Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Leone, Erika Sales Moutinho | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T20:27:37Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T20:27:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40946 | - |
dc.description.abstract | This study presents the condition of non-binary students in two distinct ways. First, exploratory research
was conducted through an integrative literature review with the aim of understanding the experiences of
non-binary students in universities. The methodology consisted of searching for scientific articles in the
Web of Science database using descriptors capable of covering the multiplicity of terms used in
academic works on the non-binary population. The multiple nomenclatures attributed to this population
were analyzed, as well as the experiences of students in university spaces in countries such as Canada,
Australia and the USA, showing how the heterocisnormative perspective interferes with gender
affirmation and the feeling of safety on campus. The other moment of the research, which was
configured as a qualitative empirical investigation with incursion into the field, in the Brazilian reality,
aimed to answer the question that guided the entire work: how are the experiences of non-binary students
at the Federal University of Bahia? To this end, the methodological approach was based on semistructured
interviews, with data analysis and interpretation being carried out based on the theoretical
assumptions of Content Analysis and the analytical-theoretical support of feminist, transfeminist and
queer theory perspectives. While internationally, students reported being afraid to report negative
experiences related to heterosexism at university, in the Brazilian context, most students reported not
having confidence in the resolution of complaints or even not knowing where to report violence. On the
other hand, the research shows that the university is a potential source of emancipation for these students
and also points to the need to update administrative practices at this institution. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Não-binário | pt_BR |
dc.subject | Nniversidades | pt_BR |
dc.subject | Vivências | pt_BR |
dc.subject | Gênero queer | pt_BR |
dc.subject | Não-binárie | pt_BR |
dc.subject.other | Non-binary | pt_BR |
dc.subject.other | Universities | pt_BR |
dc.subject.other | Gender diverse | pt_BR |
dc.subject.other | Experiences | pt_BR |
dc.subject.other | Gender queer | pt_BR |
dc.title | Vivências de estudantes não-bináries na Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.title.alternative | Experinces of non-binary Students at the Federal University of Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Gabriel | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Lima, Gilian Leandro de Queiroga | - |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Gabriel | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Gilian Leandro de Queiroga | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Patrícia Petitinga | - |
dc.contributor.referee4 | Cruz, Izaura Santiago da | - |
dc.contributor.referee5 | Givigi, Ana Cristina Nascimento | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2399645855153317 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta a condição de estudantes não-bináries por duas vias distintas. Em um
primeiro momento, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de revisão integrativa da
literatura com o objetivo de compreender a vivência de estudantes não-bináries em
universidades. A metodologia consistiu na busca de artigos científicos na base de dados Web of
Science com a utilização de descritores capazes de abranger a multiplicidade de termos
empregados em trabalhos acadêmicos sobre a população não-binárie. Foram analisadas as
múltiplas nomenclaturas atribuídas a esta população bem como as experiências das/des/dos
estudantes nos espaços da universidade de países como Canadá, Austrália e EUA, mostrando
como a perspectiva heterocisnormativa interfere na afirmação de gênero e na sensação de
segurança no campus. O outro momento da pesquisa, que se configurou como uma investigação
empírica qualitativa com incursão em campo, na realidade brasileira, objetivou responder à
pergunta que norteou todo o trabalho: como se dão as vivências de estudantes não-bináries na
Universidade Federal da Bahia? Para tanto, o percurso metodológico foi trilhado a partir de
entrevistas semiestruturadas, sendo a análise e interpretação dos dados realizada a partir dos
pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo e suporte analítico-teórico das perspectivas
feministas, transfeminista e da teoria queer. Enquanto no âmbito internacional as/es/os
estudantes declararam ter medo de relatar as experiências negativas relacionadas ao
heterossexismo na universidade, no contexto brasileiro a maioria das/des/dos estudantes
afirmaram não ter confiança na solução das denúncias ou mesmo desconhecer onde denunciar,
no caso da existência de violência. Por outro lado, a pesquisa evidencia que a universidade é
fonte potencial de emancipação destes estudantes e, também, aponta para a necessária
atualização de práticas administrativas nesta instituição. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
|