https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41122
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tecnologias sociais e inovação na logística de última milha: proposta de integração entre correios e OSCS |
Autor(es): | Barros, Wellington Silva de |
Primeiro Orientador: | Hastenreiter Filho, Horácio Nelson |
metadata.dc.contributor.referee1: | Hastenreiter Filho, Horacio Nelson |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva Junior, Antonio Francisco de Almeida da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Ribeiro, Elizabeth Matos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Boullosa, Rosana de Freitas |
Resumo: | As Tecnologias Sociais podem ser definidas como ferramentas desenvolvidas em resposta aos desafios territoriais, demandando soluções inovadoras para enfrentá-los. Este trabalho explora a convergência entre os campos das Ciências Sociais, particularmente no contexto da Inovação Social e das políticas públicas, com os avanços e inovações trazidos pelas Tecnologias Logísticas (Logtechs). O foco recai sobre a Portolog Encomendas, uma tecnologia social que visa enfrentar desafios na fase final da cadeia logística, conhecida como Last Mile, especialmente em territórios com barreiras logísticas significativas. O objetivo central deste estudo é descrever uma possível rota de reaplicação dos conceitos e práticas da tecnologia social conhecida como Portolog Encomendas em um novo contexto, o das políticas públicas, através de um marco regulatório específico para este fim. Em diálogo como campo do desenvolvimento territorial, este trabalho investiga os caminhos metodológicos para adaptar a tecnologia social Portolog Encomendas em outrosterritórios, envolvendo atores estatais. A abordagem metodológica adotada é uma revisão abrangente da literatura, com foco no estado da arte dos modelos e políticas públicas voltadas para facilitar a acessibilidade logística em territórios remotos, destacando o papel dos Correios como promotores de políticas públicas nesse segmento. Este estudo também considera os desafios enfrentados na entrega de bens adquiridos em Marketplaces, ressaltando a importância de soluções eficazes, como o Portolog Encomendas, para superar tais obstáculos logísticos. Como resultado, propõe-se um projeto de lei que possibilite a execução bem-sucedida da fase logística final, utilizando instrumentos oriundos do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), lei nº 13019/2014 e suas regulamentações |
Abstract: | Social Technologies can be defined as tools developed in response to territorial challenges, demanding innovative solutions to address them. This paper explores the convergence between the fields of Social Sciences, particularly in the context of Social Innovation and public policies, with the advances and innovations brought about by Logistics Technologies (Logtechs). The focus is on Portolog Encomendas, a social technology that aims to tackle challenges at the final stage of the logistics chain, known as the Last Mile, especially in territories with significant logistical barriers. The central aim of this study is to describe a possible route for reapplying the concepts and practices of the social technology known as Portolog Encomendas in a new context, that of public policies, through a specific regulatory framework for this purpose. In dialog with the field of territorial development, this paper investigates the methodological paths for adapting the Portolog Encomendas social technology in other territories, involving state actors. The methodological approach adopted is a comprehensive literature review, focusing on the state of the art of models and public policies aimed at facilitating logistical accessibility in remote territories, highlighting the role of the Post Office as a promoter of public policies in this segment. This study also considers the challenges faced in the delivery of goods purchased on Marketplaces, highlighting the importance of effective solutions, such as Portolog Encomendas, to overcome such logistical obstacles. As a result, a bill is proposed to enable the successful execution of the final logistics phase, using instruments from the Regulatory Framework for Civil Society Organizations (MROSC), law 13019/2014 and its regulations. |
Palavras-chave: | Logtechs Tecnologias sociais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41122 |
Data do documento: | 30-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PDGS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wellington_Barros._Dissertao.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.