Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Geovana Araújo Côrtes-
dc.date.accessioned2025-02-04T18:38:15Z-
dc.date.available2025-01-30-
dc.date.available2025-02-04T18:38:15Z-
dc.date.issued2025-01-14-
dc.identifier.citationSILVA, Geovana Araújo Côrtes. Bicho metamorfoseante: corpo-memória-matéria em confluência. Salvador, 2024. 100 f. : il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41082-
dc.description.abstractThe present research, titled "METAMORPHOSING CREATURE: BODY-MEMORY-MATTER IN CONFLUENCE", arose from the need to reflect on my artistic creation process developed through material procedures involving earth and water, informed by feminist and decolonial thought. It draws on the theories of contemporary philosophers and thinkers who explore these themes, such as Ailton Krenak, Antônio Bispo dos Santos, Conceição Evaristo, Gabriela Barzaghi De Laurentis, Glória E. Anzaldúa, Manuela Rodrigues, Margareth Rago, Rosana Paulino, Vera Maria Pallamin, and Walter Mignolo.This research was developed using an autobiographical methodology, aiming to understand the relationship between the female body and more-than-human beings—in this case, the Rio Preto river and its surrounding territories in Palmeiras, Chapada Diamantina – BA. These elements serve as sources of inspiration for my artistic creation, particularly through working with clay. In this confluence of body-memory-matter, a theoretical-practical production emerges, forming the basis of this research. The works created in this process were part of collective exhibitions and publications between 2022 and 2024, as well as the solo exhibition titled "metamorphosing Creature," which took place in September 2024 at A Galeria Ativa Atelier in Salvador, Bahia. The body-sculpture constructed during the research provides me with a framework not only to advance my artistic career but also to gain an understanding of the self intertwined with the territory in an expanded sense of creation. This work constitutes the final project of the master's degree program in the line of the Artistic Creation Processes in the Graduate Program in Visual Arts at the School of Fine Arts, Federal University of Bahia.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessos criativospt_BR
dc.subjectInstalaçãopt_BR
dc.subjectBarropt_BR
dc.subjectCorpo femininopt_BR
dc.subjectRio Pretopt_BR
dc.subject.otherCreative processespt_BR
dc.subject.otherInstallationpt_BR
dc.subject.otherClaypt_BR
dc.subject.otherFemale bodypt_BR
dc.subject.otherRio Pretopt_BR
dc.titleBicho metamorfoseante: corpo-memória-matéria em confluênciapt_BR
dc.title.alternativeMetamorphosing creature: body-memory-matter in confluencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Novais, Nanci dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1105114883535182pt_BR
dc.contributor.referee1Novais, Nanci Santos-
dc.contributor.referee2Albuquerque, Ricardo Bezerra de-
dc.contributor.referee3Garcia, Roseli Amado da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7602459490357131pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada “BICHO METAMORFOSEANTE: CORPO-MEMÓRIA- MATÉRIA EM CONFLUÊNCIA”, nasceu da necessidade de fazer uma reflexão sobre meu processo de criação artística desenvolvido a partir dos procedimentos matéricos envolvendo a terra e a água, instruído no pensamento feminista e decolonial, tendo como suporte teorias de filósofos e pensadores contemporâneos que se dedicam a estudar os referidos temas, tais como: Ailton Krenak, Antônio Bispo dos Santos, Conceição Evaristo, Gabriela Barzaghi De Laurentis, Glória E. Anzaldúa, Manuela Rodrigues, Margareth Rago, Rosana Paulino, Vera Maria Pallamin e Walter Mignolo. Nesse sentido a referida pesquisa se desenvolveu por meio da metodologia autobiográfica objetivando buscar entendimentos sobre a relação entre corpo feminino e seres mais que humanos, no caso dessa pesquisa o ser-Rio Preto e seus territórios confluentes, em Palmeiras na Chapada Diamantina – BA. Fontes de inspiração para a minha criação artística a partir do manuseio com o barro. Nessa confluência corpo-memória- matéria surge a produção teórico-prática que compõe esta pesquisa, as obras criadas nesse processo fizeram parte de exposições e publicações coletivas entre os anos de 2022 e 2024, como também a exposição individual intitulado “bicho metamorfoseante” que aconteceu em setembro de 2024, na A Galeria no Ativa Atalier em Salvador, Bahia. O corpoescultura construído durante a pesquisa, dá-me estrutura não só para seguir minha carreira artística, mas também uma compreensão do eu ajuntado com o território de maneira expandida do significado de criar. Essa pesquisa teórico-prática constitui o trabalho de conclusão do curso de mestrado desenvolvido na Linha de Processos de Criação Artística do Programa de Pós–Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.relation.referencesA PAIXÃO de JL. Direção de Carlos Nader. 2015. 82 min., son., color. AFLUENTES: o rio é uma serpente. Frestas Trienal de Artes 2020/21. Sesc Sorocaba / Serviço Social do Comércio. Administração Regional no Estado de São Paulo. São Paulo: Sesc São Paulo, 2021. ANNA Maria Maiolino. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9539/anna-maria-maiolino. Acesso em: ago. 2023. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7. ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 1, p. 229-236, 2000. BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018. BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade: Ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019. BARBOSA BARROS, R. K. O povo filho das águas: entre narrativas verbais e visuais Pataxó. Téssera, v. 4, n. 1, p. 101–114, 2022. DOI: 10.14393/TES-v4n1-2021-63541. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/tessera/article/view/63541. Acesso em: 28 mar. 2024. BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2016. BOURGEOIS, Louise. Destruição do pai, reconstrução do pai: escritos e entrevistas 1923-1997. CARRION, Caroline. Anna Maria Maiolino. 2018. Disponível em: https://www.artequeacontece.com.br/anna-maria-maiolino/. Acesso em: dez. 2022. CARVALHO, Ana Maria Albani de. Instalação como problemática artística contemporânea: os modos de espacialização e a especificidade do sítio. 2005. Tese (Doutorado) - Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais / Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/10864. Acesso em: ago. 2023. CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea. São Paulo: Martins, 2005. CECILIA VICUÑA – BIOGRAPHY. Cecilia Vicuña, [s.d.]. Disponível em: http://www.ceciliavicuna.com/biography. Acesso em: 8 nov. 2024. CECILIA VICUÑA: Lo Precario (The Precarious). Wexner Center for the Arts, [s.d.]. Disponível em: https://wexarts.org/exhibitions/cecilia-vicuna-lo-precario-precarious. Acesso em: 8 nov. 2024. CECILIA VICUÑA: SONHAR A ÁGUA – UMA RETROSPECTIVA DO FUTURO. Pinacoteca de São Paulo, [s.d.]. Disponível em: https://pinacoteca.org.br/programacao/exposicoes/cecilia-vicuna-sonhar-a-agua-uma-retrospectiva-do-futuro/. Acesso em: 8 nov. 2024. CHAVARRIA, Joaquim. La cerámica: la técnica y el arte de la cerámica explicados com rigor y claridade. Barcelona: Parramón ediciones, 2006. COCCIA, Emanuele. Metamorfose. Tradução de Luciana Murari. São Paulo: Dantes Editora, 2020. COUGO, Vitória Rosa et al. Enlaces entre o feminino e a psicanálise na obra de Louise Bourgeois. Rev. Subj., Fortaleza, v. 22, n. 1, p. 1-13, abr. 2022. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2359-07692022000100001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2024. DOI: 10.5020/23590777.rs.v22i1.e10277. CUMMINGS, Phoebe. Production Line. Contemporary Art Society, 2015. Disponível em: https://www.phoebecummings.com/production-line-contemporary-art-society-2015/h1fbdooe57832wz9ojgzb276np2e1f. Acesso em: dez. 2022. DIDI-HUBERMAN, Georges. Ser crânio: lugar, contato, pensamento, escultura. João Pessoa: C/Arte, 2009. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. São Paulo: Editora 34, 2012. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. São Paulo: Editora 34, 2012. ECO, Umberto. A definição da arte. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2021. ESCREVIVÊNCIA: a escrita de nós - reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Organização: Constância Lima Duarte, Isabella Rosado Nunes; ilustrações Goya Lopes. 1. ed. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. FIORI, Nabylla. A voz do silêncio. Voz: impressão do corpo, v. 1, p. 102-106, 2023. FLORÉZ, Mauricio. Dança e o jogo das metamorfoses. Cadernos SELVAGEM. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2023. Disponível em: https://selvagemciclo.com.br/2023/wp-content/uploads/2023/11/CADERNO78_FLOREZ.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024. FLUSSER, Vilém. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014. FONSECA, Rafael. Anna Maria Maiolino, 2018. Disponível em: https://raphaelfonseca.net/Anna-Maria-Maiolino. Acesso em: dez. 2022. GORDILHO, Viga (Org.). Trilhas de cristal: documentos de percurso, registros e reflexões em processos criativos nas Artes Visuais. Salvador: Edufba, 2022. HALLELUJAH, Sarah. Caminho percorrido entre relatos, documentos e a história de deslocamento do meteorito do Bendegó. In Rotas / Rutas, 2019. Disponível em: https://issuu.com/pesquisaemarte/docs/rotas_rutas/s/11585628. Acesso em: 8 nov. 2024. HALLELUJAH, Sarah. Portfólio Sarah Hallelujah 2021, 2021. Disponível em: https://issuu.com/sarah.hallelujah/docs/portf_lio_sarah_hallelujah_2021. Acesso em: 8 nov. 2024. HANISCH, Carol. O pessoal é político. Notas do segundo ano: Women’s Liberation, 1969. Disponível em: https://we.riseup.net/assets/190219/O+Pessoal%2Bé%2BPol%C3%ADtico.pdf. Acesso em: ago. 2021. JUNG, Carl G. et al. O homem e seus símbolos. São Paulo: HarperCollins Brasil, 2016. KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte & ensaios, v. 17, n. 17, p. 128-137, 2008. KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. KRENAK, Ailton; DANTES, Anna (Org.). Metamorfose: flecha 3. Cadernos SELVAGEM. Publicação digital da Dantes Editora Biosfera, 2021. Disponível em: https://selvagemciclo.com.br/wp-content/uploads/2021/10/CADERNO_FLECHA_3.pdf. Acesso em: 30 jul. 2024. LAURENTIIS, Gabriela Barzaghi de. Louise Bourgeois e modos feministas de criar. São Paulo: Sobinfluencia Edições, 2021. LEITURAS BRASILEIRAS. Conceição Evaristo: Escrevivência, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QXopKuvxevY. Acesso em: jul. 2024. LISPECTOR, Clarice. Tanta mansidão. In: Onde estivestes de noite. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. MARTINS, L. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, [S. l.], n. 26, p. 63–81, 2003. DOI: 10.5902/2176148511881. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881. Acesso em: 27 maio. 2024. MAIOLINO, Anna Maria. Trabalhos em processo, manuscrito de 1º de março de 1997. MIGNOLO, Walter D. A colonialidade está longe de ter sido superada, logo, a decolonialidade deve prosseguir. Serie Afterall, v. 2, São Paulo, 2019. MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, 2017. MIGNOLO, Walter D. 'Epistemic Disobedience': the de-colonial option and the meaning of identity in politics. Gragoatá, v. 12, n. 22, 2007. MORE: Mecanismo online para referências, versão 2.0. Florianópolis: UFSC Rexlab, 2013. Disponível em: http://www.more.ufsc.br/. Acesso em: ago. 2024. MUSEU DE ARTE DO RIO – MAR. Rosana Paulino: a costura da memória, 2018. Disponível em: https://museudeartedorio.org.br/noticias/apos-temporada-de-sucesso-na-pinacoteca-de-sao-paulo-rosana-paulino-a-costura-da-memoria-chega-ao-museu-de-arte-do-rio/. Acesso em: jul. 2023. PALLAMIN, V. Corpoescultura: o olhar, a metáfora, o abismo. LOGOS 25: corpo e contemporaneidade, ano 13, 2º sem. Rio de Janeiro: UERJ, 2006. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/15223. Acesso em: ago. 2023. ROSANA PAULINO, [s.d.]. Disponível em: https://www.rosanapaulino.com.br. Acesso em: 8 nov. 2024. PAULINO, Rosana. Imagens de sombras. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Exposição Quase Árido. RV Cultura e Arte, [s.d.]. Disponível em: https://rvculturaearte.com/exposicao. Acesso em: 8 nov. 2024. RANGEL, Sonia Lucia. Imagem e pensamento criador. Salvador: Solisluna Editora, 2019. RAGO, M. Escrita de si, parresia e feminismo. In: CASTELO BRANCO, G.; VEIGA NETO, A. (Org.). Foucault: filosofia e política. São Paulo: Autêntica, 2011. RAGO, M. Language and place in the life of Brazilian women in London: writing life narratives through art practice. 2016. Tese (Doutorado) – University of the Arts, London. ROLNIK, Suely. Florações da realidade. Núcleo de Estudos da Subjetividade, São Paulo, 2006. RODRIGUES, Manoela dos Anjos Afonso. Autobiogeografia como metodologia decolonial. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, v. 26, p. 3148-3163, 2017. RODRIGUES, Manoela dos Anjos Afonso. Atos autobiográficos e práticas decoloniais em artes visuais. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 152-161, 2019. DOI: 10.5965/2175234611242019152. Disponível em: https://200.19.105.203/index.php/palindromo/article/view/12657. Acesso em: 17 abr. 2023. RODRIGUES, Manoela dos Anjos Afonso. Pesquisa autobiográfica em arte: apontamentos iniciais. Revista Nós: cultura, estética e linguagens, v. 6, n. 1, p. 95-130, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4818090. SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado. São Paulo: Intermeios, 2011. SALLES, Cecília Almeida. Redes de criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2016. SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023. SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília: INCTI, UnB, 2015. SERES-RIO: São Francisco, Jequitinhonha, Doce. MOULIN, G. et al. (Org.). Belo Horizonte: BDMG Cultural, 2021. SELVAGEM: ciclo de estudos sobre a vida. Ciclo Sonhos. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLYysvnBmz4S01VtgRiYea9VfDQAgc_UqT. Acesso em: 10 nov. 2022. SILVA, Luana Fortes da. Cecília Vicuña: céu escuro, futuro iluminado. Revista seLecT, 6 nov. 2023. Disponível em: https://select.art.br/cecilia-vicuna-ceu-escuro-futuro-iluminado/. Acesso em: 8 nov. 2024. SOUZA, Fernanda Silva e. Dos pés escuros que são amados: na delicadeza de um bordado ou na contundência da escrita que se constituem os arquivos pulsantes da experiência negra. Revista Serrote, n. 45, IMS, nov. 2023. SOUZA, João Wesley de. Escultura: uma genealogia para atualização do termo. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2017. TAKUÁ, Cristine. Seres criativos da floresta. Cadernos SELVAGEM. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020. Disponível em: https://selvagemciclo.com.br/2023/wp-content/uploads/2020/11/CADERNO_4_TAKUA.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024. VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020. WARNER, Marina. Alma e arte: poéticas do sagrado na obra de Louise Bourgeois. Porto Alegre: Zouk, 2023.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Bicho Metamorfoseante_Geovana Côrtes_2024.pdf5,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.