Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Barbosa, Karla Moura da Silva Melanias | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T18:26:48Z | - |
dc.date.available | 2025-02-04T18:26:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41080 | - |
dc.description.abstract | This thesis entitled “A poetic of the scanographic image: existence, nature and dream” presents a set of digital images, created under a poetic perspective about existence, nature and dream. The text describes a scanographic method, in which ephemeral and fragile natural materials such as minerals, animals and vegetables were used to create the digital images, using a flat-table photographic scanner. It is based on the artistic exploration of this technical device to build an aesthetic and poetic based on a continuous time, using an invariable light and an immutable scanographable area/space, which characterize the artistic scanography. This way it is possible to understand it from a technical point of view, but also, above all, to reflect on what constitutes the scanographic images and their specificities. Among the theorists who support this work regarding the conceptual discussion about image, existence, nature and dream, Hans Belting, Gaston Bachelard and Ailton Krenak stand out, among others, and specifically, on artistic scanography, Jaime Ruiz Ruas de Infante. The chapter two quotes the research background and artistic references, such as Infante and Luzia Simons. The chapter three describes and reflects on the scanographic method and its poetic. The chapter four describes the main scanographic categories for understanding the set of images, and the chapter five presents the final considerations and practical results of the research, in particular the award-winning exhibition “Floating Garden” (2016-17).
Keywords: Visual Arts. Creation Processes. Scanographic image. Artistic scanography. Poetics. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Processos de Criação | pt_BR |
dc.subject | Imagem escanográfica | pt_BR |
dc.subject | Escanografia artística | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject.other | Visual Arts | pt_BR |
dc.subject.other | Creation Processes | pt_BR |
dc.subject.other | Scanographic image | pt_BR |
dc.subject.other | Artistic scanography | pt_BR |
dc.subject.other | Poetics | pt_BR |
dc.title | Uma poética da imagem escanográfica: existência, natureza e sonho | pt_BR |
dc.title.alternative | A poetic of the scanographic image: existence, nature and dream | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Wanner, Maria Celeste de Almeida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2436523859014547 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lins, Eugênio de Ávila | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2786164983630481 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gatti, Fábio Luiz Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6010412814402366 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Wanner, Maria Celeste de Almeida | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2436523859014547 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Gonçalves, Rosa Gabriella De Castro | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1080635385879533 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Rey, Sandra Terezinha | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/1304040199380156 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8188544894409448 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese intitulada “Uma poética da imagem escanográfica: existência, natureza e sonho” apresenta um conjunto de imagens digitais, criadas sob uma perspectiva poética acerca da existência, da natureza e do sonho. O texto propõe descrever um método escanográfico, em que foram utilizados materiais naturais efêmeros e frágeis, tais como, minerais, animais e vegetais para a criação dessas imagens digitais, utilizando um scanner fotográfico de mesa plano. Baseia-se na exploração artística desse aparato técnico para construir uma estética e poética fundamentadas num tempo contínuo, por meio de uma luz invariável e numa área/espaço escanografável imutável, que caracterizam a escanografia artística, para compreendê-la sob o ponto de vista técnico, mas, sobretudo, refletir sobre o que constitui essas imagens escanográficas, em sua especificidade. Dentre os teóricos que embasam este trabalho quanto à discussão conceitual acerca de imagem, existência, natureza e sonho, destacam-se Hans Belting, Gaston Bachelard e Ailton Krenak, dentre outros, e especificamente, sobre a escanografia artística, Jaime Ruiz Ruas de Infante. O capítulo dois cita os antecedentes da pesquisa e as referências artísticas, tais como Infante e Luzia Simons. O capítulo três descreve e reflete acerca do método e poética escanográficos. No capítulo quatro são descritas as principais categorias escanográficas para a compreensão desse conjunto de imagens e o capítulo cinco apresenta as considerações finais e os resultados práticos da pesquisa, em especial, a exposição premiada “Jardim em Suspenso” (2016-17).
Palavras-chave: Artes Visuais. Processos de Criação. Imagem escanográfica. Escanografia artística. Poética. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAV)
|