Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Jailson César Borges dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-26T16:06:44Z | - |
dc.date.available | 2025-01-26T16:06:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40996 | - |
dc.description.abstract | The research discusses the significant potential of Carlinhos Brown's costumes and
their contextual reach, taking into account the meanings that are established in stage
costumes and the emotional consequences on the community. The theoretical
situation encompasses an interlocution between art and design, alignments with
fashion premises and principles of emotional design. Considering the way the artist
uses personalized clothing in the composition of his personal image, we question
what meanings are established in his costumes and how they reverberate in the
collective dimension. Guiding assumptions admitted that the costumes establish
meanings related to sociocultural representations and operate with indicators of
ethnic-racial belonging to affirm a syncretic Afro-centered cultural identity, activating
affective relation ships with the public. Based on Depth Hermeneutics in conjunction
with the Kansei Engineering method, the research methodology comprises a holistic
approach aimed at evaluating emotional perception. Data collection involved Focus
Group techniques and semi-structured interviews. In a broad discursive, analytical
and reflective course, we established connections between formative aspects and
symbolic connotations of clothing structures and discussed the subjective relation
ships between the artist and his costume, exploring the link between fashion,
appearance and identity. We attest that emotional designs prescribed in costume
design are consolidated in the user's experience and, in effect, promote positive
affective impacts on cultural subjects who interact indirectly with the aestheticsymbolic
load of costumes structure. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Figurino | pt_BR |
dc.subject | Arte e Design | pt_BR |
dc.subject | Design emocional | pt_BR |
dc.subject | Moda | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject.other | Costume | pt_BR |
dc.subject.other | Art and Design | pt_BR |
dc.subject.other | Emotional design | pt_BR |
dc.subject.other | Fashion | pt_BR |
dc.subject.other | Identity | pt_BR |
dc.title | Da fruição à emoção, o potencial significativo de figurinos de Carlinhos Brown e seus alcances contextuais: individuação estética, afirmação identitária e acionamentos afetivos. | pt_BR |
dc.title.alternative | From enjoyment to emotion, the significant potential of Carlinhos Brown's costumes and their contextual reach: aesthetic individuation, identity affirmation and affective triggers. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mariño, Suzi | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Silveira, Carina Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Mariño, Suzi | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Carina Santos | - |
dc.contributor.referee3 | Dias, Maria Regina Álvares Correia | - |
dc.contributor.referee4 | Trinchão, Glaucia Maria Costa | - |
dc.contributor.referee5 | Oliveira, Wagner Lacerda de | - |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=7156C7A8784E9C9F9731B1E222736D95# | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa discute o potencial significativo de figurinos de Carlinhos Brown e seus
alcances contextuais, tendo em vista os sentidos que se instituem nas vestimentas
de cena e os desdobramentos emocionais sobre a coletividade. A conjuntura teórica
abarca uma interlocução entre arte e design, alinhamentos com premissas da moda
e princípios do design emocional. Considerando a maneira como o artista
empreende vestuários personalizados na composição da imagem pessoal,
questionamos que sentidos se estabelecem em seus figurinos e como reverberam
na dimensão coletiva. Pressupostos norteadores admitiram que os figurinos
instituem significações relativas a representações socioculturais e operam com
indicadores de pertencimentos étnico-raciais para afirmar uma identidade cultural
afrocentrada sincrética, acionando relações de afetividade com o público. Baseada
na Hermenêutica de Profundidade e articulada com o método Engenharia Kansei, a
metodologia de pesquisa compreende uma abordagem holística dirigida à avaliação
da percepção emocional. A coleta de dados envolveu técnica de Grupo Focal e
entrevistas semi-estruturadas. Em amplo curso discursivo, analítico e reflexivo,
estabelecemos conexões entre aspectos formativos e conotações simbólicas dos
figurinos e discorremos acerca de relações subjetivas do artista, explorando a
vinculação entre moda, aparência e identidade. Atestamos que desígnios
emocionais prescritos no design de figurinos se consolidam na experiência do
usuário e, com efeito, promovem impactos afetivos positivos sobre sujeitos culturais
que interagem indiretamente com a carga estético-simbólica das estruturas
vestimentares. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.relation.references | SANTOS, Jailson César Borges dos. Da fruição à emoção, o potencial significativo de figurinos de Carlinhos Brown e seus alcances contextuais: individuação estética, afirmação identitária e acionamentos afetivos. 417 fl.: il. 2024.Tese (Doutorado) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAV)
|