Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40917
Tipo: Tese
Título: “Eu sou metamorfósica”: aprendizagens de Helisleide Bomfim nos movimentos sociais de luta antimanicomial
Título(s) alternativo(s): "I am metamorphosic": Helisleide Bomfim's learnings in anti-asylum struggle social movements.
Autor(es): Clark, Georgia Nellie
Primeiro Orientador: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Rodrigo Matos de
metadata.dc.contributor.referee3: Viégas, Lygia de Sousa
metadata.dc.contributor.referee4: Ferraz, Rita de Cássia Souza Nascimento
metadata.dc.contributor.referee5: Sitja, Liege Maria Queiroz
Resumo: Este estudo objetivou compreender as aprendizagens construídas pela ativista Helisleide Bomfim, na participação nos movimentos sociais de luta antimanicomial em Salvador - BA, e suas consequentes ressonâncias, com vista a compreender estes movimentos enquanto espaços de educação não escolar. E os objetivos específicos se configuram em descrever as experiências circunscritas no movimento antimanicomial que possibilitaram aprendizagens nesse novo espaço vital da ativista Helisleide Bomfim e elencar os elementos centrais que se manifestam como fenômenos ressonantes promovidos pelo contexto existencial do movimento pela luta antimanicomial. Buscando ter acesso ao fenômeno abordado, neste estudo, realizamos uma investigação de cunho fenomenológico, qualitativo, exploratório, a partir da abordagem da história de vida com o uso de entrevistas. Ao interpretarmos os dados produzidos, a partir dos referenciais com os quais dialogamos, dois fluxos de aprendizagens se mostraram, ambos configurados socialmente, mas com funções societárias diferentes: fluxos de aprendizagens no âmbito do mundo-da-vida-vivido e fluxos de aprendizagens do âmbito político. Por fim, a interpretação trouxe a compreensão de que o mais complexo e, ao mesmo tempo, mais importante aprendizado mediado pelos movimentos sociais de luta antimanicomial foi poder ser autenticamente quem ela é.
Abstract: This study intended to understand the learnings built by the activist Helisleide Bomfim, in the involvement in the social movements of anti-asylum struggle in Salvador - BA and their consequent resonances, in order to understand these movements as spaces of non-school education. And the main points consist of describing the experiences circumscribed in the anti-asylum movement that provided learning in this new vital space for activist Helisleide Bomfim and listing the central elements that manifest themselves as resonant phenomena caused by the existential context of the movement for the anti-asylum struggle. Seeking to access the phenomenon addressed, in this study, we carried out a phenomenological, qualitative, exploratory investigation, based on a life history approach using interviews. Seeking to have access to the phenomenon addressed, in this study, we carried out a phenomenological, qualitative, exploratory investigation, based on the approach of the life history with the use of interviews. When we interpret the data produced, based on the references with which we dialogue, two learning flows are shown, both socially configured, but with different societal functions: learning flows in the realm of the life-world-lived and learning flows in the political sphere. Finally, the interpretation brought the understanding that the most complex and, at the same time, most important learning mediated by the social movements of anti-asylum struggle was to be able to be authentically who she is.
Palavras-chave: Aprendizagem
Movimentos sociais
Luta antimanicomial
História de vida
Aprendizagem-Aspectos sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40917
Data do documento: 12-Jun-2024
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Georgia Nellie Clark - Tese.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.