https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40976
Tipo: | Tese |
Título: | As racializações de gênero nas histórias de vida das jogadoras de futebol da Copa Loreta Valadares |
Autor(es): | Cavalcanti, Tássia de Souza |
Primeiro Orientador: | Abrahão, Bruno Otávio de Lacerda |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ineildes Calheiro dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Anjos, Luiza Aguiar dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Moreira, Lucas Maroto |
metadata.dc.contributor.referee4: | Rocha Júnior, Coriolano Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee5: | Abrahão, Bruno Otávio de Lacerda |
Resumo: | Esta tese, trata-se de um estudo que analisou os itinerários no futebol das participantes de uma competição realizada na cidade de Salvador-BA. Destacamos as lacunas na história de participação das mulheres nos esportes, na qual não eram incluídas as experiências de mulheres de classes populares, negras e lésbicas sendo estas, sistematicamente invisibilizadas e apagados seus protagonismos nas lutas em prol do desenvolvimento do futebol tanto no cenário nacional como regional. A presença dessas jogadoras questiona os lugares e discursos que reafirmam uma feminilidade normativa, constituída pela reprodução de um padrão racialmente branco e cisheteronormativo regulado pela colonialidade de poder e de gênero. Os marcos teóricos que balizaram a tese foram as perspectivas anticoloniais, decoloniais, feministas e os estudos culturais e suas interrelações com o esporte e o lazer. Analisamos as questões de gênero a partir das histórias de vidas das jogadoras participantes da Copa Loreta Valadares. Como forma de evidenciar esses aspectos, recorremos ao método narrativo, a partir da realização de entrevistas com as jogadoras aliada ao questionário respondido por membros das comissões técnicas das equipes participantes e uma entrevista realizada com uma das integrantes da comissão organizadora do evento. Ademais, utilizamos a observação participante, análise documental, revisão da literatura específica e um questionário sociodemográfico visando apreender como se organizava no contexto baiano, o futebol de mulheres. Nos resultados, evidenciamos os padrões coloniais racistas e cisheteronormativos que modulavam os contextos socioculturais e regulavam as experiências das jogadoras condicionando a prática do futebol à condição de lazer. A vivência do futebol nas equipes e projetos sociais possibilitaram ressignificações e transformações nos processos de racialização de gênero, mobilizados por processos educativos, nos quais as jogadoras se percebiam enquanto sujeito coletivo. A Copa Loreta Valadares representou um momento de ruptura frente a realidade de dificuldades e desinteresses de instituições públicas e privadas no que tange ao desenvolvimento do futebol feminino no cenário baiano ao valorizar essas equipes, estimulando a continuidade destes projetos, bem como, contribuindo para a construção do horizonte de profissionalização nos itinerários das participantes. |
Abstract: | This thesis is a study that analyzed the football itineraries of the participants in a competition held in the city of Salvador-BA. We highlight the gaps in the history of women's participation in sports, which did not include the experiences of working-class, black and lesbian women, who were systematically made invisible and their leading roles in the struggles for the development of football were erased, both nationally and regionally. The presence of these players questions the places and discourses that reaffirm a normative femininity, constituted by the reproduction of a racially white and cisheteronormative standard regulated by the coloniality of power and gender. The theoretical frameworks that guided the thesis were anticolonial, decolonial, feminist perspectives and cultural studies and their interrelations with sport and leisure. We analyzed gender issues based on the life stories of the players participating in the Loreta Valadares Cup. In order to highlight these aspects, we used the narrative method, based on interviews with the players, combined with a questionnaire answered by members of the technical committees of the participating teams and an interview with one of the members of the event's organizing committee. In addition, we used participant observation, document analysis, a review of specific literature and a sociodemographic questionnaire to understand how women's soccer was organized in the context of Bahia. The results showed the racist and cisheteronormative colonial patterns that modulated the sociocultural contexts and regulated the experiences of the players, conditioning the practice of soccer to the condition of leisure. The experience of soccer in teams and social projects enabled resignifications and transformations in the processes of gender racialization, mobilized by educational processes, in which the players perceived themselves as a collective subject. The Loreta Valadares Cup represented a moment of rupture in the face of the reality of difficulties and neglect by public and private institutions regarding the development of women's football in the Bahian scenario by valuing these teams, encouraging the continuity of these projects, as well as contributing to the construction of the horizon of professionalization in the participants' itineraries. |
Palavras-chave: | Racialização de gênero Histórias de vida Futebol feminino Copa Loreta Valadares |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40976 |
Data do documento: | 19-Dez- 12 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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