Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDíaz Vila, Felipe Daniel-
dc.date.accessioned2025-01-20T13:52:29Z-
dc.date.available2025-01-20T13:52:29Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40931-
dc.description.abstractThis work is the final product of the Professional Master's Degree in Music, consisting of a Memorial, where I recount my path in music and my work as a clarinetist, a report on the courses taken and events held during the program, and an article on the development of an interval training scheme in the clarinet's register, as a basis for exercising intervallic movements in their pure state, without focusing on musicality or stylistic aspects. This method of shaping the instrument is a proposal that can help the practitioner to subsequently or concurrently delve more rapidly into learning new contexts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClarinete; Intervalar; Treinamento; Registro Completo.pt_BR
dc.subject.otherClarinet; Intervallic; Training; Complete Register.pt_BR
dc.titleTREINAMENTO INTERVÁLICO NO REGISTRO DO CLARINETEpt_BR
dc.title.alternativeINTERVAL TRAINING IN THE CLARINET REGISTERpt_BR
dc.title.alternativeENTRENAMIENTO INTERVALICO EN EL REGISTRO DEL CLARINETEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpq8.00.00.00-2 - Lingüística, Letras e Artes / 8.03.00.00-6 - Artes / 8.03.02.00-5 - Músicapt_BR
dc.contributor.advisor1Robatto, Pedro-
dc.contributor.referee1Robatto, Pedro-
dc.contributor.referee2da Silva Barbosa, Joel Luís-
dc.contributor.referee3Medeiros Sacerdote, Ivan-
dc.description.resumoEste trabalho trata-se do produto final do curso de Mestrado Profissional em Música, composto de um Memorial, onde relato sobre meu caminho na música e meu trabalho como clarinetista, relatório de disciplinas cursadas e eventos realizados durante o curso, e um artigo, sobre o desenvolvimento de um esquema de treinamento intervalar no registro do clarinete, como base de exercitação dos movimentos interválicos em estado puro, sem focar em musicalidade nem estilística. Esta forma de malear o instrumento, é uma proposta que pode servir para o praticante se adentrar posterior ou paralelamente em aprender mais aceleradamente novos contextos.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.relation.referencesBURKHOLDER, J. Peter; GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. Historia de la Musica Occidental. Traducción: Gabriel Menéndez Torrellas. 8ª Edicção. Editorial: Alianza Música. España, 2015. CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação, I: 70 músicas harmonizadas e analisadas: violão, guitarra, baixo, teclado. 18. ed. Rio de Janeiro, RJ: Lumiar, 1986. v. 1 HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional: com predomínio de exercícios e um mínimo de regras. Rio de Janeiro Irmãos Vitale, 1949. 127 p. KLOSÉ, Hyacinthe Eléonore. Méthode Complète de Clarinette. Paris: Alphonse Leduc,1958. MAGNANI, Aurelio. Método Completo para Clarinete. Filottete Martorella. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1953. MOTTE, Diether de la. The study of harmony: an historical perspective. Dubuque: Wm. C. Brown, c1991. 365 p ISBN 0697119661 (enc.) NUNES, Bárbara Brazil. Modelos de periodização do treinamento esportivo aplicados na organização da prática de instrumentos musicais: uma possível estratégia de estudo. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Música. Salvador- Ba, 2016. ODERIGO, Nestor R. Ortiz. Historia del Jazz. Ed: Ricordi Americana. Buenos Aires, 2000. PICHONERI, Dilma Fabri Marão. Músicos de Orquestra: uma análise sobre a relação entre trabalho e qualificação em um contexto de reestruturação. Capítulo do livro Trabalho artístico e técnico na indústria cultural / organização Liliana R.P. Segnini, Maria Noel Bulloni; tradução Marisa Shirasuna; textos Maria Aparecida Alves et. Al. – São Paulo: Itaú Cultural, 2016. SANTIAGO, Diana. Proporções nos ponteios para piano de Camargo Guarnieri: um estudo sobre representações mentais em performance musical. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, Salvador-BA, 2002. SCOTT, Rowney. A música brasileira nos cursos de bacharelado em saxofone no Brasil. 2007. 2 v. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2007. SÈVE, Mário. Vocabulário do Choro: Estudos & Composições. Editado por Almir Chediak. Lumiar Editora. Rio de Janeiro, RJ, 1999.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.courseMÚSICApt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe Daniel Díaz Vila - Treinamento Interválico no Registro do Clarinete.pdfEste trabalho trata-se do produto final do curso de Mestrado Profissional em Música, composto de um Memorial, onde relato sobre meu caminho na música e meu trabalho como clarinetista, relatório de disciplinas cursadas e eventos realizados durante o curso, e um artigo, sobre o desenvolvimento de um esquema de treinamento intervalar no registro do clarinete, como base de exercitação dos movimentos interválicos em estado puro, sem focar em musicalidade nem estilística. Esta forma de malear o instrumento, é uma proposta que pode servir para o praticante se adentrar posterior ou paralelamente em aprender mais aceleradamente novos contextos.6,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.