Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Izabella Baldoíno-
dc.date.accessioned2025-01-07T13:40:38Z-
dc.date.available2025-01-07T13:40:38Z-
dc.date.issued2024-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40825-
dc.description.abstractThe proposal of this master's research arises from the need to integrate a critical reading of my social context into my compositional practice, stemming from my background and work in music. In contrast to methods and theories of composition that neglect the connections between musical creation and the various realms of meaning that surround it, I have proposed actively involving in my composing those whom I have referred to as my peers women who have become references for reshaping the modes of my composing. Thus, my main objective has been to construct chains of sonic meaning that engage with the discourses of women whose socio-cultural trajectories resonate with mine. Within the scope of artistic research, the central method for realizing these processes, experimentally proposed within composition studies, is the creation of sound portraits. These serve as pathways for constructing a representation within the sonic domain. Having chosen Carolina Maria de Jesus as the central figure, I describe here the process of creating a sound portrait of the writer. Among the outcomes are the construction of four musical pieces, two of which were part of an initial attempt to explore possibilities for the application of the method, and the other two forming the work "Carolina Maria de Jesus in Fragment and Fable," which lends its title to this study and is divided into an acousmatic and an instrumental version. Reflections on the creation of these works culminate in the maturation of processes and in the development of concepts and ideas surrounding the nature of the portrait. Here, I also reflect on the already crystallized general representations that have been made about Carolina and touch upon the implications of creating a musical perspective around the writer in my own work.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcomposição musicalpt_BR
dc.subjectretrato sonoropt_BR
dc.subjectrepresentação em músicapt_BR
dc.subjectCarolina Maria de Jesuspt_BR
dc.subject.othermusical compositionpt_BR
dc.subject.othersound portraitpt_BR
dc.subject.otherrepresentation in musicpt_BR
dc.subject.otherCarolina Maria de Jesuspt_BR
dc.titleCarolina Maria de Jesus em Fragmento e Fábula: um experimento de composição de retrato sonoropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Paulo Costa-
dc.contributor.referee1Lima, Paulo Costa-
dc.contributor.referee2Espinheira, Alexandre Mascarenhas-
dc.contributor.referee3Domenici, Catarina Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2544052269187346pt_BR
dc.description.resumoA proposta desta pesquisa de mestrado nasce da necessidade de inserir uma leitura crítica do meu contexto social na minha prática composicional, advinda do meu trajeto de formação e atuação em música. Em oposição a métodos e teorias de composição que negligenciam os elos entre a criação musical e outros tantos universos de sentido que os cercam, propus envolver ativamente no meu compor aquelas que tenho chamado de minhas pares, mulheres que se tornaram referências para uma reconfiguração dos modos deste meu compor. Assim, tive como objetivo principal construir cadeias de sentido sonoras que dialogassem com os discursos de mulheres com as quais me identifico por suas trajetórias socioculturais. Dentro do recorte da pesquisa artística, o método central para a realização destes processos, proposto de maneira experimental na área de estudos em composição, é a criação de retratos sonoros, que se apresentam como vias para a construção de uma representação no âmbito sonoro. Tendo escolhido como personagem principal Carolina Maria de Jesus, relato aqui o trajeto de construção de um retrato sonoro da escritora. Entre os resultados estão a construção de quatro peças musicais, sendo duas delas parte de uma tentativa inicial de compreender possibilidades para a aplicação do método e as outras duas parte da obra "Carolina Maria de Jesus em Fragmento e Fábula", que dá título a este trabalho e está dividida em uma versão acusmática e outra instrumental. As reflexões em torno da criação destas obras culminam na maturação dos processos e na criação de designações e noções que circundam a natureza do retrato. Aqui, reflito também sobre já cristalizadas representações gerais que têm sido feitas em torno de Carolina e toco em consequências do meu próprio trabalho: ou seja, nas implicações da criação de uma perspectiva musical em torno da escritora.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Izabella Baldoíno Almeida.pdf32,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.