Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeone, Erika Sales Moutinho-
dc.date.accessioned2025-01-21T20:27:37Z-
dc.date.available2025-01-21T20:27:37Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40946-
dc.description.abstractThis study presents the condition of non-binary students in two distinct ways. First, exploratory research was conducted through an integrative literature review with the aim of understanding the experiences of non-binary students in universities. The methodology consisted of searching for scientific articles in the Web of Science database using descriptors capable of covering the multiplicity of terms used in academic works on the non-binary population. The multiple nomenclatures attributed to this population were analyzed, as well as the experiences of students in university spaces in countries such as Canada, Australia and the USA, showing how the heterocisnormative perspective interferes with gender affirmation and the feeling of safety on campus. The other moment of the research, which was configured as a qualitative empirical investigation with incursion into the field, in the Brazilian reality, aimed to answer the question that guided the entire work: how are the experiences of non-binary students at the Federal University of Bahia? To this end, the methodological approach was based on semistructured interviews, with data analysis and interpretation being carried out based on the theoretical assumptions of Content Analysis and the analytical-theoretical support of feminist, transfeminist and queer theory perspectives. While internationally, students reported being afraid to report negative experiences related to heterosexism at university, in the Brazilian context, most students reported not having confidence in the resolution of complaints or even not knowing where to report violence. On the other hand, the research shows that the university is a potential source of emancipation for these students and also points to the need to update administrative practices at this institution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNão-bináriopt_BR
dc.subjectNniversidadespt_BR
dc.subjectVivênciaspt_BR
dc.subjectGênero queerpt_BR
dc.subjectNão-bináriept_BR
dc.subject.otherNon-binarypt_BR
dc.subject.otherUniversitiespt_BR
dc.subject.otherGender diversept_BR
dc.subject.otherExperiencespt_BR
dc.subject.otherGender queerpt_BR
dc.titleVivências de estudantes não-bináries na Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeExperinces of non-binary Students at the Federal University of Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gabriel-
dc.contributor.advisor-co1Lima, Gilian Leandro de Queiroga-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Gabriel-
dc.contributor.referee2Lima, Gilian Leandro de Queiroga-
dc.contributor.referee3Silva, Patrícia Petitinga-
dc.contributor.referee4Cruz, Izaura Santiago da-
dc.contributor.referee5Givigi, Ana Cristina Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2399645855153317pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta a condição de estudantes não-bináries por duas vias distintas. Em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de revisão integrativa da literatura com o objetivo de compreender a vivência de estudantes não-bináries em universidades. A metodologia consistiu na busca de artigos científicos na base de dados Web of Science com a utilização de descritores capazes de abranger a multiplicidade de termos empregados em trabalhos acadêmicos sobre a população não-binárie. Foram analisadas as múltiplas nomenclaturas atribuídas a esta população bem como as experiências das/des/dos estudantes nos espaços da universidade de países como Canadá, Austrália e EUA, mostrando como a perspectiva heterocisnormativa interfere na afirmação de gênero e na sensação de segurança no campus. O outro momento da pesquisa, que se configurou como uma investigação empírica qualitativa com incursão em campo, na realidade brasileira, objetivou responder à pergunta que norteou todo o trabalho: como se dão as vivências de estudantes não-bináries na Universidade Federal da Bahia? Para tanto, o percurso metodológico foi trilhado a partir de entrevistas semiestruturadas, sendo a análise e interpretação dos dados realizada a partir dos pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo e suporte analítico-teórico das perspectivas feministas, transfeminista e da teoria queer. Enquanto no âmbito internacional as/es/os estudantes declararam ter medo de relatar as experiências negativas relacionadas ao heterossexismo na universidade, no contexto brasileiro a maioria das/des/dos estudantes afirmaram não ter confiança na solução das denúncias ou mesmo desconhecer onde denunciar, no caso da existência de violência. Por outro lado, a pesquisa evidencia que a universidade é fonte potencial de emancipação destes estudantes e, também, aponta para a necessária atualização de práticas administrativas nesta instituição.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO - Erika Sales Moutinho Leone.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.