
Citação: BARBOSA, Amanda Gomes da Silva. “Elas que se bancam”: uma contextualização radical da mulher negra no pagodão. 2024. 212 f. il. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40793
Data do documento: 27-Fev-2024
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