Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Díaz Vila, Felipe Daniel | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-20T13:52:29Z | - |
dc.date.available | 2025-01-20T13:52:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40931 | - |
dc.description.abstract | This work is the final product of the Professional Master's Degree in Music, consisting of
a Memorial, where I recount my path in music and my work as a clarinetist, a report on
the courses taken and events held during the program, and an article on the development
of an interval training scheme in the clarinet's register, as a basis for exercising intervallic
movements in their pure state, without focusing on musicality or stylistic aspects. This
method of shaping the instrument is a proposal that can help the practitioner to
subsequently or concurrently delve more rapidly into learning new contexts. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Clarinete; Intervalar; Treinamento; Registro Completo. | pt_BR |
dc.subject.other | Clarinet; Intervallic; Training; Complete Register. | pt_BR |
dc.title | TREINAMENTO INTERVÁLICO NO REGISTRO DO CLARINETE | pt_BR |
dc.title.alternative | INTERVAL TRAINING IN THE CLARINET REGISTER | pt_BR |
dc.title.alternative | ENTRENAMIENTO INTERVALICO EN EL REGISTRO DEL CLARINETE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | 8.00.00.00-2 - Lingüística, Letras e Artes / 8.03.00.00-6 - Artes / 8.03.02.00-5 - Música | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Robatto, Pedro | - |
dc.contributor.referee1 | Robatto, Pedro | - |
dc.contributor.referee2 | da Silva Barbosa, Joel Luís | - |
dc.contributor.referee3 | Medeiros Sacerdote, Ivan | - |
dc.description.resumo | Este trabalho trata-se do produto final do curso de Mestrado Profissional em Música,
composto de um Memorial, onde relato sobre meu caminho na música e meu trabalho
como clarinetista, relatório de disciplinas cursadas e eventos realizados durante o curso,
e um artigo, sobre o desenvolvimento de um esquema de treinamento intervalar no
registro do clarinete, como base de exercitação dos movimentos interválicos em estado
puro, sem focar em musicalidade nem estilística. Esta forma de malear o instrumento, é
uma proposta que pode servir para o praticante se adentrar posterior ou paralelamente em
aprender mais aceleradamente novos contextos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.relation.references | BURKHOLDER, J. Peter; GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. Historia de la
Musica Occidental. Traducción: Gabriel Menéndez Torrellas. 8ª Edicção. Editorial:
Alianza Música. España, 2015.
CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação, I: 70 músicas harmonizadas e analisadas:
violão, guitarra, baixo, teclado. 18. ed. Rio de Janeiro, RJ: Lumiar, 1986.
v. 1
HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional: com predomínio de
exercícios e um mínimo de regras. Rio de Janeiro Irmãos Vitale, 1949. 127 p.
KLOSÉ, Hyacinthe Eléonore. Méthode Complète de Clarinette. Paris: Alphonse
Leduc,1958.
MAGNANI, Aurelio. Método Completo para Clarinete. Filottete Martorella. Buenos
Aires: Ricordi Americana, 1953.
MOTTE, Diether de la. The study of harmony: an historical perspective. Dubuque: Wm.
C. Brown, c1991. 365 p ISBN 0697119661 (enc.)
NUNES, Bárbara Brazil. Modelos de periodização do treinamento esportivo aplicados na
organização da prática de instrumentos musicais: uma possível estratégia de estudo. Tese
(Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Música. Salvador- Ba, 2016.
ODERIGO, Nestor R. Ortiz. Historia del Jazz. Ed: Ricordi Americana. Buenos Aires,
2000.
PICHONERI, Dilma Fabri Marão. Músicos de Orquestra: uma análise sobre a relação
entre trabalho e qualificação em um contexto de reestruturação. Capítulo do livro
Trabalho artístico e técnico na indústria cultural / organização Liliana R.P. Segnini, Maria
Noel Bulloni; tradução Marisa Shirasuna; textos Maria Aparecida Alves et. Al. – São
Paulo: Itaú Cultural, 2016.
SANTIAGO, Diana. Proporções nos ponteios para piano de Camargo Guarnieri: um
estudo sobre representações mentais em performance musical. Tese (Doutorado).
Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, Salvador-BA, 2002.
SCOTT, Rowney. A música brasileira nos cursos de bacharelado em saxofone no Brasil.
2007. 2 v. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2007.
SÈVE, Mário. Vocabulário do Choro: Estudos & Composições. Editado por Almir
Chediak. Lumiar Editora. Rio de Janeiro, RJ, 1999. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.publisher.course | MÚSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
|