Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Lorena Silva-
dc.date.accessioned2025-01-20T14:43:48Z-
dc.date.available2025-01-20T14:43:48Z-
dc.date.issued2024-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40936-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectPráticas Teatraispt_BR
dc.subjectEstágio pedagógico.pt_BR
dc.titleDESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE TEATRO PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Marcos de Souza-
dc.contributor.referee1MACHADO, Marcos de Souza-
dc.contributor.referee2ALBUQUERQUE JÚNIOR, Sávio Farias de-
dc.contributor.referee3NASCIMENTO, Vonei Campos-
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo é identificar os desafios específicos e as oportunidades associadas ao ensino de teatro para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com foco nas experiências de estágio, visando identificar estratégias para promover um ambiente de aprendizagem teatral mais eficaz e enriquecedor. Para tanto, buscou-se identificar os principais desafios enfrentados no ensino de teatro para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando hipóteses como o interesse dos alunos, disponibilidade de recursos e resistência institucional em relação a prática teatral no currículo de artes nos anos finais do Ensino Fundamental, e investigar as oportunidades existentes para melhorar o ensino de teatro nessa faixa etária. Esta pesquisa tem como justificativa a necessidade de compreender como esses desafios podem ser superados e as oportunidades maximizadas para promover uma experiência de aprendizagem mais eficaz e enriquecedora no ensino do teatro dentro do contexto da educação básica. Ao analisar a literatura acadêmica, revisitar minhas experiências nos estágios I e II e entrevistar um professor de teatro experiente, que atua na educação básica há vários anos, buscou-se não apenas mapear as dificuldades, mas também explorar as possíveis soluções e inovações pedagógicas que podem ser aplicadas para enriquecer o ensino de teatro, tornando-o mais acessível, envolvente e significativo para os alunos dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseLICENCIATURA EM TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EaD) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorena Silva. TCE - Graduação.pdf281,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.