Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBispo, Ana Mary Costa-
dc.date.accessioned2025-02-07T16:02:44Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-07T16:02:44Z-
dc.date.issued2009-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41129-
dc.description.abstractNous avons l’objectif de montrer que la connexion ontologique entre l’être et le temps est un des problèmes centraux de la philosophie de Heidegger. Nous aborderons ce thème sous deux aspects : la présence (Dasein) et la Temporalité (Temporalität). Dans Être et temps, l’analyse existentielle de la présence nous remet à la conception de temps originel en tant qu’horizon de manifestion du sens de l’être. Dans la mesure où la présence est un mode d’être-dans-lemonde et un mode de temps (temporalité ekstatique), elle laisse transparaitre la connexion ontologique entre l’être et le temps au travers de la décision anticipatrice. La Temporalité est conçue comme horizon de toute et n’importe quelle compréhension de l’être en général, soit comme horizon de compréhension de l’être intramondain ou comme horizon de vigueur de l’évènement-appropriation (Ereignis) de l’être et du temps. Dans cette perspective, la connexion ontologique entre l’être et le temps est vue comme histoire de don de l’être qui fonde les différentes époques de l’histoire de la philosophie et de l’humanité.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectPresençapt_BR
dc.subjectSerpt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectTemporalidadept_BR
dc.subjectTemporaneidadept_BR
dc.subjectDecisão antecipadorapt_BR
dc.subjectEreignispt_BR
dc.subject.otherHeideggerpt_BR
dc.subject.otherPrésencept_BR
dc.subject.otherÊtrept_BR
dc.subject.otherTempspt_BR
dc.subject.otherTemporalitépt_BR
dc.subject.otherTemporalitépt_BR
dc.subject.otherDécision anticipatricept_BR
dc.subject.otherEreignispt_BR
dc.titleO nexo ontológico entre ser e tempopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Acylene Maria Cabral-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9575-0060pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6232332421697606pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Acylene Maria Cabral-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9575-0060pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6232332421697606pt_BR
dc.contributor.referee2Valverde, Monclar Eduardo Góes de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0259318949788670pt_BR
dc.contributor.referee3Estrada, Paulo César Duque-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9623198547434186pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2391312476195184pt_BR
dc.description.resumoNosso objetivo é mostrar que o nexo ontológico entre ser e tempo é um dos problemas centrais da filosofia heideggeriana. Abordaremos este tema sob dois aspectos: a presença (Dasein) e a temporaneidade (Temporalität). Em Ser e Tempo, a analítica existencial da presença nos remete para a concepção de tempo originário, enquanto horizonte de manifestação do sentido do ser. Na medida em que a presença é um modo de ser-no-mundo e um modo de tempo (temporalidade ekstática), ela deixa transparecer o nexo ontológico entre ser e tempo através da decisão antecipadora. A temporaneidade é concebida como horizonte de toda e qualquer compreensão de ser em geral, seja como horizonte de compreensão do ente intramundano ou como horizonte de vigor do acontecimento-apropriação (Ereignis) de ser e tempo. Nesta perspectiva, o nexo ontológico entre ser e tempo é visto como história de doação de ser que fundamenta as diferentes épocas da historia da filosofia e da humanidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesBLANC, Mafalda Faria. Metafísica do tempo. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. ______. O fundamento em Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 1998. BLEICHER. Josef. Hermenêutica contemporânea. Lisboa: Edições 70, 1992. COMETTI, Jean-Pierre. JANICAUD, Dominique. “Être et temps” de Martin Heidegger: questions de methode et voies de recherche. Marseille: SUD, 1989. DASTUR, François. Heidegger e a questão do tempo. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. DREYFUS Hubert. Being-in-the-word. Cambridge: MIT Press, 1993. FERREIRA, Acylene Maria Cabral. A função significativa da linguagem. Idéias: revista do instituto de filosofia e ciências humanas da Universidade de Campinas. Impressão IFCH – Unicamp, 2000. ______. A linguagem originária. Salvador: Quarteto Editora, 2007. ______. Linguagem originária e pensamento. Belo Horizonte. Síntese – Revista de filosofia, v. 26, nº 84, p. 65-85, 1999. ______. O destino como serenidade. Belo Horizonte. Síntese – Revista de filosofia, v. 30, nº 97, p. 249-262, 2003. ______. O paradoxo da existência em Ser e Tempo. Philosophica, São Cristovão, nº 8, p. 121-132, 2007. FIGAL, Güinter. Fenomenologia da liberdade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. FOGEL. Gilvan. Da solidão perfeita. Petrópolis: Vozes, 1999. FRANCK, Didier. Heidegger e o problema do espaço. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. HAAR, Michel. Heidegger e a essência do homem. Lisboa: Instituto Piaget, 1990. HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2003. ______. Aportes a la filosofía: acerca del evento. Buenos Aires: Editorial Aemagesto, 2003. ______. Caminhos de floresta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. ______. Conceptos fundamentales, curso sel semestre de verano, Friburgo, 1941. Madrid: Alianza Editorial, 1989. ______. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002. ______. Heráclito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. ______. History of concept of time. Indianápoles: Indiana University Press. 1992. ______. Heidegger: conferência e escritos filosóficos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.______. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999. ______. Lettre à Heidegger. In Question III e IV. Paris: Gallimard, 1976. ______.Los problemas fundamentals de la fenomenologia. Madri: Editorial Trotta, 2000. ______. Lógica La pergunta por La verdad. Madrid: Alianza Editorial, 2004. ______. Metafísica de Aristóteles Θ 1-3: sobre a essência e a realidade da força. Petrópolis. Vozes, 2007. ______. Nietzche I. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2007. ______. Nietzche II. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2007. ______. O conceito de tempo. In: Cadernos de tradução USP. São Paulo: Departamento de Filosofia da USP. 1997. ______. O princípio do fundamento. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. ______. Os conceitos fundamentais de metafísica: mundo, finitude e solidão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. ______. Questions III et IV. Paris. Gallimard, 1976. ______. Seminários de Zollikon. Petrópolis: vozes, 2001. (Coleção os Pensadores). ______. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2006. ______. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. ______. Sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967. HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas: sexta investigação (elementos de uma elucidação fenomenológica do conhecimento). São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Os pensadores) INWOOD. Michael. Dicionário Heidegger. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999. KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. KING, Magda. A guide to Heidegger's Being and time. Albany: State University, 2001. KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os filósofos pré-socráticos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005. MORUJÃO, Carlos. Verdade e liberdade em Martin Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. NUNES, Benedito. Passagem para o poético. São Paulo: Àtica, 1992. PÖGGLER, Otto. Filosofia e política en Heidegger. Barcelona: Editora Alfa, 1984. STEIN, Ernildo. A questão do método na filosofia: um estudo do modelo heideggeriano. Porto Alegre: Movimento, 1983.______. Compreensão e finitude. Ijuí: Editora Unijuí, 2001. ______. Pensar e pensar a diferença, filosofia e conhecimento empírico. Ijuí: Editora Unijuí, 2002. ______. Seminários sobre a verdade: lições prelimináris sobre o parágrafo 44 de Sein und Zeit. Petrópolis: Vozes, 1993. STEPHEN, Mulholl. Heidegger and being and time. London: Routledge, 1996. ZARADER, Marlène. Heidegger e as palavras da origem. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Ana Mary Costa Bispo.pdf990,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.