Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Lopes, Wiliam de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T14:39:50Z | - |
dc.date.available | 2025-01-27T14:39:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41003 | - |
dc.description.abstract | Universities are multidisciplinary institutions that train higher-level professionals, which perform their functions through teaching, research and extension activities. In this work space, multiple interests from different categories coexist, which represent Brazilian society itself in its contradictions. Among the employees that make up this institution, technical-administrative workers perform their work in so-called middle activities, providing technical, bureaucratic and logistical support. This study aimed to understand the meanings of work for technical-administrative employees at the Federal University of Bahia. This is a descriptive research, which was carried out through a collective case study, with six administrative technicians from the Professor Milton Santos Institute of Humanities, Arts and Sciences (IHAC) at UFBA, who worked in the support secretariat for undergraduate and postgraduate studies. To produce data, two instruments were used: sociodemographic questionnaire and in-depth interview. It was possible to observe that, through lived experiences and interaction with the university environment, a range of meanings were attributed to the work by administrative technicians. The university was described as a space of opportunities, with which they created strong emotional bonds. Flexible working hours and remote work were identified as promoting benefits for workers. On the other hand, inadequate working conditions and conflicts between administrative and academic roles contributed to physical and emotional exhaustion. In view of the results presented, it is necessary for the university to commit to implementing improvements in the working conditions of administrative technicians, as the reports presented situations that harmed both the well-being of workers and the performance of their duties. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trabalhadores técnico-administrativos | pt_BR |
dc.subject | Significado | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Technical-administrative workers | pt_BR |
dc.subject.other | Meaning | pt_BR |
dc.subject.other | Work | pt_BR |
dc.title | Significados do trabalho para servidores técnico-administrativos de uma universidade pública federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Meanings of work for technical-administrative employees at a federal public university | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Roberval Passos de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4259772150357922 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3633524595837184 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Siqueira, Ivan Claudio Pereira | - |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Ana Carolina Aguiar | - |
dc.contributor.referee2 | Cota, Fabíola Marinho | - |
dc.contributor.referee3 | Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales | - |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, Roberval Passos de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2698007393746402 | pt_BR |
dc.description.resumo | As universidades são instituições pluridisciplinares de formação de quadros profissionais de nível superior, que realizam sua função por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse espaço de trabalho, convivem múltiplos interesses de diferentes categorias, que representam a própria sociedade brasileira em suas contradições. Dentre os servidores que compõem essa instituição, os trabalhadores técnico-administrativos desempenham seus trabalhos nas chamadas atividades-meio, realizando apoio técnico, burocrático e logístico. Este estudo teve como objetivo compreender os significados do trabalho para servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que foi realizada mediante um estudo de caso múltiplo, com seis técnicos administrativos do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da UFBA, que atuavam na secretaria de suporte aos colegiados da graduação e da pós-graduação. Para a produção de dados, dois instrumentos foram utilizados: questionário sociodemográfico e entrevista em profundidade. Foi possível observar que, através das experiências vividas e da interação com o ambiente universitário, uma amplitude de significados foram atribuídos ao trabalho pelos técnicos administrativos. A universidade foi descrita como um espaço de oportunidades, com a qual eles criaram fortes relações afetivas. A flexibilização da jornada de trabalho e o trabalho remoto foram apontados como promotores de benefícios aos trabalhadores. Por outro lado, as condições inadequadas de trabalho e os conflitos entre papeis administrativos e acadêmicos contribuem para o desgaste físico e emocional. Diante dos resultados apresentados, mostra-se necessário que a universidade se comprometa com a implementação de melhorias nas condições de trabalho dos técnicos administrativos, visto que os relatos apresentaram situações que prejudicavam tanto o bem-estar dos trabalhadores quanto o desempenho de suas funções. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
|