Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Alanne Maria de-
dc.date.accessioned2025-01-30T01:07:15Z-
dc.date.available2025-01-29-
dc.date.available2025-01-30T01:07:15Z-
dc.date.issued2024-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41033-
dc.description.abstractThe publication of works by Black authors has always been associated with a discourse of absence in Brazilian Literature, deepening the processes of epistemicide and epistemic plundering of the Black editorial and literary archive. Based on this, we analyze the configuration of the Black authorship publishing market in Salvador and the national and international contexts in which it is embedded. To this end, we characterize the dynamics and nuances of literary and editorial interactions in the mainstream publishing industry, emphasizing critical-conceptual operators such as commodification, identity and Black cultural memory. Constructed through a literature review, catalog mapping, listing of best-selling national works and the analysis of interviews with agents in the publishing market of Salvador through institutional websites, this study also points out the ways in which a work by a Black author can be commodified, that is, emptied, assimilated, and/or incorporated to meet market criteria, highlighting the aesthetic, economic, and political tensions resulting from this logic, in which critical reception and Black literary agents are immersed. Finally, the editorial initiatives mapped affirm the existence of editorial and literary projects by Black authors, while also inscribing Black memory in literature, demonstrating how such editorial initiatives serve as the very center of political and aesthetic creation of the archive.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcomodificaçãopt_BR
dc.subjectautoria negrapt_BR
dc.subjectmercado editorialpt_BR
dc.subjectarquivo editorial e literáriopt_BR
dc.subject.otherpublishing industrypt_BR
dc.subject.otherblack authorshippt_BR
dc.subject.othereditorial and literary archivept_BR
dc.subject.othercommodificationpt_BR
dc.titleComer o outro: dinâmicas do mercado editorial de autoria negra dentro e fora de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Arivaldo Sacramento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524432860580322pt_BR
dc.contributor.referee1Rodriguez, Maria Dolores Sosin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9880910308730510pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Débora de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9840657423596189pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Arivaldo Sacramento de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524432860580322pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7714197824839772pt_BR
dc.description.resumoA publicação de obras de autoria negra sempre esteve associada a um discurso da falta na Literatura Brasileira, aprofundando os processos de epistemicídio e pilhagem epistêmica do arquivo editorial e literário negro. Partindo disso, analisamos a conformação do mercado editorial de autoria negra em Salvador e os contextos nacionais e estrangeiros nos quais ele está inserido. Para tal, buscamos caracterizar as dinâmicas e nuances de funcionamento nas interações literárias e editoriais no mercado editorial mainstream, dando ênfase a operadores críticos-conceituais como comodificação, identidade e memória cultural negra. Construída por meio de levantamento bibliográfico, mapeamento de catálogos, listagem de obras nacionais mais vendidas e decupagem de entrevistas de agentes do mercado editorial de Salvador por meio de sites institucionais, este trabalho também aponta as formas pelas quais uma obra de autoria negra pode ser comodificada, isto é, esvaziada, assimilada e/ou incorporada para atender a critérios de mercado, evidenciando os tensionamentos estéticos, econômicos e políticos decorrentes dessa lógica, em que recepção crítica e agentes literários negros estão imersos. Por fim, as iniciativas editoriais mapeadas afirmam a existência de projetos editoriais e literários de autoria negra, ao mesmo passo que inscrevem na literatura a memória negra, mostrando como tais iniciativas editoriais são o próprio centro de criação política e estética de arquivo.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Alanne Maria.pdfDissertação1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.