Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40839
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)
Título: DO SAMBA DURO AO PAGODE ELETRÔNICO: Uma análise das transformações no arranjo de base do pagodão entre 1997 e 2017
Autor(es): Coelho Neto, Irênio de Cerqueira Paes
Primeiro Orientador: Scott Junior, Rowney Archibald
metadata.dc.contributor.referee1: Benedito, Celso José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Magno Sobrinho, Roberto Martins
metadata.dc.contributor.referee3: Vargas, Alexandre Siles
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão Final é composto por: um Memorial Descritivo referente à minha história como músico, minha relação com o pagodão e também à minha trajetória no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA (PPGPROM); um Artigo Científico contendo as análises dos arranjos de base de duas faixas de diferentes vertentes/períodos do pagodão, um recorte da minha pesquisa; e uma descrição do Produto Final da pesquisa apresentado (Uma série em podcast com seis episódios). Este trabalho justifica-se por cumprir o requisito para a obtenção do grau de Mestre em Música na área de Educação Musical, e tem como objetivo a produção de uma série de podcasts, traçando um breve panorama histórico do pagodão, bem como analisando os arranjos de base de músicas de diferentes períodos/vertentes do mesmo, tendo como marco inicial o disco É O Tchan do Brasil, do grupo É O Tchan, lançado em 1997, e como marco final o single Elas Gostam, lançado em 2017 pela banda ATTOOXXA. Este trabalho busca oferecer informações relevantes para estudantes, produtores musicais, músicos, pesquisadores e até mesmo para o público geral, apreciador do pagodão em toda sua diversidade e riqueza musical, detalhando as características dos arranjos de base de cada vertente.
Abstract: This Final Conclusion Work is composed of: a Descriptive Memorial referring to my history as a musician, my relationship with pagodão and also my trajectory in the Professional Postgraduate Program in Music at UFBA (PPGPROM); a Scientific Article containing analyzes of the basic arrangements of two tracks from different aspects/periods of pagodão, an excerpt from my research; and a description of the Final Product of the research presented (A podcast series with six episodes). This work is justified by fulfilling the requirement to obtain the degree of Master in Music in the area of Musical Education, and aims to produce a series of podcasts, outlining a brief historical overview of pagodão, as well as analyzing the arrangements of based on songs from different periods/strands of the same period, with the album É O Tchan do Brasil, by the group É O Tchan, released in 1997, as its starting point, and the single Elas Gostom, released in 2017 by the band ATTOOXXA, as its final milestone. This work seeks to offer relevant information for students, music producers, musicians, researchers and even for the general public, lovers of pagodão in all its diversity and musical richness, detailing the characteristics of the basic arrangements of each aspect.
Palavras-chave: Pagodão, Arranjo de Base, Samba Duro, Samba de Roda, Clave
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40839
Data do documento: 7-Jan-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF_IRENIO_NETO_FINAL.pdfDO SAMBA DURO AO PAGODE ELETRÔNICO: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ARRANJO DE BASE DO PAGODÃO ENTRE 1997 E 20174,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.