Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40900
Tipo: Dissertação
Título: Educação somática: um caminho pelos estados de criança (fomos - estamos - cuidamos)
Autor(es): Franco, Manoela Freitas e
Primeiro Orientador: Silva, Maria Cecília de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Admilson
metadata.dc.contributor.referee2: Viégas, Lygia de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Badaró, Tatiana de Amorim
metadata.dc.contributor.referee4: Nascimento, Letícia Carolina Pereira do
Resumo: Esta pesquisa aconteceu com o desejo de apresentar a prática autoperceptiva da educação somática como possibilidade para pessoas adultas estarem consigo mesmas e interagirem com o estar criança a partir de um saber e fazer próprio. A fim de delinear essa compreensão, discuti a percepção de ser corpo no centro do saber, como porção natureza; narrando e descrevendo ações que demonstram um novo fazer diante do estar criança que fomos, do que estamos agora e do que cuidamos. Ao longo do percurso, interseccionou-se o meu fazer como ensinante-aprendente com meu estado de pesquisadora, construindo os conceitos de ARMADURA, ABERTURA, RUPTURA e ESTRUTURA, relacionados com desenhos que já faziam parte das buscas de compreensão do saber-se corpo e como isso reverbera nas relações com a vida. A ação de pesquisar se concretizou, igualmente, a partir da prática desses conceitos, o que se tornou a própria orientação do pesquisar – o corpo que eu sou no mundo, na pesquisa, na escrita, na busca pelo novo, no encontro com as pessoas – bailando e criando uma teia que se revelou, foi narrada e que ainda se estende para além de qualquer ponto final que aqui tenha sido necessário se colocar.
Abstract: This research was developed with the desire to present the self-perceptive practice of somatic education as a possibility for adults to be with themselves and interact with the being-child based on their own knowledge and practice. In order to outline this understanding, I discussed the perception of being a body at the center of knowledge, as a part of nature; narrating and describing actions that demonstrate a new approach to the being-child that we were, what we are now and what we care for. Along the way, my work as a teacher-learner crossed with me as a researcher, building the concepts of ARMOR, OPENING, RUPTURE and STRUCTURE, related to drawings that were already part of the search for understanding the body and how this reverberates in relations with life. Researching also came to fruition through the practice of these concepts, which became the guidance of research itself – the body that I am in the world, in researching, in writing, in the search for something new, in meeting people – dancing and creating a web that was revealed, it was narrated and which still extends beyond any full stop that may has been necessary place here.
Palavras-chave: educação somática
autopercepção
corpo
natureza
narrativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40900
Data do documento: 17-Dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Manoela_Franco_REVISADA__13.01.2025.pdf6,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.