Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Araly da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-07T13:14:02Z-
dc.date.available3-03-30-
dc.date.available2025-02-07T13:14:02Z-
dc.date.issued11-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41126-
dc.description.abstractThis Internship Completion Work - TCE aims to present a reflection on the influence of culture and June festivities on processes of theatrical games and games in a shelter for children and young people on Tubarão beach in the neighborhood of Paripe, Salvador - BA. It also reflects the process of experience of pedagogical practices in theater, in the training of theater teachers. This process enabled the theoretical-methodological analysis of pedagogical practices in their approaches in the context of theater. The methodological bias was action research. Theorist Viola Spolin contributed to the applicability of theatrical games and improvisations. Ultimately, entering the world of undergraduate studies with an emphasis on theatrical action research is a path that has a route, but without predicting the final stage of the conclusion of this research. That's the impression you get from this course.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectteatralidadept_BR
dc.subjectquadrilhapt_BR
dc.subjectcultura popularpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subject.othertheatricalitypt_BR
dc.subject.othergangpt_BR
dc.subject.otherpopular culturept_BR
dc.subject.othergamespt_BR
dc.titleANARRIÊ: ANÁLISE DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA FESTA JUNINA NO LAR PÉROLAS DE CRISTO COM BASE NAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS POPULARES E NOS JOGOS TEATRAISpt_BR
dc.title.alternativeANARRIÊ: ANALYSIS OF THE CREATION PROCESS OF THE FESTA JUNINA AT LAR PÉROLAS DE CRISTO BASED ON POPULAR CULTURAL MANIFESTATIONS AND THEATER GAMESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Thiago Carvalho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4213-6489pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509569731036358pt_BR
dc.contributor.referee1Meira, Thiago Carvalho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4213-6489pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509569731036358pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Felipe Dias dos Santos-
dc.contributor.referee3Fogaça, Marcos Clóvis-
dc.creator.ID0009-0000-7550-9969pt_BR
dc.creator.LattesID Lattes: 8258349342603144pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Estágio - TCE visa apresentar uma reflexão sobre a influência da cultura e das festividades juninas em processos de jogos teatrais e brincadeiras em um abrigo de crianças e jovens na praia de Tubarão no bairro de Paripe, Salvador - BA. Reflete também o processo de experiência das práticas pedagógicas em teatro, na formação da professora de teatro. Esse processo viabilizou a análise teórico-metodológica das práticas pedagógicas em suas abordagens no contexto do teatro. Teve por viés metodológico a pesquisa-ação. A teórica Viola Spolin rendeu contribuições para aplicabilidade dos jogos teatrais e improvisações. Enfim, adentrar no universo da licenciatura com ênfase na pesquisa-ação teatral é um percurso que tem uma rota, mas sem previsão do estante final da conclusão dessa pesquisa. Essa é a impressão que fica desse curso.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesAMORIM, Adriana Silva. Oficina de Práticas Pedagógicas III: Educação para Cidadania - Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2022. Esta obra é um Componente Curricular do Curso de Licenciatura em Teatro na modalidade EAD da UFBA. AMORIM, Adriana Silva. Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Teatro - Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2023. Esta obra é um Componente Curricular do Curso de Licenciatura em Teatro na modalidade EaD da UFBA. BECHARA, Evanildo. Novo Dicionário de Dúvidas da Língua Portuguesa, (3ª ed.) 2022. CANDA, Cilene Ensino de Teatro: Fundamentos e Didática Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2020. Esta obra é um Componente Curricular do Curso de Licenciatura em Teatro na modalidade EAD da UFBA. CURY, Augusto. Inteligência socioemocional. Rio de Janeiro: Sextante, GMT Editores Ltda, 2019. FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa. ARJ | Brasil | vol.1/2 | p.76-95| Jul./Dez. 2014 FERNANDES, Silvia. Teatralidade e textualidade: A relação entre cena e texto em algumas experiências de teatro brasileiro contemporâneo. Artefilosofia, Ouro Preto, n.7, p. 167-174, out. 2009. FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro/São Paulo; Paz e Terra 2018 edição 43ª GOHN, Maria da Glória. Investigar em Educação - II ª Série, Número 1, 2014 https://ec.europa.eu/epale/sites/epale/files/gohn_2014.pdf GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Disponivel: http://escoladegestores.mec.gov.br/site/8- biblioteca/pdf/30405.pdf MARTINS, Pedro Haddad. Pedagogia em Performance: uma abordagem do ensino do teatro na escola básica. 2017. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes. KISCHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993. JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz Metodologia do ensino de teatro - Campina s. SP : Papirus, 2001. - (Coleção Ágere) https://laracoutouvv20162.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/11/japiassu-ricardo-metodologia-do-ensino-de-teatro.pdf acesso 01 setembro de 2024 OLIVEIRA, Urânia Auxiliadora Santos Maia de. Metodologia da pesquisa em teatro. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2023. RAMALDES, Karine; CAMARGO, Robson Corrêa de. Os Jogos Teatrais de Viola Spolin - Uma Pedagogia da Experiência. Goiânia-GO; Editora Kelps 2017. SILVA, Natalia Alves da. Brincadeiras populares: um caminho para o fazer teatral. 2012. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga-SP, 2012. SILVA, Filipe Dias dos Santos. Manifestações culturais populares - Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2021. SPOLIN, Viola Improvisação para o Teatro ; [tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos]. – São Paulo : Perspectiva, 2010 SPOLIN, Viola Jogos Teatrais na Sala de Aula: um manual para o professor ; [tradução Ingrid Dormien Koudela ] 2ª edição. – São Paulo: Perspectiva, 2010pt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseLICENCIATURA EM TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EaD) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCE REPositorio fevereiro.pdfTrabalho Final de Conclusão de Curso - Licenciatura em Teatro1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.