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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40964
Tipo: Tese
Título: Queerbaiting, leituras queer e ausência de representatividade sáfica: recepções, interpretações e apropriações de fãs
Autor(es): Pontes, Enoe Lopes
Primeiro Orientador: D'Almonte, Edson Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Holzbach, Ariane Diniz
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Clarice Greco
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Maria Carmem Jacob de
metadata.dc.contributor.referee4: Gutmann, Juliana Freire
metadata.dc.contributor.referee5: D'Almonte, Edson Fernando
Resumo: Através de uma rede de conexões e relações, nas quais os criadores e financiadores de produtos midiáticos buscam alcançar o maior número de consumidores possíveis, os desejos da comunidade Queer acabam sendo escanteados e postos de maneira subtextual dentro da mídia, sendo oferecidos apenas como uma provocação. Para denominar a prática de enganchar a atenção dos indivíduos LGBTQIAP+, sobretudo os grupos que se encaixam nos espectros de sexualidade da sigla (LGB+), através de conteúdos homorromânticos e homoafetivos não explícitos, o termo Queerbaiting é cunhado por integrantes de grupos de fãs, usuários de redes sociais e por acadêmicos do campo. Neste sentido, a partir de um universo repleto de contextos evasivos e escorregadios, que deixam que as leituras Queer sejam postam de lado e/ou ridicularizadas, a presente tese pretende investigar os sentimentos, reações, recepções e relações de mulheres sáficas (aquelas que se relacionam sexual e/ou romanticamente com outras do mesmo gênero), consumidoras de narrativas seriadas, em relação ao fenômenos do Queerbaiting. Pensando na lógica desta estratégia de marketing, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Como o fenômeno do Queerbaiting afeta as práticas de fandom em comunidades de fãs sáficas de narrativas seriadas? Neste sentido, o nosso objetivo é investigar relacionamentos e práticas de mulheres sáficas, que torcem por casais entre mulheres, olhando para como elas se mobilizam, se organizam, refletem e agem dentro do ambiente digital, a partir do nosso fenômeno. Para realizar tal intento, nos valemos, para além de revisão bibliográfica – no que se refere aos temas e subtemas do estudo –, de observação participante em plataformas digitais, seguida de um diário autoetnográfico (MANNING; ADAMS, 2015; BOYLORN, 2018). Além disso, realizamos entrevistas em grupo e analisamos estes materiais através de uma metodologia própria de categorizações, explicadas durante a tese. Com todo o processo teórico-metodológico realizado conseguimos aferir que este é um material com um estudo qualitativo, sobre uma espectatorialidade deveras específica, mas que carrega consigo a possibilidade de olhar como uma dada comunidade é retratada nesta contemporaneidade. O Queerbaiting é uma estratégia de marketing, de fato, maliciosa, porém, ao mesmo tempo, a maioria das outras escolhas da mídia acabam sendo tão negativas para os LGBTQIAPN+ quanto o Queerbaiting – ou até mais que ele. Vale apontar que estudos sobre casos positivos de representação podem ser uma saída para entender os clamores das fãs, bem como olhar para estas obras entendendo quais são os elementos constitutivos que fazem dela uma boa representação, ampliando a nossa discussão, com outras contribuições sobre o assunto.
Abstract: Through a network of connections and relationships, in which the creators and financiers of media products seek to reach the largest number of consumers as possible, the desires of the Queer community end up being ignored and subtextualized within the media, being offered only as a provocation. . To name the practice of attracting the attention of LGBTQIAP+ individuals, especially groups that fit into the sexuality spectrum of the acronym (LGB+), through non-explicit homoromantic and homoaffective content, the term Queerbaiting is coined by members of fan groups, users of social networks and also by academics of the field. In this sense, from a universe full of evasive and slippery contexts, which allow Queer readings to be put aside and/or ridiculed, this dissertation intends to investigate the feelings, reactions, receptions and relationships of sapphic women (those who have sexual and/or romantic relationships with others of the same gender), consumers of serial narratives, in relation to the phenomenon of Queerbaiting. Thinking about the logic of this marketing strategy, we developed the following research problem: How does the phenomenon of Queerbaiting affect fandom practices in communities of sapphic fans of serial narratives? Within this context our objective is to investigate relationships and practices of sapphic women, who support couples between women, looking at how they mobilize, organize, reflect and act within the digital environment, based on our phenomenon. To achieve this goal, we used, in addition to a bibliographical review – with regard to the themes and subthemes of the study –, participant observation on digital platforms, followed by an autoethnographic diary (MANNING; ADAMS, 2015; BOYLORN, 2018). Furthermore, we carried out group interviews and analyzed these materials using our own categorization methodology, explained during the dissertation. With the entire theoretical-methodological process carried out, we were able to determine that this is material with a qualitative study, on a very specific spectatorship, but which carries with it the possibility of looking at how a given community is portrayed in this contemporary world. Queerbaiting is indeed a malicious marketing strategy, however, at the same time, most other media choices end up being as negative for LGBTQIAPN+ people as Queerbaiting – or even more so. It is worth pointing out that studies on positive representations cases can be a way to understand the fans' outcry, as well as looking at these works, understanding the constituent elements that make them a good representation, expanding our discussion, with other contributions on the subject.
Palavras-chave: Fandom
Recepção
Queer
Queerbaiting
Sáficas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40964
Data do documento: 30-Ago-2024
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