Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Karla Moura da Silva Melanias-
dc.date.accessioned2025-02-04T18:26:48Z-
dc.date.available2025-02-04T18:26:48Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41080-
dc.description.abstractThis thesis entitled “A poetic of the scanographic image: existence, nature and dream” presents a set of digital images, created under a poetic perspective about existence, nature and dream. The text describes a scanographic method, in which ephemeral and fragile natural materials such as minerals, animals and vegetables were used to create the digital images, using a flat-table photographic scanner. It is based on the artistic exploration of this technical device to build an aesthetic and poetic based on a continuous time, using an invariable light and an immutable scanographable area/space, which characterize the artistic scanography. This way it is possible to understand it from a technical point of view, but also, above all, to reflect on what constitutes the scanographic images and their specificities. Among the theorists who support this work regarding the conceptual discussion about image, existence, nature and dream, Hans Belting, Gaston Bachelard and Ailton Krenak stand out, among others, and specifically, on artistic scanography, Jaime Ruiz Ruas de Infante. The chapter two quotes the research background and artistic references, such as Infante and Luzia Simons. The chapter three describes and reflects on the scanographic method and its poetic. The chapter four describes the main scanographic categories for understanding the set of images, and the chapter five presents the final considerations and practical results of the research, in particular the award-winning exhibition “Floating Garden” (2016-17). Keywords: Visual Arts. Creation Processes. Scanographic image. Artistic scanography. Poetics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectProcessos de Criaçãopt_BR
dc.subjectImagem escanográficapt_BR
dc.subjectEscanografia artísticapt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subject.otherVisual Artspt_BR
dc.subject.otherCreation Processespt_BR
dc.subject.otherScanographic imagept_BR
dc.subject.otherArtistic scanographypt_BR
dc.subject.otherPoeticspt_BR
dc.titleUma poética da imagem escanográfica: existência, natureza e sonhopt_BR
dc.title.alternativeA poetic of the scanographic image: existence, nature and dreampt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Wanner, Maria Celeste de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2436523859014547pt_BR
dc.contributor.referee1Lins, Eugênio de Ávila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786164983630481pt_BR
dc.contributor.referee2Gatti, Fábio Luiz Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010412814402366pt_BR
dc.contributor.referee3Wanner, Maria Celeste de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2436523859014547pt_BR
dc.contributor.referee4Gonçalves, Rosa Gabriella De Castro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1080635385879533pt_BR
dc.contributor.referee5Rey, Sandra Terezinha-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1304040199380156pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8188544894409448pt_BR
dc.description.resumoEsta tese intitulada “Uma poética da imagem escanográfica: existência, natureza e sonho” apresenta um conjunto de imagens digitais, criadas sob uma perspectiva poética acerca da existência, da natureza e do sonho. O texto propõe descrever um método escanográfico, em que foram utilizados materiais naturais efêmeros e frágeis, tais como, minerais, animais e vegetais para a criação dessas imagens digitais, utilizando um scanner fotográfico de mesa plano. Baseia-se na exploração artística desse aparato técnico para construir uma estética e poética fundamentadas num tempo contínuo, por meio de uma luz invariável e numa área/espaço escanografável imutável, que caracterizam a escanografia artística, para compreendê-la sob o ponto de vista técnico, mas, sobretudo, refletir sobre o que constitui essas imagens escanográficas, em sua especificidade. Dentre os teóricos que embasam este trabalho quanto à discussão conceitual acerca de imagem, existência, natureza e sonho, destacam-se Hans Belting, Gaston Bachelard e Ailton Krenak, dentre outros, e especificamente, sobre a escanografia artística, Jaime Ruiz Ruas de Infante. O capítulo dois cita os antecedentes da pesquisa e as referências artísticas, tais como Infante e Luzia Simons. O capítulo três descreve e reflete acerca do método e poética escanográficos. No capítulo quatro são descritas as principais categorias escanográficas para a compreensão desse conjunto de imagens e o capítulo cinco apresenta as considerações finais e os resultados práticos da pesquisa, em especial, a exposição premiada “Jardim em Suspenso” (2016-17). Palavras-chave: Artes Visuais. Processos de Criação. Imagem escanográfica. Escanografia artística. Poética.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma poética da imagem escanográfica - Karla Moura da Silva Melanias Barbosa -Tese final corrigida.pdf21,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.