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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros da Silva, Lucas Gabriel-
dc.date.accessioned2025-02-03T10:47:36Z-
dc.date.available2025-03-01-
dc.date.available2025-02-03T10:47:36Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationABNTpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41066-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCorporeidade Improvisação;pt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.titleA improvisação e a corporeidade na prática teatral educativapt_BR
dc.title.alternativeImprovisation and corporeality in educational theatrical practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Cristiane Crispim-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8875530685536744pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Gabriela Tarouco-
dc.contributor.referee2de Sousa Correia, Thiago Carvalho-
dc.description.resumoEste artigo visa apresentar e desenvolver uma reflexão sobre a experiência do componente de Trabalho de Conclusão de Estágios, solicitado pelo curso de Licenciatura em Teatro EAD da Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA). Mostrando sua trajetória, os métodos utilizados, seu referencial teórico, suas abordagens e práticas pedagógicas. Sendo assim, para desenvolver a reflexão defendida nesse trabalho de conclusão de estágio, os procedimentos utilizados foram: observação de campo, regência e registros escritos. Este trabalho teve como fundamentação teórica alguns autores: Viola Spolin, Augusto Boal, Olga Reverbel.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesBOAL, A. TEATRO DO OPRIMIDO. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 10 ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2007. BEUKERS, Natália, 202. Como o trabalho corporal fundamenta o teatro. BOAL, Augusto. Jogos para Atores e não Atores. Rio de Janeiro: CivilizaçãoBrasileira, 2008. BOAL, Augusto, 1931-2009 A estética do oprimido / Augusto Boal. - Rio de Janeiro: Garamond, 2009. 256p. BRECHT, Bertolt. Estudos sobre o Teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978 CAMARGO, de Robson Corrêa. TEIXEIRA, Ana Paula. Spolin E Stanislavski:Intersecções No Ensino E Na Prática Do Teatro. Vol. 7, Ano VII, nº01, 2010. CONCURSO, Para Pedagogia. Aprenda a diferença entre educação formal, informal e não formal, 2018. GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. An. 1 Congr. Intern. Pedagogia Social Mar. 2006. IPATINGA, Filipe de Souza Fernandes. Práticas Pedagógicas De Um Professor-Artista:O Ensino De Teatro Em Espaço Não-Formal. Minas Gerais, junho de 2015. KOUDELA, Ingrid Dormien. AMOS, Eduardo. Improvisação para o Teatro. 4. ed. Trad.São Paulo: Perspectiva, 2005. KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. Trad. São Paulo: Perspectiva, 2001. Leonardelli, P. (2012). Teatralidade e Performatividade: espaços em devir, espaços do devir. Cena, (10). MULLER, Fuchs Ana Carolina. Improvisação Teatral e Descentralização. Porto alegre, 25 2015. NEVES, LIVIA. Corporeidade-Uma-Filosofia-De-Atuação-Na-Educação-Física. Juiz de Fora, 2009. ORNHEIN, Gerd Alberto. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992. ROSSETO, Robson. R829j Jogos e improvisação teatral /. – Guarapuava: UNICENTRO, 2012 POLASTRELI, Manoel Augusto Barbosa. JÚNIOR Pedro José Garcia. FREITAS, Rafael Almeida. Contribuições Da Educação Não-Formal Em Espaços Não-Formais Para A Educação Básica Na Percepção De Professores. ED 2012. SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de aula: um manual de professor. 1ªEdição, 2021. TEBET, Ramez, Senador. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/1996 – Lei nº 4.024/1961. Brasília, 2005. VARGAS, V. de S., & BUSSOLETTI, D. M. Dramaturgia da corporeidade do ator: Proposta e Reflexões. Edº 2015 ZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2009.pt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseLICENCIATURA EM TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EaD) - Escola de Teatro

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