Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSanto, Deise Luz do Espírito-
dc.date.accessioned2025-01-10T20:34:39Z-
dc.date.available2025-01-10T20:34:39Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40876-
dc.description.abstractThis study reflects on the contribution of information mediation and reading mediation to the development of social protagonism in the context of the School Library of the José de Freitas Mascarenhas High School, in conjunction with the elective discipline “Reading on stage: Book Club”. Regarding the methodology, this is a descriptive research, with the adoption of the case study method, associated with participatory research. The techniques adopted for data collection were direct observation, focus groups and interviews. Content analysis was used to analyze the data. The analysis of the experiences developed and observed allowed us to conclude that the implicit and explicit information mediation actions carried out in the context of the School Library revitalization project and the discipline “Book Club” considered the scope of the dimensions of information mediation (dialogical, aesthetic, formative, ethical and political) for its development. It was also concluded that perceptions were expressed among the participants of the actions that they have repercussions for the development of social protagonism. Therefore, it is necessary that the information mediation actions occur consciously, considering the scope of these dimensions, in order to promote the appropriation of information and also to support the subjects in the development of social protagonism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectbiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectmediação da informaçãopt_BR
dc.subjectmediação da leiturapt_BR
dc.subjectprotagonismopt_BR
dc.subject.otherschool librarypt_BR
dc.subject.otherinformation mediationpt_BR
dc.subject.otherreading mediationpt_BR
dc.subject.otherprotagonismpt_BR
dc.titleMediando a informação e a leitura para o protagonismo socialpt_BR
dc.title.alternativeMediating information and reading for social protagonismpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Henriette Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0013890432793373pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Henriette Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0013890432793373pt_BR
dc.contributor.referee2Bortolin, Sueli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9391057804931698pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Raquel do Rosário-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7598251938338379pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8558414366245056pt_BR
dc.description.resumoO trabalho reflete sobre a contribuição da mediação da informação e da mediação da leitura para o desenvolvimento do protagonismo social, no cenário da Biblioteca Escolar do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, em articulação com a disciplina eletiva “Leitura Encena: Clube do Livro”. No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa de nível descritivo, com a adoção do método do estudo de caso, associado à pesquisa participante. Como técnicas para a coleta de dados foram adotadas a observação direta, a realização de grupos focais e de entrevistas. Para analisar os dados, foi empregada a análise de conteúdo. A análise das experiências desenvolvidas e observadas permitiu concluir que as ações de mediação implícita e explícita da informação realizadas no contexto do Projeto de revitalização da Biblioteca Escolar, e da disciplina “Clube do Livro”, levaram em conta o alcance das dimensões da mediação da informação (dialógica, estética, formativa, ética e política) para o seu desenvolvimento. Concluiu-se ainda que foram manifestadas percepções, entre os participantes das ações, de que elas repercutem para o desenvolvimento do protagonismo social. Portanto, é preciso que as ações de mediação da informação ocorram de forma consciente, tendo em vista o alcance destas dimensões, a fim de promover a apropriação da informação e também de apoiar os sujeitos no desenvolvimento do protagonismo social.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DEISE LUZ VERSÃO FINAL 07.01.25.pdf9,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.