https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40809
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma análise de Atividades de Estudo e Pesquisa (AEPs) com futuros professores de Educação Física no âmbito inclusivo com o objeto do saber Jogo |
Título(s) alternativo(s): | An analysis of Study and Research Activities (AEPs in portuguese) with future Physical Education teachers in the inclusive scope with the object of knowledge Game |
Autor(es): | Souza, Amanda Santana de |
Primeiro Orientador: | Farias, Luiz Márcio dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos Júnior, Cláudio de Lira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Goulart, Jany Santos Souza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Suzana Alves Nogueira |
Resumo: | A Educação Física, ao incorporar os elementos da cultura corporal como parte de seu conteúdo, oferece diversas oportunidades de ensino. Diante da diversidade presente na realidade escolar, os professores têm inúmeras possibilidades para explorar ao planejar o trabalho praxeológico na aula de Educação Física em um contexto inclusivo. Dessa forma, a pergunta de investigação deste estudo emerge: como as Atividades de Estudo e Pesquisa (AEPs) para um contexto de aulas inclusivas com alunos com deficiência visual, a partir do modelo CRIE, podem potencializar as praxeologias dos futuros professores de Educação Física ao trabalharem com o Jogo? Assim, neste estudo tem-se como objetivo analisar como as Atividades de Estudo e Pesquisa (AEPs), para um âmbito de aulas inclusivas com alunos com deficiência visual, através do modelo CRIE, podem favorecer as praxeologias dos futuros professores de Educação Física trabalhando com o Jogo. Fundamentado na Teoria Antropológica do Didático (TAD), no estudo visou-se revelar as praxeologias envolvidas no ensino do Jogo para um contexto de alunos com deficiência visual. Neste sentido, nos sustentaremos na TAD como metodologia e na utilização de Atividades de Estudo e Pesquisa (AEPs) para experimentação do estudo; também foi utilizado o Modelo Didático CRIE de Referência. O estudo apresenta abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa tem como participantes os futuros professores, que são acadêmicos a partir do 5º semestre do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A produção de dados foi desenvolvida por meio de questionário aberto, diário de bordo, gravação de áudio e vídeo e AEPs. Com a realização deste estudo, foi possível identificar como as AEPs, juntamente com o Modelo Didático CRIE de Referência, podem possibilitar a vivência efetiva da inclusão nas aulas de Educação Física. Além disso, foi possível perceber as praxeologias presentes na ação dos futuros professores de Educação Física, utilizando o modelo através da TAD e da dialética dos ostensivos e não-ostensivos. Também foi possível constatar as possibilidades de trabalho inclusivo com o conteúdo Jogo para as aulas de Educação Física. |
Abstract: | By incorporating elements of body culture as part of its content, Physical Education offers a variety of teaching opportunities. Faced with the diversity present in school reality, teachers have countless possibilities to explore when planning praxeological work in Physical Education classes in an inclusive context. Thus, the research question of this study emerges: how can Study and Research Activities (AEPs in portuguese) for an inclusive classroom context with visually impaired students, based on the CRIE model, enhance the praxeologies of future Physical Education teachers when working with the Game? The aim of this study is to analyze how the Study and Research Activities (AEPs), for an inclusive classroom context with visually impaired students, through the CRIE model, can favor the praxeologies of future Physical Education teachers working with the Game. Based on the Anthropological Theory of the Didactic (TAD in portuguese), the study aimed to reveal the praxeologies involved in teaching the Game to visually impaired students. In this sense, we relied on ADT as a methodology and on the use of Study and Research Activities (SRAs) to experiment with the study; the CRIE Didactic Reference Model was also used. The study has a qualitative approach. The participants in the research scenario are future teachers, who are students from the 5th semester of the Physical Education degree course at the State University of Feira de Santana (UEFS). Data was collected using an open-ended questionnaire, a logbook, audio and video recordings and AEPs. By carrying out this study, it was possible to identify how the AEPs, together with the CRIE Didactic Reference Model, can make it possible to effectively experience inclusion in Physical Education classes. In addition, it was possible to perceive the praxeologies present in the actions of future Physical Education teachers, using the model through TAD and the dialectic of ostensive and non-ostensive. It was also possible to see the possibilities for inclusive work with the Game content in Physical Education classes. |
Palavras-chave: | Praxeologias Educação Física Inclusão Teoria Antropológica do Didático Ostensivos e Não-Ostensivos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Citação: | SOUZA, Amanda Santana de. Uma Análise de Atividades de Estudo e Pesquisa (AEPs) com Futuros Professores de Educação Física no Âmbito Inclusivo com o Objeto do Saber Jogo. 2024. Orientador: Luiz Márcio Santos Farias. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40809 |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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