Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Menezes, Alessandra Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T20:03:39Z | - |
dc.date.available | 2025-02-04T20:03:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41084 | - |
dc.description.abstract | This research presents a reflection that records the female body in fabric objects in the imagination of how it is seen in our society. Through a theoretical-practical investigation, it aims to raise questions, providing poetic visibility to subjects related to beauty standards, feminism, patriarchy, in the search for understanding how power mechanisms act on these bodies, since the most remote times and whether still reflect today, causing imprisonment in cultural models and stereotypes that inhibit their autonomy, in a world still dominated by male references, where women are constantly subjugated and inferiorized in different spheres of life, by producing works that can confront and question the values and discourses of femininity in force in contemporary times, promoting and enhancing new ways of life based on freedom and equality of being and existing. From this perspective, I approach some artists such as Louise Bourgeois, Rosana Paulino, Annette Messager, Sonia Gomes and Reinaldo Eckenberger, and with theorists Didi-Huberman, Eliane Robert Moraes, Cecília Almeida Salles, Silvia Federici and Margareth Rago, as well as other thinkers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Metamorfose | pt_BR |
dc.subject | Ffeminino | pt_BR |
dc.subject | Labirinto | pt_BR |
dc.subject | Objeto têxtil | pt_BR |
dc.subject.other | Body | pt_BR |
dc.subject.other | Metamorphosis | pt_BR |
dc.subject.other | Feminine | pt_BR |
dc.subject.other | Maze | pt_BR |
dc.subject.other | Textile object | pt_BR |
dc.title | Entre corpos e labirintos: metamorfoses poéticas do feminino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Maria Virgínia Gordilho | - |
dc.contributor.referee1 | Martins, Maria Virgínia Gordilho | - |
dc.contributor.referee2 | Garcia, Roseli Amado da | - |
dc.contributor.referee3 | Novais, Nanci Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7631228947711930 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa apresenta uma reflexão que registra, através de objetos em tecido, o corpo feminino no imaginário de como ele é visto na nossa sociedade. Através de uma investigação teórico-prática, objetiva o levantamento de questões, propiciando visibilidades poéticas a assuntos relacionados a padrões de beleza, feminismo, patriarcado, na busca do entendimento como os mecanismos de poder atuam sobre esses corpos. Questões que decorrem desde os tempos mais remotos e se refletem ainda hoje, provocando um aprisionamento a modelos e a estereótipos culturais que inibem a sua autonomia, em um mundo ainda dominado pelo referencial masculino. Desse modo, as mulheres são constantemente subjugadas e inferiorizadas nas diversas esferas da vida. ao produzir obras que possam enfrentar e questionar os valores e discursos de feminilidade vigentes na contemporaneidade, impulsionando e potencializando novos modos de vida pautados pela liberdade e igualdade de ser e existir. Nessa perspectiva, trago aproximações com alguns artistas como Louise Bourgeois, Rosana Paulino, Annette Messager, Sonia Gomes, Reinaldo Eckenberger, e com os teóricos Didi-Huberman, Eliane Robert Moraes, Cecilia Almeida Salles, Silvia Federici, Emanuele Coccia e Margareth Rago, além de outros pensadores. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV )
|