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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40892
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de anatomia na educação médica do século XIX: da Escola de Cirurgia à Faculdade de Medicina da Bahia (1808-1861)
Autor(es): Albano, Ana Lúcia da Silva
Primeiro Orientador: Rocha, Marcelo Nunes Dourado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Teixeira, Carmen Fontes
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Marcelo Nunes Dourado
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Carmen Fontes
metadata.dc.contributor.referee3: Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
metadata.dc.contributor.referee4: Edler, Flavio Coelho
metadata.dc.contributor.referee5: Jacobina, Ronaldo Ribeiro
Resumo: O ensino médico no Brasil teve início, oficialmente, em 1808 com a chegada da família real portuguesa e a criação, na Cidade do Salvador, da Escola de Cirurgia da Bahia em 18 de fevereiro de 1808, instalada no Hospital Real Militar. A Escola foi criada por Carta Régia a partir da solicitação feita pelo Dr. Joze Correa Picanço, cirurgião da Real Câmara. Nas décadas seguintes, o curso de cirurgia instalado na Bahia passou por significativas mudanças estruturais, tendo vivenciado seis arquiteturas acadêmicas ao longo do século XIX, adquirindo novas denominações de Academia Médico-Cirúrgica da Bahia (ou Colégio Médico-Cirúrgico), depois Faculdade de Medicina da Bahia, mas com o ensino de anatomia presente desde os primórdios do curso médico. Neste sentido, a pesquisa teve por objetivo geral compreender, através da análise de documentação institucional, o processo de ensino dos conhecimentos de anatomia no curso médico da Bahia. Para tanto, foi definido um recorte temporal entre 1808 e 1861, cobrindo desde a criação do curso até a aposentadoria de Jonathas Abbott, que regeu a cátedra de Anatomia Descritiva na FMB por 36 anos. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa documental, fazendo o uso de 34 fontes primárias, entre documentos institucionais e registros individuais produzidos por professores e alunos. O marco teórico do estudo foi baseado no trabalho de García (1972), a partir do qual estabelecemos categorias para a análise das fontes: a) estrutura do processo de ensino-aprendizagem; b) agentes das práticas de ensino; c) processo de ensino-aprendizagem; d) finalidade do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados e sua análise apontam para uma influência francesa no ensino de anatomia na Faculdade de Medicina da Bahia neste período através da atuação de Jonathas Abbott que, apesar de oriundo do Colégio Médico-Cirúrgico da Bahia, fez especialização na Europa, notadamente na França, e foi responsável por sistematizar e implementar uma metodologia de estudo/ensino baseada na dissecação de cadáveres como meio principal para a obtenção dos conhecimentos anatômicos. Essa formação influenciou Abbott diretamente na definição dos conteúdos específicos e na escolha dos métodos utilizados nas aulas de anatomia, assim como na finalidade do ensino almejada por ele no âmbito da cátedra. Os resultados evidenciam ainda a dinâmica das atividades voltadas para o ensino-aprendizagem de anatomia, como a indicação de pessoal (professores catedráticos, substitutos e preparadores), aquisição de instrumentos de ensino o estabelecimento e manutenção de espaços de aulas práticas e teóricas.
Abstract: Medical education in Brazil officially began in 1808 with the arrival of the Portuguese royal family and the creation, in the city of Salvador, of the Bahia School of Surgery on February 18, 1808, installed at the Royal Military Hospital. The School was created by Royal Charter following a request made by Dr. Joze Correa Picanço, surgeon at the Royal Chamber. In the following decades, the surgery course installed in Bahia underwent significant structural changes, having experienced six academic architectures throughout the 19th century, acquiring new names: Academia Médico-Cirúrgica da Bahia (or Colégio Médico-Cirúrgico), later Faculty of Medicine of Bahia, but with the teaching of anatomy present since the beginning of the medical course. In this sense, the research had the general objective of understanding, through the analysis of institutional documentation, the process of teaching anatomy knowledge in the medical course in Bahia. To this end, a time frame was defined between 1808 and 1861, covering from the creation of the course to the retirement of Jonathas Abbott, who held the chair of Descriptive Anatomy at the FMB for 36 years. As a methodology, documentary research was used, using 34 primary sources, including institutional documents and individual records produced by teachers and students. The theoretical framework of the study was based on the work of García (1972), from which we established categories for the analysis of sources: a) structure of the teaching-learning process; b) agents of teaching practices; c) teachinglearning process; d) purpose of the teaching-learning process. The results and their analysis point to a French influence in the teaching of anatomy at the Faculty of Medicine of Bahia in this period through the work of Jonathas Abbott who, despite coming from the Colégio MédicoCirúrgico da Bahia, specialized in Europe, notably in France, and was responsible for systematizing and implementing a study/teaching methodology based on the dissection of cadavers as the main means of obtaining anatomical knowledge. This training directly influenced Abbott in the definition of specific content and the choice of methods used in anatomy classes, as well as in the teaching purpose sought by him within the scope of the chair. The results also highlight the dynamics of activities aimed at teaching and learning anatomy, such as appointing staff (full professors, substitutes and trainers), acquiring teaching instruments and establishing and maintaining spaces for practical and theoretical classes.
Palavras-chave: Anatomia - Estudo e ensino – História
Educação médica - Bahia – História
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
Citação: ALBANO, Ana Lúcia. Ensino de anatomia na educação médica do século XIX: da Escola de Cirurgia à Faculdade de Medicina da Bahia (1808-1861). 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40892
Data do documento: 9-Dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

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