Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Reis, Olívia do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-20T11:41:18Z | - |
dc.date.available | 2025-01-20T11:41:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Olívia do Carmo. Reflexão e compreensão crítica na educação financeira: uma sequência didática sobre o impacto dos impostos no orçamento pessoal. 2024. 182 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40923 | - |
dc.description.abstract | This dissertation presents a proposed didactic sequence on the impact of taxes on per-
sonal budgeting, aiming to promote students’ financial education and stimulate their
understanding and critical reflection. In addition to promoting financial education, the
sequence aims to foster a deeper understanding of the topic and encourage students to
adopt a critical and active stance toward financial issues that directly affect their lives.
The proposal is developed through the lens of Critical Mathematical Education, which
seeks not only the understanding of mathematical concepts but also the application of this
knowledge to analyze and question financial and social structures. The research adopts a
qualitative approach, as advocated by Bogdan and Biklen (1994), aiming to understand
students’ experiences and perceptions regarding the didactic sequence, deepening the
understanding of the knowledge-building process and the development of critical thinking.
Based on these assumptions, the present research used questionnaires, practical activities,
participant observation, and analysis of student productions to collect detailed data on
their experiences. During the implementation of the didactic sequence, an initial difficulty
was observed in students’ understanding of some concepts; however, there was a growing
interest in mastering these contents and enhancing their financial planning skills. Further-
more, students showed an increasing awareness of the importance of a fair and equitable
tax burden. The tasks designed and the guidelines provided to the teachers constitute an
educational product to be used in mathematics classes, promoting a critical approach to
financial education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Orçamento pessoal | pt_BR |
dc.subject | Impostos | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Financial education | pt_BR |
dc.subject.other | Personal budget | pt_BR |
dc.subject.other | Taxes | pt_BR |
dc.subject.other | Mathematics | pt_BR |
dc.title | Reflexão e compreensão crítica na educação financeira: uma sequência didática sobre o impacto dos impostos no orçamento pessoal | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflection and critical understanding in financial education: a didactic sequence on the impact of taxes on the personal budget | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rita de Cássia de Jesus | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6914656210670296 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Rita de Cássia de Jesus | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6914656210670296 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Joilson Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8311969786457691 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Jesus, Ives Lima de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8844617374338091 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7311035636221002 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta uma proposta de sequência didática sobre o impacto dos
impostos no orçamento pessoal com o objetivo de promover a educação financeira dos
estudantes e estimular sua compreensão e reflexão crítica. Além de promover a educação
financeira, a sequência visa estimular uma compreensão mais aprofundada sobre o tema e
incentivar os estudantes a terem uma postura crítica e ativa diante de questões financeiras
que impactam diretamente suas vidas. A proposta é desenvolvida sob a ótica da Educação
Matemática Crítica, que busca não apenas o entendimento de conceitos matemáticos,
mas também a aplicação desses conhecimentos para analisar e questionar as estruturas
financeiras e sociais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, tal como defendida
por Bogdan e Biklen (1994), que busca compreender as experiências e percepções dos
estudantes em relação à sequência didática, aprofundando a compreensão sobre o processo
de construção do conhecimento e do desenvolvimento do pensamento crítico. A partir destes
pressupostos, a presente pesquisa utilizou questionários, atividades práticas, observação
participante e análise de produções para coletar dados detalhados sobre as experiências dos
estudantes. Durante a implementação da sequência didática, observou-se inicialmente uma
dificuldade dos estudantes em compreender alguns conceitos, porém houve um crescente
interesse em dominar esses conteúdos e aprimorar suas habilidades de planejamento
financeiro. Além disso, os estudantes demonstraram uma conscientização cada vez maior
sobre a importância de uma carga tributária justa e equitativa. As tarefas elaboradas
e as orientações fornecidas para os professores constituem um produto educacional a
ser utilizado nas aulas de matemática, promovendo uma abordagem crítica da educação
financeira. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT)
|