Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Sandra Lee Benvindo-
dc.date.accessioned2025-01-21T18:47:45Z-
dc.date.available2025-01-21T18:47:45Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40945-
dc.description.abstractThis final paper, the result of a research carried out in the Program of Post-Graduation in Curriculum, Languages and Pedagogical Innovations (PPGCLIP) of the Faculty of Education-UFBA, presents a proposal of intervention that has as basic principle the formation of readers with critical positioning before what they read, which will be done in association with the textual production, from the construction of a didactic project with the video genre, interdisciplinary in accordance with the assumptions of Ivani Fazenda (1979) in which the integration of knowledge involving Areas of Languages (Portuguese, English, Arts and Physical Education) with classes of 6th year of Elementary School - Final Series of the State College Sara Violeta de Mello Kertész, in the city of Salvador-Bahia. The methodological approach is qualitative and interventional research with potential to reflect in positive impact on the educational environment. As an innovative intervention, the technical and technological product #PARTIULEITURAS is presented, which proposes practices of readings and video production by students. We emphasize the importance of communication between different areas and the use of technologies in education in the production of texts intersecting different knowledge, even in front of obstacles such as effective training of teachers and the structuring of Basic Education today. The highlight of this intervention is the planning of the #PartiuLeituras Film Exhibition, aiming to expand cultural knowledge and foster closer ties between school and community. Thus, a relevant proposition as inspiration for other educational spaces to prepare the school field for the text and its readings are improved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura.pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProjeto Didáticopt_BR
dc.subject.otherReadingpt_BR
dc.subject.otherInterdisciplinaritypt_BR
dc.subject.otherDidactic Projectpt_BR
dc.title#Partiuleituras - proposta interdisciplinar de leitura e produção textual para o ensino fundamental em linguagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Sandra Carneiro de-
dc.contributor.referee1Goes, Andrea Beatriz Hack de-
dc.contributor.referee2Canda, Cilene Nascimento-
dc.contributor.referee3Lima, Tatiana Polliana Pinto de-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=184E926E7DC7FAB57D0B0B925D011B0Apt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão, fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (PPGCLIP) da Faculdade de Educação-UFBA, apresenta uma proposta de intervenção que tem como princípio basilar a formação de leitores com posicionamento crítico diante do que lê, o que se fará em associação com a produção textual, a partir da construção de um projeto didático com o gênero vídeo, de forma interdisciplinar conforme os pressupostos de Ivani Fazenda (1979) no que cerne a integração de saberes envolvendo Áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física) com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental - Séries Finais do Colégio Estadual Sara Violeta de Mello Kertész, na cidade de Salvador- Bahia. A abordagem metodológica é qualitativa de pesquisa interventiva com potencial de refletir em impacto positivo no ambiente educacional. Enquanto intervenção inovadora, apresenta-se o produto técnico e tecnológico #PARTIULEITURAS, que propõe práticas de leituras e produção de vídeos pelos estudantes. Ressaltamos a importância da comunicação entre diversas áreas e da utilização de tecnologias na educação na produção de textos interseccionando diferentes saberes, mesmo diante dos obstáculos como a capacitação efetiva dos professores e a estruturação da Educação Básica atualmente. O ponto alto dessa intervenção consiste no planejamento da Mostra Fílmica #PartiuLeituras, visando expandir o conhecimento cultural e fomentar a aproximação entre escola e comunidade. Sendo assim, uma proposição relevante enquanto inspiração para que outros espaços educativos busquem preparar o campo escolar para que o texto e suas leituras sejam aperfeiçoados.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesRIBEIRO, Sandra Lee Benvindo. #PARTIULEITURAS – Proposta Interdisciplinar de Leitura e Produção Textual para o Ensino Fundamental em Linguagens. 2024.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARTIULEITURAS TCC.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PTT PARTIULEITURAS.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.