https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41036
Tipo: | Tese |
Título: | Educação ambiental crítica e diálogo intercultural: uma sequência didática sobre as origens históricas e o contexto local (Alagoa Nova-PB) da cana-de-açúcar e da cachaça de alambique |
Título(s) alternativo(s): | Critical environmental education and intercultural dialog: a didactic sequence on the historical origins and local context (Alagoa Nova-PB) of sugar cane and cachaça de alambique |
Autor(es): | Santos, Carlos Antonio Camilo dos |
Primeiro Orientador: | Almeida, Rosiléia Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Stortti, Marcelo Aranda |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Rosiléia Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Stortti, Marcelo Aranda |
metadata.dc.contributor.referee3: | Paiva, Ayane de Souza |
metadata.dc.contributor.referee4: | Abrahão, Bruno Otávio de Lacerda |
metadata.dc.contributor.referee5: | Pereira, Celso Sánchez |
Resumo: | O caráter tecnicista e neoliberal da Base Nacional Comum Curricular faz-nos refletir sobre o currículo escolar formal e as dificuldades de contextualização do ensino de ciências naturais. As questões culturais e ambientais se encontram intrinsecamente ligadas à vida da população de Alagoa Nova, Paraíba, Brasil. Assim, é necessário incorporá-las aos currículos escolares locais. A pesquisa tem como objetivo geral investigar possibilidades de convergências teórico-metodológicas entre a abordagem da Educação Ambiental (EA), em sua corrente crítica-social, e a Educação Intercultural (EI) em perspectiva decolonial no Ensino de Ciências da Natureza (ECN), no contexto da elaboração, da validação e da aplicação de um protótipo de Sequência Didática (SD) de forma colaborativa com o(a) professor(a) de uma escola pública local, tendo por referência o processo histórico da cana-de-açúcar e da produção da cachaça de alambique. Os objetivos específicos foram: investigar as origens históricas e o contexto atual local da cana-de-açúcar e da produção da cachaça, nos aspectos culturais e ambientais; discutir possibilidades de convergências entre a EA, em sua corrente crítica-social, e a EI em perspectiva decolonial, como fundamento para o ensino de ciências naturais; validar princípios de design para o ensino de ciências naturais no 9° ano do Ensino Fundamental por meio da contextualização histórica da cana-de-açúcar e da produção da cachaça de alambique, pautadas na EI Decolonial e na EA em sua corrente crítica-social, mobilizando conteúdos em diferentes dimensões; e analisar, colaborativamente com o(a) professor(a) da turma, as contribuições da SD para a compreensão das origens históricas e do contexto atual local da cana-de-açúcar e da produção da cachaça de alambique, nos aspectos culturais e ambientais, pelos(as) estudantes. A pesquisa adotou abordagem metodológica qualitativa, de cunho exploratório, descritivo e colaborativo, buscando aproximações com a pesquisa-ação, tendo como referencial para produção e análise dos achados a hermenêutica dialética da autora Maria Cecília de Souza Minayo. A revisão integrativa identificou três teses e duas dissertações. Empregamos três palavras-chave (interculturalidade, Educação Ambiental e Ensino de Ciências), sendo que apenas uma única produção acadêmica trouxe um diálogo sobre essa tríade, embora não tenha utilizado a estratégia didática chamada SD. A nossa SD, por meio da pesquisa-aplicação, de autoria de Tjeerd Plomp, apontou para o quanto a história local, em termos culturais e ambientais, favoreceu um olhar reflexivo e um aprofundamento teórico e prático frente às colonialidades do capitalismo. A elaboração, desenvolvimento, validação e análise colaborativa da SD possibilitaram convergências teóricas e práticas a partir da tríade teórica (EA, EI e ECN) como também um olhar para a necessidade de formação continuada dos(as) professores(as) nesses campos teóricos e a urgência de políticas públicas educacionais que impulsionem mudanças nos currículos comprometidas com as premissas dessa tríade. |
Abstract: | The technical and neoliberal nature of the National Common Core Curriculum makes us reflect on the formal school curriculum and the difficulties of contextualizing the teaching of natural sciences. Cultural and environmental issues are intrinsically linked to the lives of the population of Alagoa Nova, Paraíba, Brazil. It is therefore necessary to incorporate them into local school curricula. The overall aim of this research is to investigate the possibilities of theoretical and methodological convergence between the critical-social approach of Environmental Education (EE) and Intercultural Education (IE) from a decolonial perspective in the teaching of Natural Sciences (ECN), in the context of the development, validation and application of a prototype Didactic Sequence (DS) in collaboration with the teacher of a local public school, with reference to the historical process of sugar cane and the production of cachaça de alambique. The specific objectives were: to investigate the historical origins and current local context of sugar cane and cachaça production, in terms of cultural and environmental aspects; to discuss possibilities for convergence between environmental education, in its critical-social current, and social education from a decolonial perspective, as a foundation for teaching natural sciences; to validate design principles for teaching natural sciences in the 9th grade of elementary school through the historical contextualization of sugar cane and cachaça production based on EI Decolonial and EA in its critical-social current, mobilizing content in different dimensions; and to analyze, collaboratively with the class teacher, the contributions of the DS to the students' understanding of the historical origins and current local context of sugarcane and the production of cachaça de alambique, in terms of cultural and environmental aspects. The research adopted a qualitative, exploratory, descriptive and collaborative methodological approach, seeking approximations with action research, using Maria Cecília de Souza Minayo's dialectical hermeneutics as a reference for producing and analyzing the findings. The integrative review identified three theses and two dissertations. We used three key words (interculturality, environmental education and science teaching). and only one academic production brought up a dialog about this triad, although it didn't use the didactic strategy called SD. Our DS, through application research, by Tjeerd Plomp, pointed to the extent to which local history, in cultural and environmental terms, favored a reflective look and a theoretical and practical deepening in the face of the colonialities of capitalism. The elaboration, development, validation and collaborative analysis of the DS enabled theoretical and practical convergences based on the theoretical triad (EE, EI and ECN) as well as a look at the need for continuing training for teachers in these theoretical fields and the urgency of public educational policies that drive changes in curricula committed to the premises of this triad. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Naturais Educação Ambiental Crítica Interculturalidade Decolonialidade Sequência Didática. |
CNPq: | Ciências humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41036 |
Data do documento: | 19-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE- Carlos Antonio Camilo dos Santos.pdf | Tese | 20,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons